Animais em escudos de times de futebol

março 3, 2019

Os animais em escudos de times de futebol são geralmente relacionados com a cultura e a cidade que representam, além disso, podem também fazer referência aos mitos e lendas locais.

Você já se perguntou por que existem animais em escudos de futebol? Qual é a relação entre esse esporte e a espécie escolhida para representar o time? A seguir, daremos alguns exemplos!

Exemplos de animais em escudos de futebol

Se você é um fã do esporte, deve ter notado que tanto as cores, bem como os escudos e bandeiras das equipes, não são escolhidos ao acaso.

Cada um deles foi concebido seguindo um tema ou levando em consideração a cultura, a história e as tradições locais.

E, caso você tenha se perguntado por que existem animais em escudos de futebol, aqui falaremos sobre cinco exemplos:

1. Valencia FC (Espanha)

Começamos esta lista com um dos escudos mais originais que incluem um animal, e não apenas qualquer um, mas um morcego negro.

O mamífero está segurando com as asas o próprio escudo, que tem o nome da equipe, listras verticais em amarelo e vermelho, e uma bola no centro.

O Rat Penat (morcego, em valenciano), símbolo do escudo do time (imagem que abre este artigo, também aparece no escudo da cidade e em várias lendas antigas.

Além disso, afirma-se que o animal é um símbolo de bom presságio depois que “ajudou” o rei Jaime I na conquista de Valência, em 1238.

2. Tottenham Hotspur (Inglaterra)

Este time da Premier League se destaca por ter um dos animais em escudos de futebol mais curiosos: um galo sobre uma bola. O pássaro é azul com uma cabeça branca e a borda do emblema é azul.

5 animais em escudos

Em 1921, este escudo foi apresentado pela primeira vez, como representante do time para a final da Copa da Inglaterra.

Como os fãs gostaram da ideia, eles mantiveram o ‘personagem’ com esporas, como as usadas para lutas. Desde então, o design foi modificado. Em 1966, a bola foi adicionada e, desde 1997, tem sido usado de forma definitiva na camisa oficial.

3. AS Roma (Itália)

É uma das equipes mais importantes da Itália, que foi fundada em 1927 após a fusão de três entidades da capital: Alba Audace, Fortitudo pro Roma e Roman Football Club.

Com isso, a ideia era que esta união pudesse vencer os gigantes do norte: Milan, Inter e Juventus.

animais em escudos de futebol

Para criar o escudo, foi escolhido nada mais e nada menos do que a loba Luperca. O animal aparece na lenda da fundação da cidade, que cuidou de Rômulo e Remo e os salvou da morte.

Depois de várias mudanças no design, o escudo atual é metade laranja e metade vermelho.  Além disso, no topo está a loba, com os irmãos, e, abaixo, está escrito ROMA e 1927, ano da fundação do clube.

4. Olympique de Lyon (França)

Aqui está outro animal em escudos de futebol que está relacionado a lendas e mitos. Esta equipe francesa, fundada em 1899, foi estabelecida como uma equipe oficial nos anos 50. Por isso, temos um escudo mais do que particular.

5 animais em escudos de futebol

Seu escudo está intimamente relacionado – como acontece em muitas ocasiões – com a origem da cidade, neste caso, Lyon.

Portanto, ambos foram inspirados pela heráldica local. Dessa forma, temos um leão em pé sobre as patas traseiras.

O design atual é vermelho no topo, com letras em laranja indicando o nome da equipe. A parte inferior apresenta azul. Além disso, o leão dourado é representado em frente a um círculo branco, ao lado de um L.

5. Atlético de Madri (Espanha)

Aqui temos um animal que, sem dúvida, se refere à sua cidade de origem. O Atlético de Madrid escolheu o famoso “urso”, símbolo da capital espanhola, cuja origem data do século 13.

Escudo do Atlético de Madri

O urso e o medronheiro (árvore) aparecem também no escudo da cidade. Naquela época, os ursídeos eram muito comuns nos arredores da aldeia incipiente.

O emblema é completado por quatro linhas verticais vermelhas e três brancas, bordas azuis e sete estrelas brancas.