Azawakh: conheça essa curiosa raça de cachorro

Azawakh: conheça essa curiosa raça de cachorro

Última atualização: 22 Junho, 2018

Hoje falaremos sobre uma raça muito peculiar e talvez pouco conhecida no Brasil, por ser de terras distantes. Estamos falando do Azawakh, um cão veloz e audaz que vale a pena conhecer. Confira neste artigo!

Vamos conhecer o Azawakh

Origem e história

Sua história remonta a tempos muito antigos. O Azawakh foi criado por uma tribo nômade africana originária de Mali, no sul do deserto do Saara. Obviamente, para ter um desses cães era necessário tirá-lo da tribo, uma tarefa impossível.

No entanto, em 1970, um médico iugoslavo conseguiu um casal desses cães, em troca de algumas “benfeitorias” para a tribo. Primeiro, ele conseguiu um macho. Depois de um tempo, após matar um elefante que atacava a tribo, ele foi recompensado com uma fêmea.

Logo, este médico começou a criar estes cães, que não demoraram a se espalhar pela Europa e Estados Unidos. Foi um cão muito valorizado por sua velocidade, pois era utilizado para caçar coelhos e lebres que a tribo usava para se alimentar. Além disso, eram utilizados em corridas, para a diversão dos indígenas.

Características do Azawakh

Tamanho e peso

Os machos geralmente medem entre 64 e 67 centímetros de altura, pesando entre 20 e 25 kg. As fêmeas, por sua vez, medem entre 60 e 70 centímetros, alcançando entre 15 e 20 kg. No entanto, uma altura maior pode ser aceita se não estiver em controvérsia com a simetria do corpo.

Cabeça

Sua cabeça é larga e fina, mas muito esculpida e com o crânio plano. Seus olhos possuem uma forma amendoada e são escuros ou de cor âmbar. Seu focinho é muito longo e estreito, com uma forma reta, mas não pontiaguda, enquanto que a trufa sempre será preta ou cor chocolate, com as fossas nasais muito abertas. Suas orelhas, situadas na parte mais alta de sua cabeça, são planas e caídas, mas muito finas.

Corpo

Seu corpo é longo, com extremidades longas e finas, mas muito firmes e musculosas. Por exemplo, sua cauda é estreita e diminui sua espessura até a ponta, e também é caída e ligeiramente curvada.

Azawakh: conheça essa raça canina

Sua pelagem é curta e fina, macia e muito fácil de cuidar. Suas cores variam entre diferentes tons de marrom e tigrado. No entanto, o peito, a ponta da cauda e as quatro patas devem ter manchas brancas.

Caráter e temperamento do Azawakh

É um cão muito leal, atento e carinhoso com sua família. Porém, possui um caráter distante e reservado com estranhos. Ele tem um instinto territorial e protetor muito fortes, o que o torna um excelente cão de guarda.

São ideais para estar com crianças por serem muito afetuosos e pacientes, mas não se dão bem com outros animais de estimação que não sejam cães. Se forem criados desde pequenos na companhia de outros cães, não terão problemas.

Para adestrá-lo, é necessário sempre utilizar o reforço positivo, pois esta raça não responde ao método tradicional. Será ideal para estar em família, apesar de ser necessário espaço, devido ao seu tamanho.

Cuidados especiais

Não necessita de cuidados especiais além de um exercício diário. Ele não é apto para viver em climas frios, pois sua saúde física e emocional serão prejudicadas. Além disso, possui uma tendência à torção gástrica e à epilepsia, males considerados graves. Seu pelo precisará ser escovado uma vez por semana para eliminar restos mortos.

Este é o Azawakh, um cão africano muito peculiar que adoramos apresentar a você. Gostaria de um como animal de estimação?

Pode interessar a você...
Saluki, o cão real do Egito
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Saluki, o cão real do Egito

O Saluki, para os muçulmanos, é o cão enviado por “Alá”. É uma raça cheia de curiosidades. Seu aspecto elegante o coloca acima das demais raças.