Aspectos curiosos da Pica serica

Ave peculiar, de plumagem marcante e canto característico. Saiba mais sobre esta espécie no artigo a seguir.
Aspectos curiosos da Pica serica

Última atualização: 13 agosto, 2023

A espécie de pega Pica serica é uma das espécies de aves pertencentes à família Corvidae. Habita desde o norte da Birmânia até a Coreia, passando pela Indochina, leste da China, sudeste da Rússia e Taiwan.

Esta ave, que habita a Eurásia, é uma das mais inteligentes que existem em comparação com muitas outras espécies. Até mesmo o corpo estriado de seu encéfalo é bastante semelhante ao dos orangotangos, chimpanzés e humanos.

Se compararmos a Pica serica com a pega-rabuda, ambas são semelhantes em tamanho, mas a primeira é mais robusta, pois suas asas são mais longas e sua cauda é mais curta. Além disso, ao contrário da pega-rabuda, cujas cores variam entre preto e branco (predominante) e azul-metálico e verde (secundário), a Pica serica exibe tonalidades entre o azul arroxeado e uma gama de verdes.

Taxonomia da Pica serica 

Ao mesmo tempo, esta ave foi considerada uma subespécie da Pica pica (pega-rabuda), mas uma pesquisa que estudou e comparou 813 sequências de DNA mitocondrial das pegas em geral gerou uma descoberta. A Pica serica parou de se reproduzir como vinha fazendo, então ambas as espécies pararam de cruzar entre si (o que é conhecido como isolamento reprodutivo).

É fato que a Pica serica optou pelo isolamento reprodutivo antes da Pica nuttalli, há aproximadamente 4,5 a 5 milhões de anos. Então, havia duas opções, a Pica serica seria considerada uma espécie separada ou todo o gênero seria incluído em uma única espécie, e os cientistas eles escolheram a primeira opção.

Habitat da Pica serica 

Ao contrário da pega-rabuda, que pode estar presente em quase todos os habitats e prefere até mesmo aqueles próximos aos humanos (mesmo que estejam degradados como estradas e lixões), a Pica serica habita lugares abertos ou semiabertos, como fazendas, bosques e jardins. Costuma fazer seus ninhos nesses locais com paus e galhos em árvores altas ou cercas vivas.

Características da Pica serica 

A Pica serica possui uma plumagem malhada muito característica, na qual predomina a cor branca (principalmente em parte das asas, ventre e dorso). Com boa luz em suas asas, podem refletir tons de verde e azul.

Seu som é inconfundível, uma tagarelice familiar em muitas áreas onde vive.

Pica serica.

Alguns fatos curiosos sobre as pegas são os seguintes:

  • Existe um ditado catalão que diz “dar uma pega por uma perdiz” (donar garsa per perdiu), que equivale ao famoso “dar gato por lebre”.
  • No Peru, uma pessoa fofoqueira é chamada de urraca (pega).
  • A pega está associada à má sorte, segundo a crença britânica. Isto porque quando Jesus Cristo estava morrendo na cruz, este animal foi justamente o único que não veio consolá-lo, razão pela qual foi amaldiçoado por toda a eternidade.
  • Na Escócia, acredita-se que quando uma pega para em uma janela é porque alguém na casa ou próximo das pessoas que a habitam vai morrer em breve.
  • Na China, as pegas são um símbolo de felicidade. Na verdade, sua tradução para o português seria “pega feliz”.
  • Na Idade Média, como outros animais de mau agouro, como gatos pretos, corvos e corvos, as pegas eram associadas à bruxaria.
  • Em Metamorfoses, de Ovídio, pertencente à mitologia greco-romana, as filhas do rei Piero da Macedônia foram transformadas em pegas após perderem um duelo musical em que não derrotaram as musas.

Você sabia desses fatos sobre as pegas e a Pica serica? São animais excepcionalmente inteligentes, embora ao longo da história tenham sido relacionados à má sorte. Qual foi a informação mais interessante sobre essas aves para você?

Pode interessar a você...
Por que há cada vez mais ataques de aves a humanos?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Por que há cada vez mais ataques de aves a humanos?

Há cada vez mais ataques de aves a humanos, pois seu espaço de reprodução é invadido e elas são perturbados em suas áreas de descanso.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Lee, Sang-im; Parr, Cynthia S.; Hwang, Youna; Mindell, David P.; Choe, J.C. (2003). «Phylogeny of magpies (genus Pica) inferred from mtDNA data». Molecular Phylogenetics and Evolution 29 (2): 250-257. PMID 13678680doi:10.1016/S1055-7903(03)00096-4.
  • https://ebird.org/species/orimag1?siteLanguage=es

Os conteúdos de Meus Animais servem para fins informativos. Não substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.