Acessórios para o seu aquário

janeiro 24, 2019

Evite sobrecarregar o ambiente com objetos em excesso, que dificultam a natação dos peixes. Dessa forma, a dica principal para comprar acessórios para o seu aquário é começar com aqueles que regulam a temperatura e mantêm a higiene da água.

A bela atividade de cuidar de um aquário pode parecer simples. No entanto, requer certos conhecimentos e cuidados específicos, não só para a saúde do peixe, mas também para manter um ambiente bonito.

Em primeiro lugar, é essencial garantir as condições para o desenvolvimento ideal de peixes, plantas e outras formas de vida que vivem no aquário.

Porém, é também interessante escolher acessórios para o seu aquário que vão além do básico, com isso, oferecendo um plus de bem-estar para o seu peixe.

Os 8 melhores acessórios para o seu aquário

Quando falamos de acessórios, não nos referimos apenas a objetos de decoração. Também falamos sobre ter elementos que podem facilitar seu aquecimento e higiene.

Filtros para água do aquário

O primeiro passo será escolher o aquário ideal para sua casa, ou seja considere as espécies que habitarão seu interior. Após essa decisão, também será importante prestar muita atenção ao seu sistema de filtragem.

Os peixes passam a vida toda debaixo d’água, e é nela que eles se alimentam, se reproduzem e respiram. Portanto, a manutenção deste elemento vital é fundamental para qualquer aquário.

Três tipos básicos de filtros de aquário estão disponíveis nas lojas: interno, externo e ‘tipo mochila’. A escolha dependerá do tipo de aquário e do volume de água em seu interior.

Artigos de iluminação

A iluminação é outro aspecto essencial para preservar a vida dentro do seu aquário. Em geral, os aquários de água doce exigem luzes de LED.

Calcula-se 0.4W para cada litro de água. Em ambientes de água salgada, a proporção é alterada para 0.6W por litro em LEDs.

Tendo escolhido uma boa iluminação, é importante regular a intensidade da luz dentro do aquário. No inverno, a luz pode nos ajudar a combater o frio e impedir que algumas espécies entrem em estado de hibernação.

Além disso, as plantas precisam de luz para realizar sua fotossíntese e sobreviver. É importante que possamos fornecer entre sete e oito horas de luz nos dias mais frios.

Com a chegada do verão, a iluminação pode aumentar a temperatura da água e favorecer a proliferação de algas e patógenos.

Para evitar a contaminação, é importante reduzir o número de horas de luminosidade diária para o aquário.

Numa análise do tempo de exposição, é aconselhável respeitar um máximo de cinco horas por dia de incidência solar para garantir uma temperatura ótima.

Substrato para o fundo do aquário

Normalmente, poucas pessoas olham para o fundo de um aquário, já que peixes e plantas tendem a receber toda a atenção.

No entanto, esta área contribui enormemente para a beleza e o equilíbrio da vida. É necessário levar em consideração alguns cuidados específicos, como escolher o substrato ideal.

Os substratos mais populares são areia e cascalho, que podem ser encontrados em lojas especializadas.

Para um posicionamento ideal, devemos cobrir todos os fundo do tanque. Em seguida, também colocamos algum substrato na parte de trás, para criar profundidade e melhorar a estética do ambiente aquático.

Painéis de paisagem

Atualmente, há uma tendência de colocar painéis simulando paisagens na parte de trás de aquários para complementar a estética de um ambiente aquático tridimensional.

O resultado desta decoração permite realçar as cores e formas do peixe, além de melhorar a noção de profundidade.

Abrigos para peixes

Os abrigos são excelentes acessórios para o seu aquário e são muito atraentes para os peixes. Nas lojas, há esconderijos de diversas formas, como cavernas, rochas, navios naufragados e até figuras arqueológicas.

Além de embelezar o ambiente, esses elementos fornecem aos peixes um lugar seguro e tranquilo para descansar.

Plantas: os acessórios para o seu aquário vivos e naturalmente belos

As plantas não devem ser consideradas apenas como um acessório para o seu aquário. Na realidade, elas são elementos vivos fundamentais para o equilíbrio de qualquer ecossistema aquático.

Além disso, embelezam muito os tanques de peixes, apesar de também exigirem responsabilidade e cuidados específicos.

Antes de incluir plantas no seu aquário, é essencial tomar algumas precauções. Você precisa conhecer suas características físicas e necessidades: cor, aparência, altura, ecossistema natural, adaptabilidade ao pH, necessidade de luz, etc.

Conhecer bem as plantas que usamos no aquário é importante para garantir que esta vegetação possa se adaptar bem.

Por fim, devemos saber que é importante manter a simplicidade na decoração dos nossos tanques. Ao escolher acessórios para o seu aquário, é importante ter cuidado para não sobrecarregar o ambiente.

Além disso, é sempre aconselhável escolher objetos que combinem bem entre si e não interfiram na locomoção do peixe.