Ácaros nas orelhas dos gatos, um aborrecimento fácil de solucionar

julho 18, 2019
Os ácaros podem aparecer nas orelhas dos gatos e se tornar uma dor de cabeça para eles. Detectá-los a tempo ajudará o seu animal de estimação a se livrar do incômodo da coceira.

Existem muitas doenças e problemas que podem fazer com que o seu animal de estimação sofra dia após dia, mas há um que é tão comum quanto fácil eliminar: os ácaros nas orelhas dos gatos.

Eliminá-los é uma tarefa muito simples que fará com que a qualidade de vida do seu animal de estimação melhore significativamente.

Nenhuma raça felina está isenta da presença de ácaros nas orelhas, mas os animais com pelos longos são ainda mais propensos, pois eles são um paraíso para esses parasitas.

Os filhotes são um pouco mais suscetíveis ao aparecimento desses incômodos organismos, porque eles ainda não têm o sistema imunológico totalmente desenvolvido, de modo que os ácaros se alojam mais facilmente.

Sintomas da presença de ácaros nas orelhas dos gatos

Como qualquer outra doença, saber como detectá-la a tempo é muito importante para a saúde do seu gato. Para isso, devemos observar o animal e estar atentos a mudanças de comportamento, ou se ele se coçar mais do que o normal em alguma área do corpo.

Coceira intensa, movimentos corporais estranhos, desânimo ou comportamento incomum costumam ser sinais inequívocos de que algo está acontecendo. É uma pena que eles não possam nos comunicar de outra maneira… Diante desses sinais, devemos consultar a um veterinário o quanto antes.

Imagem aumentada de ácaros

Quando um gato está com ácaros nas orelhas, geralmente reage de diversas maneiras, mas esses sintomas são comuns em todos eles:

  • Movimentos bruscos ou inclinação regular da cabeça: ao sentir coceira em uma área à qual não tem acesso, o animal reage sacudindo ou mudando a posição da cabeça para tentar se livrar do incômodo.
  • Coceira: se você perceber que o seu gato está coçando demais a área das orelhas com as patas traseiras, é porque algo está incomodando. Se não for um carrapato, o mais comum é que sejam ácaros.
  • Aparecimento de secreções enegrecidas: se a proliferação de ácaros não for combatida, o animal desenvolverá áreas com aparência escura dentro da orelha. Como regra geral, o interior da orelha de um gato é rosado, e o aparecimento de secreções escuras deve nos alarmar imediatamente. Isso ocorre devido a uma contaminação secundária com fungos ou bactérias que fazem com que pareça que o nosso gato tem cera escura no ouvido.

O que fazer ao detectar esses sintomas?

Os sintomas exibidos pelos gatos que estão com ácaros nas orelhas são tão notáveis que costumam ser detectados rapidamente. O primeiro passo é levar o seu animal de estimação ao veterinário, que fará uma observação primária com o otoscópio.

Se o veterinário ficar em dúvida quanto a serem ácaros ou outra possível infecção, ele vai analisar uma pequena amostra no microscópio, tirando assim a dúvida e procedendo à sua eliminação o mais breve possível.

Se o tímpano não tiver sido afetado, o que é o mais comum, basta administrar algumas gotas ao animal diretamente dentro das orelhas para eliminá-los. Dependendo de cada caso, o veterinário vai indicar o número de dias e a frequência com que devemos administrar as gotas.

Limpar as orelhas dos gatos

Por outro lado, evitar o problema sempre é o objetivo principal, e isso é feito mantendo limpas as áreas onde o animal passa a maior parte do tempo. Também é necessário ir ao veterinário regularmente para fazer um exame geral do seu gato.

Os produtos antiácaros são bastante eficazes, mas não exagere porque o cheiro deles fará com que o seu animal de estimação rejeite o próprio cobertor ou os brinquedos com os quais passava o tempo.

Certamente, um bom antiparasitário afastará ácaros, carrapatos, pulgas, vermes e outros parasitas que podem ser prejudiciais para o seu gato. Eles são vendidos em diversos formatos, tais como coleira ou comprimido, e todos são eficazes, embora haja discrepâncias entre alguns profissionais e outros.

De qualquer forma, qualquer solução que o seu veterinário propuser será a correta para melhorar a vida do seu gato e evitar as incômodas coceiras provocadas por esses pequenos micro-organismos.

  • Blog Tiendanimal. Cómo mantener libres de ácaros las orejas de tu gato. tiendanimal.es/articulos/mantener-libres-acaros-las-orejas-gato/
  • Nexo centros veterinarios. Abril de 2015. nexoveterinarios.es/es/consejos-perros-gatos/control-parasitos/como-saber-si-mi-gato-tiene-acaros-en-los-oidos