Animais que vivem na savana africana

· janeiro 7, 2019

Apesar de ser um ecossistema quente, com uma estação seca e outra úmida, possui uma grande quantidade de grama.

É por isso que vivem tantos animais herbívoros na savana africana. Porém, há também predadores carnívoros.

A savana é formada por um conjunto de ecossistemas que a tornam um lugar único em nosso planeta.

Caracteriza-se por ter muita grama e poucas árvores, abundância de herbívoros e também de predadores. Você consegue adivinhar quais animais vivem na savana africana?

O que é a savana africana?

As savanas são encontradas em zonas tropicais ou subtropicais, por isso, são lugares quentes e bastante secos. 

Existem savanas na América do Sul e na Austrália, embora a mais conhecida e mais extensa seja a africana. Ela fica na faixa central do continente e abrange quase toda a parte sul.

A savana é formada por um conjunto de ecossistemas, que resultam em áreas de pastagem e áreas mais parecidas com uma floresta. 

Na savana há poucas árvores, mas, por outro lado, há muitos arbustos e grama, normalmente altos e densos.

São áreas com um ambiente quente e duas estações. Uma delas é úmida, em que as chuvas são tão frequentes que formam pântanos.

A outra, por outro lado, é seca e mais quente, com quase nenhum registro de chuvas.

Este ecossistema favorece o surgimento de muitos tipos de vida. Por haver tanta grama, há uma grande abundância de herbívoros.

No entanto, há também carnívoros predadores e pequenos mamíferos e insetos.

Em um terreno tão plano onde a grama é alta, a velocidade e a altura são características muito vantajosas para sobreviver.

Muitos dos animais desta lista têm alguma dessas características, seja para se proteger de seus predadores ou para caçar e se alimentar.

Animais que vivem na savana africana

1. Elefante africano

É um dos maiores mamíferos terrestres: mede até 3,5 metros na cernelha e pesa entre 4 e 6 toneladas.

O elefante africano é um pouco mais velho que seu parente asiático. Inclusive, há poucos animais terrestres que podem ser comparados a ele em tamanho.

É fisicamente caracterizado por sua enorme cabeça, orelhas grandes e móveis e uma longa e hábil tromba. 

A tromba dos elefantes é um nariz com o qual eles podem cheirar, beber água e levar coisas à boca. Eles também têm duas presas, que se desenvolvem um pouco mais nos machos.

O elefante é um dos exemplos de animais que vivem na savana africana e que são herbívoros. Eles podem ingerir quase 200 quilos de plantas por dia, pois estão constantemente em movimento.

Suas fezes espalham as sementes que não foram digeridas, contribuindo, assim, para que novos vegetais germinem.

2. Leão

O leão, por outro lado, é um animal carnívoro. As manadas de leões são complexas: geralmente as fêmeas vivem junto com seus filhotes e dois leões machos, enquanto outros machos são nômades ou se juntam em pares.

No entanto, eles podem mudar ao longo da vida. Assim, os nômades podem se tornar parte de grupos estáveis.

Leão na savana

O leão é um dos maiores felinos do planeta. Os machos pesam 260 quilos e medem 1,25 metro na cernelha. É a única espécie de felino em que os dois sexos podem ser distinguidos a olho nu, pois os machos têm uma grande juba.

Apesar de serem carnívoros, são animais calmos e preguiçosos. Acredita-se que os leões adultos podem passar até 20 horas por dia descansando.

3. Zebra

As zebras são parentes distantes do cavalo e do burro. Quanto ao tamanho, são um pouco menores que cavalos, embora pareçam e se comportem mais como burros.

Elas medem entre um 1 e um 1,5 metro na cernelha, e pesam cerca de 450 quilos.

Zebras

A grande diferença física que têm com outros equinos é a sua cor, pois são cobertas com listras pretas e brancas.

Além disso, outra característica única é que seus pelos são eretos. Elas têm orelhas maiores que os cavalos e, portanto, ouvem melhor.

4. Avestruz

O avestruz é um pássaro que não voa: se movimenta e foge correndo. É a maior ave que existe, pesando 180 quilos e atingindo uma altura de 3 metros.

Aveztruz

Os machos são alguns centímetros maiores que as fêmeas, com a cor preta e branca. Por outro lado, as fêmeas têm tons marrons e acinzentados na plumagem.

Os filhotes nascem acinzentados e pesam quase um quilo, mudando de cor ao crescer.

Os avestruzes eram considerados herbívoros, mas têm sido vistos ingerindo insetos e artrópodes. Alguns biólogos os classificam como onívoros, enquanto outros dizem que são vegetarianos não-estritos.

5. Gazela

As gazelas são uma espécie de antílope que vive na savana africana e no sudoeste da Ásia. São animais herbívoros que vivem em grandes manadas, podendo formar grupos com milhares de indivíduos.

Gazelas na savana africana

São animais muito ágeis que estão sempre alertas, dormem meia hora por dia e se revezam em turnos entre o grupo, para que haja sempre alguém observando o que acontece ao seu redor.

Seu tamanho e proporções variam dependendo da espécie de gazela em questão. Possuem pernas muito longas e podem alcançar grande velocidade ao correr.

Este ecossistema é um local caracterizado pela ausência de árvores e pela existência de grandes áreas de pastagem. 

Isso fez com que os animais que vivem na savana africana, para se adaptar, usassem velocidade e altura como suas grandes estratégias de sobrevivência.