A música também traz benefícios para os gatos?

· janeiro 8, 2019
Felinos podem se sentir melhor graças a certas melodias quando se sentem sós, quando estão nervosos, doentes ou sofrem de insônia. 

Já ouvimos muitas vezes que a música é muito benéfica para os cães, mas e para os gatos? Aqueles que adoram um bom som já devem ter se perguntado se a música também traz benefícios para os gatos, e hoje revelaremos a resposta para essa pergunta. Você está curioso?

O ouvido dos gatos

Como no caso dos cães, os gatos também uma audição muito mais desenvolvida que a nossa, e os sons os influenciam. A música os faz reagir de diferentes maneiras, dependendo se o ruído o agradou ou não.

Por exemplo, você provavelmente já viu seu gato correr como um louco por causa de fogos de artifício; mas talvez ele tenha escutado atentamente, até mesmo inclinando a cabeça, a suave canção de um pássaro.

Bem, este é um sinal de que há sons dos quais ele gosta e outros que não, e que também geram uma reação neles.

Sim, a música também traz benefícios para os gatos

Estudos mostraram que a música é um dos sons que os felinos apreciam, mas, além disso, a música também traz benefícios para os gatos? Sim e muitos. Nós citaremos alguns:

Diante de uma alteração de rotina

Os gatos são animais de rotina e ficam facilmente estressados ​​quando são perturbados.

Agitação, um novo animal de estimação ou a morte de um membro da família, humano ou animal, podem ser fatores que influenciam a tranquilidade do animal e causam ansiedade.

A música, especialmente a música clássica, ajudará a acalmar seu interior e permitirá que o animal relaxe

Embora à primeira vista possa parecer que ele não a escuta, ou não quer, se você deixar a música em um volume adequado, verá que em breve ela domina o ambiente e que seu gato começa a relaxar.

É até possível que ele pare para ouvir.

Diante da solidão

Como os gatos não exigem tanto tempo ou atenção quanto os cães; às vezes os deixamos sós por mais tempo do que gostaríamos.

A música será ideal para esses momentos. Na verdade, há até músicas especiais para gatos que os ajudarão a eliminar o tédio e levá-los a outro nível de descanso.

Gato sobre o teclado de um piano

Para o nervosismo

Existem gatos que são nervosos por natureza. Para eles, a música também é um bom antídoto.

Se o nervosismo do seu gato parece ter ficado fora de controle, coloque o animal em uma sala com música relaxante; que pode ser clássica ou um som que lhe agrade e relaxe.

Você vai ver como, em questão de minutos, ele muda da água para o vinho! Quando você for vê-lo novamente na sala, seu gato estará tranquilo.

Este é o efeito da música…

Para a doença

Gatos doentes, especialmente aqueles que não podem mais se mover, sofrem com a dor do tédio que pode ocorrer por eles não conseguirem se mexer.

Manter um som agradável em sua mente o ajudará a sentir que o tempo passa mais rápido e, além disso, como ele irá relaxar, atravessará melhor essa fase.

O mesmo efeito a música terá na sua gata quando ela der à luz. A música relaxante pode tornar a experiência de ser mãe mais agradável.

Gato no colo de idoso

Para insônia

Várias causas podem levar seu gato a ter insônia. Se for esse o caso, a música também traz benefícios para os felinos nesse aspecto.

Basta colocar música à noite e, se seu gato consentir, você poderá até mesmo colocar um fone de ouvido para o som penetrar ainda mais em sua mente. Mas, lembre-se: sempre em um volume adequado!

A música vai ajudá-lo a adormecer e mergulhar em um estado de relaxamento que o levará rapidamente à fase REM.

Como vimos, a música também traz benefícios para os gatos, por isso, incentivamos você a fazer o teste com os seus.

E se você já fez isso, poderia nos contar como foi?