As 5 aves mais coloridas

· fevereiro 4, 2019
Estas espécies habitam regiões tropicais, onde a vegetação também tem diferentes tonalidades.

Ninguém pode negar que a família das aves é uma das mais vistosas do mundo. Adoramos vê-las em pleno voo enquanto exibem suas asas impressionantes. A maioria das aves mais coloridas vive em regiões tropicais, cercada por vegetação de vários tons. Conheça algumas delas neste artigo.

Quais são as aves mais coloridas?

Ao contrário dos seres humanos, pois precisamos usar roupas coloridas para chamar a atenção, os animais podem ser notados graças aos seus pelos, escamas ou penas. Gostaria de saber quais são as aves mais coloridas do mundo?

Estes são alguns exemplos:

  1. Pato mandarim

Este pato (imagem que abre este artigo) de cores vivas é originário da China, Sibéria e Japão, embora tenha sido introduzido na Europa devido à sua beleza, por isso, pode ser visto em vários parques urbanos.

O mais marcante é o macho, que tem uma coloração quase toda marrom, mas com “desenhos” diferentes, além de um duas listras brancas na cabeça e um bico avermelhado. A fêmea, por outro lado, é acinzentada, com manchas marrons e brancas.

Embora possam formar pequenos grupos no inverno, é muito raro que eles se reúnam com outros patos.

Além disso, alimentam-se de plantas e sementes, tanto na água quanto na terra e, para nidificar, escolhem as árvores perto de lagos ou de rios.

  1. Periquito-arco-íris

Só pelo nome deste pássaro você já sabe como são suas penas… muito coloridas! Sua cabeça e barriga são azuis, o peito, as pernas, o bico e os olhos são laranja, e o resto das penas são verdes.

O periquito-arco-íris vive em florestas tropicais, áreas arborizadas e matas costeiras do sudeste da Ásia e Oceania, e cerca de 25 subespécies são conhecidas.

Periquito-arco-íris

Esta ave mede cerca de 30 centímetros, é frugívora e complementa sua dieta com sementes e insetos. Aninha-se nos ocos das árvores e bota dois ovos por temporada, que são incubados por quase um mês.

  1. Quetzal

É uma das aves mais coloridas e famosas da América Central, tanto que a moeda da Guatemala leva seu nome. Além disso, era considerado uma divindade na civilização maia.

Quetzal: a ave nacional da Guatemala

Tem um corpo quase todo verde, exceto pelo peito e barriga, que são vermelhos; o bico é amarelo e a cauda tem penas brancas e azuis.

Além disso, os machos apresentam uma crista eriçada na cabeça e ambos os sexos têm patas escuras e muito pequenas.

  1. Faisão-dourado

Claro que ele não poderia ficar de fora de uma lista das aves mais coloridas do mundo.

Toda a família de faisões é muito marcante (na verdade, os machos, já que as fêmeas são completamente castanhas ou acinzentadas) e decidimos nomear o faisão-dourado como representante.

Faisão-dourado

Além disso, esta espécie nativa da Birmânia e da China tem uma cabeça amarela dourada com crista, pescoço laranja e preto, barriga e peito vermelhos, costas nos tons verde, amarelo e azul, patas e bico amarelos e cauda larga cinza, marrom, branca e ‘listrada’, que vai afinando.

  1. Araracanga

Finalmente, a arara-macau (mais conhecida como araracanga) é outra das aves mais coloridas que habitam a América Central e do Sul.

Não apresenta diferenças entre os sexos, já que ambos são predominantemente de cor vermelha, com asas azuis, verdes e amarelas, e rosto branco e preto.

Araracanga

As araracangas são muito sociais, gostam de formar grupos de várias dúzias de casais monogâmicos e todas as suas atividades são diurnas.

Além disso, elas se alimentam de sementes, se comunicam com gritos e à tarde procuram os melhores lugares para descansar entre as árvores.