Animais essenciais para a regeneração das florestas

A regeneração florestal é essencial para mitigar as mudanças climáticas.
Animais essenciais para a regeneração das florestas

Última atualização: 03 agosto, 2022

Regenerar florestas e deter o desmatamento são estratégias cruciais para mitigar as mudanças climáticas. Afinal, as florestas são essenciais para a vida na Terra.

É importante notar que 18,7 milhões de acres de floresta são perdidos anualmente, o que equivale a 27 campos de futebol por minuto. O desmatamento vem de muitas formas, incluindo incêndios, corte indiscriminado de árvores para agricultura e pecuária e a própria degradação ambiental devido às mudanças climáticas.

Por que as florestas importam?

ecossistema florestal

Sem dúvida, a vida na terra depende da subsistência das florestas. Elas fornecem o oxigênio que sustenta a vida. Além disso, são o habitat de uma grande variedade de seres vivos e a chave para a conservação da biodiversidade. Além disso, as florestas mediam a proteção das bacias hidrográficas e, portanto, o fornecimento de água doce.

Cabe destacar que as florestas abrigam 80% de toda a biodiversidade terrestre. Assim, constituem ecossistemas complexos onde plantas, animais, fungos e bactérias se inter-relacionam.

O que é a regeneração florestal?

Muito do valor e da funcionalidade das florestas em regeneração depende da diversidade de plantas que elas contêm. As florestas são fortemente influenciadas por interações mutualísticas entre plantas e animais que comem frutas (frugívoros) porque dispersam as sementes.

A dispersão de sementes por pássaros pode influenciar a velocidade e a diversidade das florestas primitivas. Esses animais são essenciais para acelerar o estabelecimento de plantas lenhosas e aumentar a riqueza e a diversidade de espécies em áreas desmatadas.

O papel dos animais na regeneração das florestas

Na maioria das vezes, a predominância de espécies animais nas florestas corresponde a invertebrados, principalmente insetos. Ainda assim, os vertebrados dominam alguns papéis ecológicos importantes.

Polinização

Quase todas as plantas nas florestas são polinizadas por insetos. As abelhas estão no topo da lista, seguidas por besouros e moscas. As distâncias máximas de movimento de rotina para o pólen e as sementes estão geralmente na faixa de 100 a 1000 metros.

Dispersão de sementes

A maioria das sementes também são dispersadas por animais. Essa tarefa é realizada por pássaros, morcegos frugívoros, primatas e uma variedade de outros mamíferos terrestres. Assim, as sementes são predadas antes da dispersão por macacos, esquilos, pássaros e insetos. Após a dispersão, outra rodada é feita por roedores, pássaros e formigas.

Enriquecimento do solo

Após a germinação, os animais dominantes são os insetos. Folhas em decomposição e excrementos de animais nas florestas são substratos para sua alimentação e enriquecem o solo superficial.

Além disso, os restos de animais mortos produzem húmus após a decomposição, aumentando a fertilidade do solo.

Os grandes mamíferos também contribuem para a regeneração da floresta

Corça

Um estudo recente revela que a dispersão de sementes por grandes mamíferos é essencial para a sobrevivência das florestas tropicais.

Especialistas mostram que a ação de grandes animais silvestres contribui para a dispersão de plantas e sementes de árvores por vastas áreas.

O estudo mostra que várias espécies tendem a ingerir sementes inteiras em vez de mastigá-las. Além disso, percorrem longas distâncias e consomem uma grande variedade delas. As espécies que realizam este trabalho incluem primatas, antas, veados, civetas e javalis.

Nota final

As falhas na dispersão de sementes são atualmente os impactos mais óbvios das perdas de animais nas florestas. Restaurar os serviços de dispersão é potencialmente uma das maneiras mais eficazes de melhorar a regeneração da floresta após a extração de madeira e aumentar a resiliência às mudanças climáticas.

Os animais dispersores de sementes devem ser protegidos educando a população local sobre seu valor ecológico, aplicando leis contra a caça e estabelecendo áreas protegidas.

Pode interessar a você...
O papel do esquilo-cinzento nas florestas
Meus Animais
Leia em Meus Animais
O papel do esquilo-cinzento nas florestas

O esquilo-cinzento é um elo fundamental na regeneração das florestas norte-americanas. Manter as populações de esquilos saudáveis é crucial!



  • Lindsell, J. A., Lee, D. C., Powell, V. J., & Gemita, E. (2015). Availability of large seed-dispersers for restoration of degraded tropical forest. Tropical Conservation Science8(1), 17-27.
  • Carlo, T. A., & Morales, J. M. (2016). Generalist birds promote tropical forest regeneration and increase plant diversity via rare‐biased seed dispersal. Ecology97(7), 1819-1831.
  • Löf, M., Madsen, P., Metslaid, M., Witzell, J., & Jacobs, D. F. (2019). Restoring forests: regeneration and ecosystem function for the future. New Forests50(2), 139-151.