Benefícios e desvantagens da alimentação natural para cães

A alimentação natural para cães é apenas uma das alternativas que existem às rações comerciais. No entanto, antes de tomar essa decisão, você deve certificar-se de que é seguro consumi-la e que não causará problemas.
Benefícios e desvantagens da alimentação natural para cães

Última atualização: 16 julho, 2022

A alimentação é uma das questões que exigem mais cuidados na vida dos cães, pois dela dependem sua saúde e qualidade de vida. Por essa razão, vários tutores optaram por deixar de usar alimentos tradicionais para dar aos cães uma alimentação mais natural.

Essa nova proposta de alimentação para cães consiste em dar a eles alimentos frescos, formulando uma dieta específica que contenha todos os nutrientes de que necessitam. Descubra quais são os benefícios e as desvantagens desse tipo de dieta neste espaço.

O que é a alimentação natural para cães?

A alimentação natural para cães consiste em dar a eles comida preparada na hora, semelhante à comida caseira. No entanto, evita-se o uso de condimentos como sal ou qualquer tipo de tempero, pois podem afetar o trânsito intestinal e até causar problemas de saúde.

Normalmente, a dieta consiste em vários tipos de carnes, vegetais e até algumas frutas. Isso alude à natureza onívora dos cães, por isso integra vários tipos de alimentos para complementar os nutrientes de que necessita. Dessa forma, eles não apenas recebem alimentos de qualidade, como também têm variedade e evita-se que fiquem entediados com a comida.

É bom dar comida natural ao meu cão?

Muitas pessoas veem esse tipo de dieta como uma moda passageira nos cuidados caninos. No entanto, é possível que se torne uma alternativa real para os tutores. Principalmente, porque proporciona qualidade e palatabilidade, o que é fundamental para proporcionar uma alimentação saudável ao pet.

Apesar de suas qualidades, nem todos os cães aceitam a mudança de uma dieta comercial (ração) para uma natural. Isso ocorre porque seu sistema digestivo não está adaptado ao consumo de alimentos recém-cozidos. Portanto, a alimentação natural pode não ser adequada para todos os cães.

Para um cão ser mais saudável, ele deve ter uma dieta adequada.

Como saber se posso oferecer ao meu cão uma dieta natural?

É importante ressaltar que os cães ficarão felizes em comer ração natural, pois o sabor é mais gostoso e atrativo do que da ração seca. No entanto, é o tutor que deve avaliar os efeitos nocivos da dieta. Em geral, os sinais de que um cão não pode ou não deve consumir este tipo de dieta são os seguintes:

  • Inchaço ou gases.
  • Vômito.
  • Diarreia.
  • Gastrite.
  • Dor abdominal.

É normal que qualquer cão que não esteja acostumado com esse tipo de alimentação apresente um ou mais dos sintomas acima. No entanto, estes devem parar após os primeiros dias. Caso contrário, serão uma indicação clara de que seu animal de estimação é incapaz de processá-la e é melhor evitar a alimentação natural.

Alimentação natural e visitas ao veterinário

Para que a alimentação natural seja um benefício para os cães, ela deve ser acompanhada de conselhos de profissionais. Não só não se pode dar qualquer tipo de alimento sem precaução, como deve haver uma dieta formal que dita as quantidades e o tipo de alimento. Dessa forma, garante-se que o cão irá obter os nutrientes necessários para o seu dia a dia.

Além disso, as visitas ao veterinário devem ser mais frequentes e regulares, pois assim podem ser detectadas as deficiências e os problemas gerados por sua nova dieta. Nunca altere a dieta do seu animal de estimação sem a orientação e a ajuda de um profissional, pois os resultados podem ser perigosos para a saúde dele.

Quais são as vantagens e desvantagens da alimentação natural?

Desde que a alimentação natural seja realizada com as recomendações de um profissional, os cães podem obter diversos benefícios. Entre os principais estão os seguintes:

  • Melhora a aparência da pelagem.
  • Reduz os maus odores (do corpo e da boca).
  • Adiciona mais água à dieta.
  • É mais fácil de digerir (se o animal se adaptar bem aos alimentos).
  • Melhora o sistema imunológico (defesa contra doenças).
  • Aumenta a receptividade do pet (pode ser usado como reforço positivo).
  • Melhora o estado emocional do cão (observa-se que ele fica mais feliz).

Embora a alimentação natural seja uma boa opção para os cães, ela também apresenta algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração. Estas são algumas:

  • As porções não são sempre as mesmas. Dependendo do tipo de alimento que você deseja dar, as rações podem ser aumentadas ou diminuídas de acordo com as necessidades nutricionais do cão.
  • Nem sempre pode ser refrigerada. O mais aconselhável é dar comida recém-cozida ao animal, pois a refrigeração pode levar ao aparecimento de patógenos que o infectam.
  • É mais cara. A alimentação caseira é mais cara que a ração comercial.
  • Precisa ser preparada com muita higiene. Os alimentos devem ser preparados com todas as medidas sanitárias. Caso contrário, abre a possibilidade de infecções perigosas para cães.
  • Precisa de muito empenho dos tutores. Fazer um cardápio completo para o pet pode parecer tedioso e cansativo, por isso é preciso um comprometimento total por parte dos tutores para cumpri-lo integralmente.

Devo dar ao meu cão uma dieta natural?

A alimentação natural é uma ótima alternativa à ração comercial para cães. No entanto, necessita de certos cuidados e compromissos que nem todos os tutores podem aceitar. Portanto, se estiver ao seu alcance e você cumprir todas as recomendações anteriores, esse tipo de dieta pode ser a indicada para seu animal de estimação.

Além disso, lembre-se de que essa decisão não deve ser apenas sua, mas que um veterinário deve dar sua aprovação e acompanhá-lo durante todo o processo. Caso contrário, você pode causar problemas de saúde para o seu amigo de quatro patas. Tenha muito cuidado com tudo o que você oferece ao seu animal de estimação e tente não ser imprudente em seus cuidados.

Pelo contrário, se você não puder oferecer esse tipo de alimento ao seu animal de estimação, não se preocupe. As rações são formuladas para suprir com eficiência todas as suas necessidades nutricionais, por isso não é ruim continuar assim. Contudo, procure obter uma ração de alta qualidade que realmente beneficie o animal.

O alimento natural de um cão.

No final, seja qual for o tipo de dieta escolhida, procure sempre se informar em primeira mão e com a ajuda de um profissional. Lembre-se de que seu cão depende completamente de você, então ofereça a ele o melhor que puder para não sacrificar sua qualidade de vida. Tenha certeza de que ele irá recompensá-lo com muito amor.

Pode interessar a você...

Benefícios da alimentação natural para animais de estimação
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Benefícios da alimentação natural para animais de estimação

Muitos costumam oferecer ração a seus bichinhos, mas hoje falaremos sobre os benefícios da alimentação natural para animais de estimação.

]



  • Sillero, M. (2019) Mitos y dietas alternativas en perros y gatos. Revisión sobre sus efectos y recomendaciones. (Trabajo de fin de grado, Universidad Católica de Valencia).
  • Gaviria Arango, J. (2016). Alimentación general y especializada para mascotas en una empresa productora de alimentos balanceados para animales (Doctoral dissertation, Corporación Universitaria Lasallista).
  • Risso, A. L. (2016). Conceptos básicos de nutrición en perros y gatos. Revista del Colegio de Veterinarios de la Provincia de Buenos Aires, 20.