As raças de gatos mais caras

Sabemos que o amor de um felino deve ser conquistado e não comprado. No entanto, as raças de gatos mais caras do mundo fazem com que optar pela sua companhia seja um verdadeiro investimento.

Vale a pena lembrar que há muitos gatos adultos e gatinhos disponíveis para adoção nos abrigos de animais no nosso país. Esses animaizinhos além de serem capazes de amar, também serão agradecidos aos seus donos pelo resto de suas vidas.

Muitos voluntários dedicam seu tempo e seus recursos para recuperar animais abandonados ou nascidos nas ruas. Por isso, antes de gastar uma fortuna com um animal de estimação, por que você não dá uma segunda oportunidade a quem necessita?

Por que uma raça é mais cara que a outra?

Atualmente, cerca de 250 raças de gatos foram catalogadas com diversos tamanhos diferentes. Algumas são mais caras, outras mais econômicas; algumas peludas, outras sem nenhum pelo sequer. Mas todas são igualmente belas, com uma elegância que fascina a humanidade há muitos séculos.

gato cinza

O preço de uma raça nem sempre está conectado diretamente à sua beleza. Existem motivos externos e internos no animal que podem elevar ou diminuir a sua cotação no mercado.

Fatores internos

São fatores biológicos e inatos ao animal.

Algumas raças de gatos apresentam maior dificuldade para se reproduzirem e/ou geram pequenas ninhadas. O tamanho, a fragilidade e a capacidade adaptativa de cada animal reivindicam o nível de importância nesse contexto. Especialmente quando se trata de raças que sofreram uma mudança radical de habitat.

Nesses casos, a criação exige cuidados específicos e ambientes favoráveis para reproduzirem condições ideais de desenvolvimento. Isso explica parcialmente o motivo das raças de gatos mais caras costumarem ser também as mais exóticas.

Fatores externos

As mudanças culturais e históricas geram necessidades e preferências específicas em cada geração. Enquanto que algumas raças estão na moda graças aos meios de comunicação, outras se revalorizam pelas suas habilidades ou sentidos aguçados.

É preciso tomar cuidado para que o que está na moda não te incentive à compra inconsciente e contribua para o abandono de animais de estimação. Um animal deve ser visto como uma vida, não como um adorno ou um brinquedo. 

Quais são as raças de gatos mais caras?

As raças de gatos mais caras do mundo estão disponíveis para compra na Europa.

1. Gato Norueguês da Floresta

Diz-se que os antepassados dessa raça já eram criados pelos vikings há mais de 2.000 anos. A sua voluptuosa pelugem se deve à sua adaptação a climas de frio extremo.

2. Curl Americano

É uma raça muito jovem, que foi criada na Califórnia durante a década de 80. As suas orelhas para trás parecem com chifrinhos.

3. Gato de Bengala

Essa raça é praticamente uma miniatura do tigre de bengala. Ela foi criada a partir do cruzamento de um felino caseiro com um gato leopardo asiático. Eles têm um porte notável e elegante, chegando a pesar 8 quilos na sua fase adulta.

Parece um gato perfeito, não é mesmo? Mas custa tão caro…

gatos bengala

4. Safári

Essa raça curiosa foi criada inicialmente em laboratório para estudos relacionados à leucemiaEla foi o resultado do cruzamento entre um gato doméstico com um Gato-do-Mato-Grande.

É uma raça com um porte impressionante e com uma forte personalidade predatória, que costuma ser muito independente. Ele pode chegar a 11 quilos e a sua aparência se assemelha muito ao seu ancestral selvagem.

5. Khao Manee

É uma raça secular, que já foi criada por famílias reais do antigo Sião -atual Tailândia. A raça Khao Manee era considerada símbolo de sorte e de longevidade, sendo adorada por essa civilização.

Independentemente de ser um mito ou um feito histórico, a verdade é que os gatinhos dessa raça valem uma pequena fortuna.

A sua característica mais peculiar é o fato de que tem olhos de cores diferentes, geralmente um verde (ou mel) e outro azul. O Khao Manee pode se destaca devido à sua pelagem totalmente branca.

6. Lince do deserto ou Caracal

Essa raça se encontra em perigo de extinção e é difícil de criar em cativeiro devido à sua personalidade predatória.

7. Chausie

Uma raça que nasce do peculiar cruzamento entre um gato doméstico com um gato-da-selva. O Chausie é tão sociável que pode chegar a morrer, pois não consegue suportar a solidão. É a raça perfeita para conviver com crianças, cães e outros gatos.

Mas a sua agradável companhia também é muito cotada no mercado.

Vale a pena lembrar uma questão importante. Os custos para manutenção, saúde e alimentação das raças de gatos mais caras continuam elevados durante toda a vida do bichinho de estimação. Por isso, é indispensável planejar bem o orçamento mensal antes de escolher um desses bichinhos como animal de estimação.

Recomendados para você