Aspectos básicos do comportamento canino

Quando adotamos um cão, nos damos conta que o passar dos dias se torna muito diferente para nós e que, talvez, tivéssemos uma ideia preconcebida e errônea antes dessa experiência. Para entender o seu cão, você deve levar em conta alguns aspectos básicos do comportamento canino. Quer saber mais?

Para uma boa convivência e para que o amor flua sem impedimentos entre seu cão e você, é necessário que você entenda o seu cão. Vejamos como fazer isso.

Como entender o comportamento canino através dos gestos

Os cães expressam seus sentimentos de formas diferentes de nós, entre outras coisas, porque eles não têm a capacidade de falar. Seus gestos nos dirão muito sobre o que sentem e nos ensinarão muito sobre o comportamento canino.

Medo

Os cães podem sentir medo por muitas coisas, coisas que, talvez, para nós podem parecer ridículas. Sua linguagem corporal nos mostrará claramente se isto é o que acontece. Por exemplo: o animal colocará sua cauda entre suas pernas sem importar se é macho ou fêmea, curvará as costas e sua boca ficará fechada. Se o que lhe causa medo se prolongar, ele começará a caminhar para trás ou inclusive a correr.

Raiva

Os cães são guardiães por natureza, deles mesmos e dos que lhes rodeiam; e por isso, ficarão alertas ante qualquer coisa estranha ou desconhecida que os faça se sentir ameaçados. Para saber se um cão está com raiva, podemos fazer isso através de suas orelhas, as quais estarão para a frente com o rosto franzido e o olhar ameaçador. Ele poderá latir com força e raiva.

Submissão

Se você já teve um cão, sabe como é a atitude dele quando é repreendido. Abaixa sua cabeça, relaxa seu corpo e inclusive se esconde onde ele pensa que não pode ser encontrado. Todos estes são sinais de submissão, pois os cães são animais de grupo e precisam de um líder. Se o seu cão reage desta maneira, é porque ele entendeu perfeitamente que quem manda é você.

Pedir perdão

Ainda que os animais não pensem e nem raciocinem, quando são repreendidos eles entendem que há algo que eles fizeram que foi errado. O passo seguinte deles será pedir seu perdão e carinho, assim, eles irão roçar em suas pernas ou se jogarão no chão pedindo que lhes acaricie a pança. Se você se recusar, seu cão poderá se sentir muito mal, ainda que só se afastará para esperar que a sua raiva passe.

Aqui mando eu

Esta é uma atitude muito comum em animais que não foram bem socializados quando filhotes ou que não têm limites no lar. Os cães precisam de um líder, alguém que lhes dê algumas regras. Um cão dominante posicionará seu corpo firmemente, com as orelhas eretas e a cauda levantada. Se seu cão olhar para você com esta postura, você pode ter certeza que ele não entendeu que quem manda é você.

Brincar, brincar

A diversão é uma parte essencial da vida de todos os cães. Por isso, não serão poucas as vezes que seu cão pedirá a você que brinque com ele. Os gestos serão ir para você, mover sua cauda e subir em suas pernas. É possível que o façam com um brinquedo na boca ou sem, mas está claro que a intenção do cão é brincar com você. Não se recuse!

Faça carinho

Os cães costumam ser animais carinhosos com quem eles gostam e, também, de terem a atenção de seus donos, de modo que muitas vezes pedirão a você mimos e caricias. Irão para você, possivelmente jogarão sua cabeça sobre suas pernas, olharão para você querendo dizer: “Vamos, me toque”. Inclusive empurrarão a cabeça deles sobre seu corpo para que você lhes dê atenção.

Como vimos, para entender os aspectos básicos do comportamento canino, você só deve estar atento aos gestos de seu cão. Leve em conta suas necessidades e as supra com o que ele precisa. Assim, você terá um cão feliz e a convivência de vocês será às mil maravilhas.

Recomendados para você