Animais selvagens da Amazônia
Se há um lugar no mundo rico em natureza é, sem dúvida, a Amazônia. Pensando nisso, às vezes podemos ter muitas dúvidas por não sabermos bem quantas espécies de animais selvagens da Amazônia existem, mas hoje vamos saber um pouco mais sobre a grande diversidade desse local. Falaremos sobre a fauna da Amazônia… você já deve ter ouvido que conhecimento nunca é demais.
A rica fauna da Amazônia
A fauna da Amazônia é muito variada e nela podemos encontrar, aproximadamente, um total de 643 espécies. Acredita-se que, destas, 326 são aves, 185 são peixes, 67 são mamíferos, 37 são anfíbios e 28 são répteis. Vamos conhecer alguns deles:
Animais selvagens da Amazônia: pássaros
Entre a fauna que podemos encontrar nesta enorme área natural do mundo, destacamos estas espécies de aves:
- Cinco espécies de perdizes diferentes
- Cormorão
- Cinco espécies de jacus
- 13 espécies de patos
- 21 espécies de papagaios
- Avestruz
- Quatro espécies de tucano
Animais selvagens da Amazônia no rio
Como sabemos, a vida selvagem não inclui apenas animais que vivem em terra, mas também na água e no ar. No rio Amazonas existe uma grande variedade de espécies, tais como:
- Os golfinhos Inia geoffrensis cinza e rosa, dependendo da idade. Eles podem medir até 2,4 metros e atingir 150 quilos de peso.
- A capivara, considerada o maior roedor do mundo, pode medir entre 1 metro e 1,5 metro e atingir uma altura de 0,65 centímetros com um peso de 50 quilos. Embora ela não viva na água o tempo todo, seu habitat está localizado às margens do rio e ela é uma excelente nadadora.
- Anaconda. A rainha do rio Amazonas, sem dúvidas, é a Anaconda. É muito provável que quase todos se lembrem desse animal quando pensam no grande fluxo de água que atravessa grande parte da América do Sul.
- Crocodilos. Este é outro animal que habita este rio em uma multidão. Eles medem cerca de dois metros e são de cor marrom escuro.
- Jacarés. Ao contrário dos crocodilos, eles são verdes e podem medir até seis metros, enquanto o crocodilo “só” chega a dois, ou até mesmo um, no caso das fêmeas.
- Iguanas e camaleões. Seja dentro ou fora da água, esses dois animais são abundantes na Amazônia.
Répteis
Os répteis também fazem parte da fauna da Amazônia e há muita variedade deles, pois, eles podem estar na água, na terra ou nas árvores. Você pode encontrar desde serpentes voadoras com corpos redondos até outros espécimes muito menores.
Geralmente, os répteis não são perigosos e, se há presença humana, muitas vezes eles fogem. No entanto, se eles forem provocados ou pisados (mesmo que não seja intencionalmente, eles não entendem), eles se defendem mordendo e, no caso de alguns, pode ser uma mordida mortal.
Peixes
Apesar dos perigos da floresta amazônica, muitos vão até as margens desse rio para praticar pesca. Estima-se que exista cerca de 2.500 variedades diferentes de peixes. No entanto, os mais abundantes e mais próximos da área de pesca são:
- Dourado
- Peixe-cachorro
- Raia
- Peixe-branco
- Corvina
- Pacu
- Surubi
- Piranha
Como dissemos no início, se existe um lugar rico em fauna no mundo, esse lugar é a Amazônia. Um enclave natural único que, devido ao cuidado e a escassa exploração pelo homem, está sendo possível preservar centenas de espécies que de outra forma estariam extintas.
Sem dúvida, é um lugar único para aumentar nosso conhecimento sobre o mundo animal. Esperamos que a curiosidade que essa floresta causa em muitos, devido à falta de conhecimento, tenha diminuído com a informação que lhe passamos hoje sobre os animais selvagens da Amazônia.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.