Alimentação vegetariana para cachorros

junho 20, 2019
Para fornecer alimentação vegetariana para o seu cachorro, você deve ter em mente que a comida precisa cumprir com os requisitos necessários em termos de proteínas, carboidratos e gorduras.

As opiniões são desencontradas. Oferecer uma alimentação vegetariana para cachorros é possível, desde que os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento sejam garantidos. Um bom complemento de vegetais pode ajudar, sem sacrificar a quantidade de proteína animal necessária.

Os alimentos verdes ricos em vitaminas favorecem o desenvolvimento canino, quando usados como um complemento à dieta carnívora. Em primeiro lugar, devemos entender que as necessidades nutricionais dos cães têm as suas particularidades.

Como seres onívoros, que comem diferentes tipos de alimentos, os cães precisam de uma dieta equilibrada. A supervisão de um veterinário sempre será necessária para que o nosso bichinho de estimação tenha uma dieta balanceada.

Proteína animal na alimentação vegetariana para cachorros

Proteínas, carboidratos e gorduras são ótimos macronutrientes caninos. Eles são indispensáveis para o desenvolvimento do nosso cachorro, da mesma forma que as vitaminas e minerais.

Se decidirmos comprar comida vegetariana para cães, é importante verificar a composição do produto, para garantir que ele atenda às necessidades nutricionais do animal.

Contra

A maioria dos veterinários se opõe a eliminar a carne da dieta canina. A ideia é a de que, para cobrir a quantidade de aminoácidos necessária, um cachorro precisaria ingerir grandes quantidades de proteína vegetal.

Proteína de origem vegetal para cães

Estas proteínas de origem vegetal possuem menor valor biológico e digestibilidade do que as de origem animal. Seria necessário adicionar suplementos sintéticos aos alimentos vegetarianos.

Os especialistas pedem cautela. Eles temem que o cão possa ser privado de uma vida ativa e saudável e que esteja de acordo com a sua natureza. O fato de comer carne fornece energia suficiente para uma vida dinâmica e cheia de atividade física.

A favor

As pessoas que defendem o veganismo alertam que as doenças que são transmitidas aos seres humanos através da carne também afetam os cães. Os vegetarianos dizem que alergias, câncer ou problemas nos rins e no coração aumentam com o consumo de proteínas não vegetais.

Atualmente, a soja, a quinoa, a lentilha ou a cevada temperada com azeite de oliva fazem parte da dieta diária de muitos cães. Além disso, frutas, vegetais e sementes hidratadas estão cada vez mais presentes.

Existem suplementos vitamínicos e alimentos balanceados 100% veganos, feitos a partir da polpa de beterraba ou de sementes de linhaça.

O ideal é complementar os alimentos que forem incluídos na dieta do seu animal de estimação. A alimentação vegetariana para cachorros é benéfica como complemento à ingestão de proteína animal que ele requer.

Cachorro comendo cenoura

Receitas vegetarianas para cachorros

Ensopado de legumes

Ingredientes:

  • 1 dente de alho.
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva.
  • 1 abóbora amarela.
  • 1 pimentão grande.
  • 1 abobrinha média.
  • 1 berinjela média.
  • 1 batata.
  • 1 colher de chá de orégano ou manjericão.

Modo de preparo:

  1. Descasque e corte o alho, a abóbora, o pimentão e a abobrinha em fatias.
  2. Descasque e corte a berinjela e a batata em cubos.
  3. Aqueça o azeite e refogue o alho durante três minutos, até amolecer.
  4. Adicione e misture todos os vegetais.
  5. Cozinhe em fogo baixo durante 30 minutos.
  6. Finalmente, adicione o orégano ou o manjericão e cozinhe por mais 15 minutos.

Bolinhas de arroz e maçã

Ingredientes:

  • 1/3 xícara de purê de maçã.
  • 1 ovo.
  • 1 xícara de legumes cozidos (abobrinha, cenoura ou batata).
  • 1 xícara de arroz integral cozido.
  • 1 colher de sopa de fermento.

Modo de preparo:

  1. Misture todos os ingredientes em uma tigela.
  2. Unte uma forma.
  3. Faça bolinhas com a mistura e então coloque na forma.
  4. Asse em forno pré-aquecido a 180°C durante aproximadamente 12 minutos, ou até que as bolinhas estejam levemente douradas e firmes.
  5. Então, deixe esfriar e coloque na geladeira.

Biscoitos vegetarianos

Ingredientes:

  • 4 ovos.
  • ½ xícara de margarina natural.
  • 1 xícara de farinha de trigo integral.
  • 3 colheres de sopa de mel.
  • ½ colher de chá de fermento em pó.
  • ¼ xícara de alfarroba em pó.

Modo de preparo:

  1. Misture bem a margarina e o mel. Para que isso seja feito corretamente, a margarina deve estar em ponto de pomada, o que pode ser conseguido com meio minuto de micro-ondas.
  2. Incorpore o restante dos ingredientes e então mexa até obter uma mistura homogênea.
  3. Coloque pequenas bolinhas dessa mistura em uma forma untada previamente.
  4. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C e asse durante 25 minutos.
  5. Deixe os biscoitos esfriarem.

Estas receitas podem fazer parte da alimentação vegetariana dos cachorros, mas devem ser complementadas com os nutrientes necessários para garantir o melhor desenvolvimento do animal de estimação. A supervisão do veterinário tem uma importância fundamental.