A pele do gato egípcio requer cuidados especiais?

· novembro 27, 2018
Estando mais exposto ao sol, pode queimar e, como esse felino precisa gastar mais energia para manter a temperatura, também transpira mais. Além disso, é mais fácil que seu corpo fique impregnado de sujeira.

Nós sempre ouvimos sobre o cuidado com os nossos animais de estimação, mas o que acontece se temos um animal de estimação sem pelos? Ele precisa de cuidados especiais? Vejamos, por exemplo, o caso da pele do gato egípcio, também conhecido como Sphynx.

Como é o gato egípcio?

Em mais de uma ocasião falamos a você sobre esse animal que, por ser diferente de outras raças, conquistou a admiração e o amor de muitos.

Ao mesmo tempo, provocou a rejeição de algumas pessoas. Como é evidente, sua maior característica é a ausência de pelos.

Acredita-se que eles são originalmente do Egito, daí os seus dois nomes, embora tenham começado a se reproduzir no Canadá cerca de 50 anos atrás.

Sua falta de pelos é uma mutação genética, mas isso não influencia a personalidade ou a saúde do animal.

Existem duas variedades desta raça: europeia e americana. A primeira é mais alta e mais longa, enquanto a segunda é menor, com um nariz mais pronunciado e mais compacto.

As cores admitidas em sua pele podem ser chocolate, vermelho, creme, roxo e cinza, entre outras. A cor dos olhos também varia, dependendo do gato, e todos eles são admitidos, se são amarelos, verdes, azuis ou marrons.

A verdade é que esta é uma raça que dá muito trabalho em termos de características faciais e corporais.

gato egípcio: sem pelos

Sua personalidade é calma e afetuosa, e embora às vezes pareçam ter um mau aspecto causado por sua aparência física, são adoráveis.

É um animal ideal para se ter como companhia, também para estar com crianças, porque a paciência é uma das suas virtudes.

Cuidados com a pele gato egípcio

Sabemos como o pelo dos nossos animais de estimação exige uma série de cuidados.

Portanto, é lógico pensar que um gato que não tem pelos e cuja pele está mais exposta a todo o ambiente também precisa de cuidados.

O pelo é muitas vezes essencial para proteger o gato do frio, bem como de outros agentes externos. Portanto, um dos principais cuidados com a pele do gato egípcio tem a ver com a manutenção de sua temperatura corporal ideal.

No inverno, esta deve ficar em torno de 20 °C e, no verão, não pode ultrapassar o máximo de 25 °C.

O sol é o principal inimigo desta raça, então você tem que tomar cuidado para protegê-lo dele. Sua pele pode queimar da mesma forma que acontece com a das pessoas.

Se você sair com seu gato para um passeio, sempre procure por áreas de sombra. Se você o deixa em um terraço ou jardim, certifique-se de fornecer um lugar para ele se refugiar.

Se você não puder fazer isto, talvez seja melhor deixá-lo dentro de casa.

Sphynx com suéter rosa

Outro cuidado com a pele do gato egípcio deve ser o da higiene. Sem pelos, seu corpo trabalha mais para manter a temperatura corporal e, portanto, produz mais oleosidade do que outras raças

Isso fará com que o gato cheire mal e que possa, até mesmo, vir a ter alergias ou irritações na pele, por isso os banhos devem ser mais frequentes.

Outras dicas para cuidar da pele do gato egípcio

A higiene da casa e de sua cama, assim como a de seus objetos, é essencial para o cuidado da pele do gato egípcio.

Afinal, por não ter pelos, ele está mais expostos a bactérias, parasitas e infecções causadas pela sujeira.

O alimento pode influenciar diretamente a pele deste animal, então o ideal é comprar um tipo de ração especial para gatos egípcios. Estas irão suprir todas as suas necessidades nutricionais.

A água e a comida úmida ajudam o gato egípcio a ficar bem hidratado, algo necessário para que a pele permaneça saudável, brilhante e em bom estado.

Há uma parte de sua pele que é muito delicada, e devemos prestar muita atenção a ela. É a que fica perto dos seus olhos.

Como eles não têm pelos, eles também não têm cílios, então esta área fica desprotegida contra todos os tipos de agentes externos. Observe e limpe com uma gaze sempre que achar necessário.

Se você decidir ter um gato egípcio, estará adotando um animal de estimação ideal para toda a família, embora, como vimos, seja necessária uma série de cuidados extras.