Adotar um animal exótico: a documentação necessária

· fevereiro 16, 2019

Adotar um animal exótico pode se converter numa forma de maus-tratos contra o animal, pois os donos podem não estar devidamente informados sobre os cuidados necessários. Além disso, há espécimes que não conseguem viver fora de seu habitat natural.

Adotar um animal exótico está se tornando cada vez mais comum. Entretanto, se adotar um animal de estimação convencional já gera gastos, imagine um exótico.

Daremos a seguir toda a informação necessária caso você queira adotar um animal exótico. Além disso, também explicaremos por onde começar e toda a documentação necessária.

O que ter em mente ao adotar um animal exótico

Espécies como cobras, iguanas, chinchilas, aranhas e lagartos, entre outros, são as preferidas para aqueles que decidem adotar animais exóticos.

No entanto, você precisa estar bem informado sobre certos aspectos antes de adotar um desses animais. Como cita a ANNA, Associação Nacional de Amigos dos Animais:

O ato de adotar ou assumir a responsabilidade pela vida de outro ser vivo deve levar em consideração o dever prévio de se informar sobre as características e necessidades da espécie. Além disso, é também necessário fazer as seguintes reflexões:

Quais são as razões que me levam a querer essa espécie/esse animal?

Essa espécie é adequada como animal de estimação?

Quais são as necessidades da espécie e do animal?

Eu sou treinado para cuidar dessa espécie e desse animal?

animais exóticos: iguana

As minhas circunstâncias são as apropriadas e tenho os meios apropriados para oferecer àquele animal daquela espécie as condições de vida necessárias para garantir seu bem estar?

É importante refletir antes de tomar decisões

Uma decisão desinformada, impulsiva e irrefletida, além de irresponsável, é o primeiro passo para o que pode ser uma vida de maus-tratos.

No caso, são maus-tratos contra o animal, é claro. Sem saber, muitas pessoas com boas intenções, porém, mal-informadas, tornam-se más cuidadoras de forma involuntária.

Isso ocorre quando adotamos um animal e não damos a ele uma vida inadequada às suas necessidades.

A posse de animais exóticos como animais de estimação é, na maioria dos casos, um ato de abuso. Antes de decidir sobre ter uma espécie exótica em casa e satisfazer um desejo egoísta, é importante fazer um exercício de empatia.

Como esse animal se sente fora de seu habitat, longe de seus iguais, isolado em uma gaiola ou terrário, sem poder desenvolver seus comportamentos naturais?

Além de tudo isso, devemos ter em mente que a posse de um animal exótico fora de seu habitat pode supor abuso e ainda mais se ele tiver filhotes, porque estaríamos contribuindo para o seu comércio.

Documentação necessária para adotar um animal exótico

Ainda assim, há alguns animais exóticos que podem ser animais de estimação. No entanto, para isso são requeridas documentações e uma série de passos devem ser seguidos. Falaremos mais a seguir.

Camaleão

Há uma convenção, conhecida como CITES, que estabelece um controle sobre a adoção e posse de espécies animais selvagens e exóticas.

A CITES protege, especialmente, as espécies em perigo de extinção. Ela exige o uso de licenças especiais para possuir exemplares de animais exóticos em casa.

Seu objetivo é regularizar o comércio dessas espécies, para que garantir a sustentabilidade e a segurança tanto da espécie, como do ecossistema. Qual é a documentação exigida pela CITES?

A primeira é uma licença de exportação do animal, emitida no país em que ele habita. Além disso, também é necessária uma licença de importação para o país em que você vive.

Se você mora na União Europeia, por exemplo, as medidas são mais rígidas, mas você pode conhecê-las entrando na página oficial do acordo.

Além disso, nessa página você poderá baixar todos os documentos necessários para adotar um animal exótico.

Você pode pensar que uma convenção e tantos documentos são coisas demais. Entretanto, essas exigências não são feitas para impedir a adoção desses animais.

Contanto que você atenda aos requisitos estabelecidos, poderá desfrutar do seu novo animal de estimação em pouco tempo.