American english coonhound: tudo sobre essa raça

Saiba tudo sobre o american english coonhound, um cão de caça que requer atividade física diária para gastar seus altos níveis de energia.
American english coonhound: tudo sobre essa raça

Última atualização: 09 dezembro, 2021

American english coonhound, também chamado de coonhound inglês ou redtick coonhound hunter, é um cão de tamanho médio e aparência elegante. Esse animal é bastante enérgico, leal, afetuoso e, como o próprio nome indica, é de origem americana. Ele tem muitas outras características que você poderá descobrir neste artigo.

Abaixo você aprenderá informações sobre a história, a aparência física, o comportamento e os cuidados que deve ter com um cão dessa raça. Se você tiver interesse em ter um american english coonhound em casa (ou se quiser apenas saber mais sobre esse cão), as informações a seguir serão muito úteis.

Origem do american english coonhound

Acredita-se que o american english coonhound tenha nascido nos Estados Unidos, mas tem ascendência inglesa. Parece ser um cão que foi desenvolvido especificamente para a caça de guaxinins e vem dos foxhounds ingleses, que foram introduzidos na América do Norte no início do século XIX.

De acordo com o American Kennel Club, esse animal era inicialmente conhecido como english fox e coonhound porque também era bom na caça de raposas durante o dia. No entanto, à medida que aperfeiçoava sua caça noturna ao guaxinim, foi dado o nome que tem atualmente.

Um coonhound inglês americano.

Características do american english coonhound

Esse cão tem uma construção forte e orelhas proeminentes de textura fina, macias ao toque e longas o suficiente para chegar quase até o nariz (quando esticadas para frente). Somado a isso, e de acordo com o United Kennel Club, é uma raça que possui uma cabeça larga, um crânio um tanto abobadado, um focinho longo e olhos castanho-escuros.

Seu peso varia entre 20 e 30 quilos, enquanto a altura é de 53 a 69 centímetros. Esse cão é magro (mas musculoso) e seu peso é sempre proporcional ao seu tamanho. Por outro lado, é uma raça de pelo duro, protetor e de comprimento médio que geralmente exibe tonalidades avermelhadas e brancas com manchas.

Existem também exemplares com tons de fogo, bronze, branco e preto ou tricolor.

Caráter e comportamento

Esse animal de estimação é doce, agradável e sociável. Ele é afetuoso com os membros da família e amigável com as crianças. Também não tem nenhum problema em aceitar outros cães ou estranhos por perto. O american english coonhound é um cão gentil, mas mostra sua tenacidade quando está caçando guaxinins.

Ressalta-se que também é um cão com tendência a latir e que precisa morar em espaços amplos, ou seja, sua adaptação à rotina de um apartamento é difícil. Essa raça alegre precisa de lugares abertos onde possa queimar toda a sua energia.

Cuidando do american english coonhound

Como todos os animais de estimação, esse cão americano requer cuidados que contribuem para o seu bem-estar e permitem que atinja a sua plena expectativa de vida (dos 11 aos 12 anos). Nesse sentido, e além de cumprir o calendário de vacinação e visitas ao veterinário para avaliações gerais, esse cão precisa de outras atenções. Confira quais são abaixo.

Asseio do american english coonhound

Se você tem um cão dessa raça em casa, precisará escovar sua pelagem entre uma a duas vezes por semana para reduzir a queda ao mínimo. Além disso, essa ação vai ajudar a distribuir a oleosidade da pele ao longo da pelagem para dar brilho. Você também precisará dar banho em seu animal de estimação uma vez por mês ou a cada 6 semanas, dependendo do nível de sujeira.

Da mesma forma, o  american english coonhound precisará de você para manter as unhas curtas e verificar e limpar as orelhas com frequência. O ideal é que seu cão permaneça limpo e sem chance de adquirir infecções ou bactérias que causem doenças.

Adestramento da raça

Seu animal de estimação se comportará de acordo com seus ensinamentos. Portanto, a educação é essencial. Nesse sentido, a socialização correta em uma idade precoce ajudará a evitar que seu filhote se torne um cão possessivo. Por exemplo, é necessário que seu amigo interaja em ambientes e situações diferentes dos quais ele está acostumado.

Além disso, esse cão americano deve ser educado para não latir excessivamente e conseguir controlar o seu instinto de caça. Nesse sentido, é recomendado que o american english coonhound more com uma pessoa que tenha experiência em adestramento. É necessário paciência ao treinar essa raça para qualquer outro trabalho que não seja caçar guaxinins.

Saúde e doenças

Embora esse cão de caça normalmente seja saudável, ele não está isento de certas doenças. Esse canino de origem americana pode sofrer uma torção gástrica, distúrbio que causa estrangulamento ou sufocação do estômago e impede o sangue de chegar ao resto do corpo.

Da mesma forma, o american english coonhound pode sofrer de displasia do quadril, uma condição que causa dor e claudicação porque afeta a junção dos ossos do fêmur com o quadril. Também é comum a displasia do cotovelo, uma doença genética que pode causar artrose.

Concluindo, esse carinhoso cão de tamanho médio pode ser uma excelente companhia ou um animal possessivo e turbulento. Tudo depende da educação que vai receber durante a vida, principalmente quando é filhote. Além disso, o american english coonhound precisa de muito exercício, uma boa dieta e limpeza abundante para ser um cão saudável.

Pode interessar a você...
Labsky ou huskador: tudo sobre essa raça
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Labsky ou huskador: tudo sobre essa raça

O labsky ou huskador é um cão que nasce do cruzamento entre o labrador e o husky siberiano, herdando deles o seu caráter enérgico e afável.