A importância de acompanhar o crescimento dos cachorros filhotes

setembro 1, 2019
Todos os cachorros passam pelas mesmas etapas de desenvolvimento quando são filhotes, mas é preciso levar em conta as particularidades de cada raça.

Fazer um acompanhamento do crescimento dos cachorros filhotes é uma prática que deve ser desenvolvida para saber o que esperar do seu pequeno amigo quando ele se transformar em um adulto.

Cada etapa inclui marcos como a abertura dos ouvidos e dos olhos, aprender a andar e começar a comer alimentos sólidos.

Muitas pessoas se preocupam se o seu filhote está comendo o suficiente ou o tipo adequado de ração. Também ficam ansiosas para saber se ele está crescendo na velocidade certa e se está pesando muito ou pouco.

Neste artigo, vamos oferecer uma visão ampla sobre os diferentes aspectos do crescimento canino, além de sugerir o uso de um guia ou registro das etapas que forem sendo alcançadas.

Todos querem saber se o seu filhote está se desenvolvendo normalmente em todos os aspectos, e é divertido registrar esse progresso, o qual será de grande utilidade para referências futuras.

Perguntas sobre o crescimento dos cachorros filhotes

Obviamente, as etapas de desenvolvimento dos filhotes começam muito antes de levar o seu amigo de oito semanas para casa.

As raças de cachorros pequenos se desenvolvem mais rápido e atingem a maturidade mais cedo do que algumas raças maiores. Naturalmente, surgem muitas dúvidas e questões, como as seguintes:

Quando os filhotes abrem os olhos?

Os olhos do seu filhote vão se abrir durante a segunda semana de vida. Essa é uma das primeiras etapas de desenvolvimento pelas quais ele passará.

Os olhos dos filhotes não se abrem de repente; primeiramente surge um pequeno espaço entre as pálpebras e, no decorrer de alguns dias, os olhos vão estar completamente abertos.

Quando eles começam a andar?

A terceira semana é determinante para o crescimento do filhote, já que ele começará a experimentar a força das suas patinhas. A maioria dos filhotes ficará de pé e dará os seus primeiros passos trêmulos no final da terceira semana de vida.

Filhotes de cães dormindo

Quando os filhotes começam a latir?

Os filhotes recém-nascidos emitem pequenos guinchos quando sentem frio, mas em sua maior parte são silenciosos. Os sons típicos do cachorro começam a aparecer durante a segunda ou terceira semana.

Os latidos característicos geralmente se estabelecem na oitava semana de idade, e quase todos os filhotes poderão latir normalmente entre as semanas 10 e 12.

Quando os filhotes param de morder?

Os filhotes mordem como parte de suas brincadeiras e também porque morder alivia o incômodo da dentição. Com a ajuda adequada, a maioria dos filhotes aprende a não morder o suficiente para machucar e deixa de fazê-lo no sexto mês, aproximadamente.

Contudo, a palavra “ajuda” é a chave, já que não morder é algo que deve ser ensinado de modo ativo ao filhote.

Etapas de crescimento dos cachorros filhotes na socialização

A socialização é o processo pelo qual todos os cachorros devem passar para ajudá-los a viver com conforto no nosso mundo. Trata-se de aprender a não ter medo das novas experiências e dar as boas-vindas aos seres humanos como amigos.

Provavelmente todos sabem que os filhotes precisam de ajuda nesse processo, visto que com três meses de idade eles começam a ficar nervosos diante de pessoas e eventos desconhecidos. O Kennel Club, do Reino Unido, divide esse processo de socialização em 10 etapas.

As fases-chave importantes são:

  • A janela para a socialização dos filhotes. Essa etapa se encerra por volta dos três meses, e esse é o momento em que o filhote vai aceitar e vai se adaptar com mais facilidade às novas experiências. Essa é a etapa em que é necessário levá-lo a vários lugares e ter certeza de que ele convive com a maior quantidade possível de pessoas.
Cachorro filhote lambendo rosto de mulher

  • O período de medo do cachorro adolescente. É um  período entre os seis e os 12 meses no qual os cachorros jovens que foram socializados com sucesso como filhotes podem voltar a sentir medo. Podem, inclusive, chegar a precisar que o seu programa de socialização seja atualizado.

Quando o cachorro se torna adulto?

Como é possível adivinhar, não há uma resposta exata para uma pergunta dessa natureza. Porém, há três aspectos a respeito do crescimento do filhote que devem acontecer em conjunto para que ele se torne um cachorro adulto:

  • Maturidade física.
  • Maturidade sexual.
  • Maturidade mental.

O filhote precisa atingir os três aspectos da maturidade antes de ser um “adulto”. Para complicar um pouco as coisas, esses processos não ocorrem no mesmo ritmo, e o ponto em que os três atingem a plenitude varia de uma raça para outra.

É recomendável consultar um veterinário sobre as caraterísticas dessas etapas de acordo com a raça do seu cachorro.

  • https://uk.pedigree.com/puppy/key-milestones
  • https://www.petfinder.com/dogs/bringing-a-dog-home/puppy-growth-charts/