Adestramento profissional do Pastor Belga Malinois

· agosto 9, 2018
Essa raça é muito indicada para quem busca um cão familiar e guardião ao mesmo tempo, já que é inteligente, obediente, certeiro e ágil. Na verdade, é utilizado, entre outras coisas, para trabalhos policiais.

O pastor belga é uma raça muito valorizada e reconhecida por seu fácil adestramento e sua grande aptidão para realizar trabalhos de socorro ou policiais. Sua grande similaridade com o pastor alemão, entre outras coisas, o ajudou a ganhar a merecida fama. Como se realiza o adestramento profissional do Pastor Belga Malinois? Vamos lhe contar!

Esses cães, por seu tamanho grande, podem tornar-se dominantes sem um treinamento correto ou uma socialização adequada. Por isso, desde filhotes, essas duas questões devem ser parte essencial de sua rotina.

Um dos treinamentos mais indicados para este tipo de cães é o conhecido como “K9”, ou mais comumente chamado de treinamento para cães policiais. Como curiosidade, saiba que o nome “K9” vem da união da letra “K” e “nine” (nove em inglês), que soa como “canina”, canino em inglês.

Agora, sem mais delongas, vamos falar sobre este tipo de treinamento e conhecê-lo mais a fundo. Fique conosco! Vale a pena ver com o que vem a seguir…

Vamos conhecer o adestramento profissional do Pastor Belga Malinois

Esse treinamento ensinará o cão a fazer vários trabalhos policiais, como a defesa e proteção pessoal, identificação de resíduos de incêndios, busca de drogas, resgate de pessoas, etc. No entanto, como bem diz o ditado, “quem tudo quer, tudo perde”, e os cães são treinados, na verdade, para desenvolver apenas um desses trabalhos.

pastor belga sendo treinado

Como é lógico, esses trabalhos só podem ser ensinados em centros especializados, ou com um adestrador profissional com credenciais para isso. O pastor belga é um cão excelente para esse tipo de adestramento, pois tem valentia, temperamento, inteligência e caráter. Na verdade, parece estar substituindo o pastor alemão.

Vale ressaltar que o processo de adestramento leva de 12 a 15 semanas, seja em um centro especializado ou sob instruções e supervisão de um adestrador particular.

O que se consegue com esse adestramento

Tenta-se fazer com que o cão treinado, ou como é chamado, o “cão K9tenha a capacidade de ignorar todo seu entorno e se concentrar em seu trabalho.

Ele tem que mostrar respeito a outros animais e outras pessoas e, é claro, deve obedecer a voz de seu dono a todo momento. Precisa ter autodomínio para controlar seus impulsos, força e instintos, e assim ser equilibrado.

pastor belga

Para que possam realizar os trabalhos para os quais foram treinados, os cães precisam apresentar um nível de obediência verbal e gestual elevado. Devem ser especialistas na busca de narcóticos, explosivos, ter precisão na busca e resgate, e reflexos na hora de defender e atacar.

Portanto, o treinamento é muito duro. Na verdade, ainda que sempre se opte pelo reforço positivo, o K9 usa técnicas mistas, pois é preciso que o cão entenda quem manda e, além disso, que ele seja dedicado a seus trabalhos.

Na verdade, em nenhum momento o animal sofre nem ocasiona nenhum dano. Apenas tenta-se chegar aos objetivos enquanto se cuida do animal tratando-o com respeito, porém com firmeza.

Você quer um K9?

É possível que você tenha se emocionado com esses cães treinados e queira um. Pois bem, lhe informamos que quando esses cães são usados para trabalhos policiais, eles se aposentam aos oito anos de idade e podem ser adotados.

Não significa que o animal não serve mais, mas é uma forma de permitir que ele tenha uma vida tranquila e de qualidade nos anos que lhe erstam. Há programas específicos onde você pode encontrar alguns desses cães.

Além disso, é uma excelente forma de ajudar as forças de segurança do estado, pois nem sempre há trabalhadores que podem ficar com os cães. E você, por sua vez, terá um animal excelente, leal a todo momento, e perfeitamente treinado. O que mais você pode querer?