Animais famosos na literatura: conheça 5!

· outubro 30, 2018

Esses animais famosos na literatura estiveram presentes em histórias que marcaram a infância de muitos. Além disso, também protagonizaram ou apareceram em várias produções cinematográficas.

Animais famosos na literatura

Graças aos livros, podemos dar asas à nossa imaginação, sentir-nos identificados com certas histórias e, é claro, lembrar de seus personagens mais queridos.

No entanto, esses personagens não são apenas humanos, pois também podemos encontrar vários animais famosos na literatura. Você gostaria de lembrar de alguns deles? Então, continue conosco.

1. Moby Dick

A baleia que dá nome ao livro é sem dúvida a protagonista da história, embora a narração esteja focada no seu encontro com um navio comandado pelo capitão Ahab. 

Esse livro fala sobre a perseguição de um grande cachalote branco e trata sobre essa típica atividade pesqueira do século 19.

Moby Dick é perseguido tenazmente pelo baleeiro durante a história. O que o impulsiona é um sentimento de vingança, pois a baleia foi responsável por fazer o capitão perder uma perna.

Além disso, trata-se de uma criatura famosa por causar estragos a várias tripulações.

2. Cheshire Cat

É um dos animais mais famosos na literatura, por conta dos livros e filmes de Alice no País das Maravilhas.

Além disso, seus companheiros também são muito lembrados, como o coelho, sempre preocupado com a hora.

animais famosos nos livros: Gato de Cheshire

O Cheshire pode ir e vir quando quiser, sendo conhecido por seu largo sorriso.

Além disso, suas conversas filosóficas com Alice são divertidíssimas, assim como sua discussão no Campo de Croquet da Rainha Vermelha, após ela condenar que cortassem a cabeça da personagem principal da história.

3. Bagheera

Essa pantera negra é uma das personagens do famoso romance The Jungle Book, do escritor britânico Rudyard Kipling. Sua principal ação é salvar a vida de Mogli das garras dos lobos e seu líder Akela.

Pantera negra

Junto com o urso Balu, Bagheera é um dos animais da literatura mais famosos a nível mundial.

Ambos ensinam a criança a sobreviver na selva e enfrentar todos os perigos. Além disso, a personalidade da pantera no livro é semelhante à da espécie: astuta, sábia, discreta e silenciosa.

4. Aslan

Embora o livro As Crônicas de Nárnia tenha adquirido fama há alguns anos graças aos filmes, na verdade foi uma saga escrita por C.S. Lewis nos anos 50. 

Um dos mais famosos personagens não humanos foi Aslan, um leão falante, filho do imperador Allende dos Mares.

animais famosos na literatura fantástica: o leão Aslan

É um animal misterioso, muito sábio e compassivo, que se torna um guia para crianças, enquanto protege e salva Nárnia.

Aslan significa “leão” em turco e é uma palavra usada para nomear os sultões, por causa de sua lealdade e bravura.

5. Ursinho Puff

Finalmente, outro dos animais famosos na literatura que ficou conhecido por filmes e desenhos animados. 

Esse urso fofo que ama mel é o protagonista dos livros criados por Alan Alexander Milne, e vive em uma casa construída dentro de uma árvore.

animais famosos na arte: ursinho Puff

Toda a história de Ursinho Puff acontece em Hundred Acre Wood e acompanha outros personagens, como Leitão, Tigrão, Coelho, Ió, Corujão e Guru.

É claro que temos muitos outros animais famosos na literatura, como o cavalo Rocinante de Dom Quixote de la Mancha; Edwiges, a coruja de Harry Potter; o lobo de Caninos Brancos ou a raposa do Pequeno Príncipe.