Logo image
Logo image

É benéfico cortar o pelo dos cães por causa do calor?

4 minutos
O verão e o calor podem ser uma combinação explosiva. Por isso, você precisa saber combater seus efeitos para, assim, poder ajudar os cães a passarem por esse período da forma mais agradável possível.
É benéfico cortar o pelo dos cães por causa do calor?
Última atualização: 09 março, 2022

No verão, pode surgir a dúvida se é benéfico cortar o pelo dos cães devido ao calor. Esse problema é mais comum do que o esperado, principalmente em cães menos adaptados aos climas quentes.

Contudo, o pelo tem uma função protetora nos cães, portanto, não é recomendável cortá-lo. Veja como você pode combater o calor dos seus animais de estimação nos meses de verão.

Cortar o pelo dos cães e outras maneiras de combater o calor

Embora se acredite que o pelo tenha uma função termorreguladora em cães, não é bem isso. Na verdade, as responsáveis ​​por termorregular a temperatura são as glândulas sudoríparas, presentes nas almofadas do animal.

Além disso, os cães também possuem a respiração ofegante como sistema de dissipação de calor, uma vez que não suam. Confira a seguir algumas dicas para ajudá-los a vencer o calor nos meses de verão.

Some figure

Nunca corte o pelo dos cães para combater o calor

Não é benéfico cortar o pelo dos cães devido ao calor, visto que ele tem uma função protetora, e não termorreguladora. No verão, os pelos protegem os cães do sol, e no inverno das baixas temperaturas.

Não é aconselhável cortar o pelo dos cães no verão nem em nenhuma outra época, porque eles próprios se livram dele. Dessa forma, ajudam contra o calor e mantêm a pele protegida contra insetos, raios solares ou outros fatores.

Portanto, em vez de cortar os pelos dos cães devido ao calor, recomenda-se escová-los com frequência, ajudando, assim, a eliminar o excesso de pelo. Dessa forma, o peso extra é removido e os animais continuam protegidos.

Escovação frequente

Embora um banho frio seja relaxante para os humanos, essa ideia não deve ser aplicada literalmente aos cães. Isso se deve ao fato de que a sua temperatura corporal fica sempre em torno de 39 – 40 ºC. Portanto, recomenda-se escová-los com uma escova úmida, ajudando na remoção do excesso de pelos.

Sempre tenha água limpa e fresca

Esse aspecto é algo que sempre deve ser levado em consideração, independente do mês do ano, da idade ou da raça do animal. A água fresca é fundamental para mantê-los hidratados, tanto após o exercício quanto para combater as altas temperaturas.

Um detalhe importante é que não é recomendado colocar gelo na água dos cachorros. Desde que esteja à sombra, limpa e fresca, será o suficiente para manter o animal devidamente hidratado.

Sombra e descanso

Outro aspecto interessante é verificar se o cão tem um lugar, ou vários lugares, à sombra para descansar. Dessa forma, é possível evitar problemas graves como a insolação, que são muito perigosos para estes animais.

Por isso, para evitar a insolação em cães, devemos evitar situações como deixá-lo no carro durante o verão. Nem por dez minutos, já que, como crianças e idosos, eles são sensíveis às mudanças de temperatura.

Proteção solar

Como os humanos, os cães são sensíveis aos raios ultravioleta do sol. Por essa razão, devemos protegê-los aplicando protetor solar, principalmente os cães de pelo claro ou de raças nórdicas em climas quentes e temperados.

Caso o protetor solar não seja aplicado, o nariz do cão pode sofrer alterações de cor. Isso recebe o nome de “snow nose” ou “nariz Dudley“, de acordo com a raça, que se refere à perda de pigmentação do nariz quando exposto ao sol.

Evitar fazer exercícios nas horas mais quentes

É essencial que o cão continue a se exercitarmas durante as horas mais frescas do dia. Isso significa que a programação do passeio deve ser realizada no início da manhã ou a partir das 21h, se possível.

Ofereça brinquedos divertidos e refrescantes para não precisar cortar o pelo dos cães

No mercado, você encontra uma grande variedade de produtos para o cão se divertir e se refrescar ao mesmo tempo. Além disso, existem várias opções, adequadas tanto para um apartamento como para uma casa.

Nesse sentido, os brinquedos mais populares são as piscinas especiais, as bolas que expelem água ao mordê-las ou outras. Há também a opção de ossos em borracha que devem ser resfriados previamente no congelador.

Some figure

Podemos concluir que cortar os pelos dos cães por causa do calor não é benéfico. O pelo tem uma importante função de proteção contra diversos fatores, como possíveis picadas de insetos ou raios UVA do sol.

Portanto, outras soluções têm sido oferecidas para ajudar o animal a combater o calor, algumas tão divertidas quanto o uso de brinquedos refrescantes. Ainda assim, você também pode pedir conselhos ao seu veterinário sobre o assunto.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Rivero AP. Tratamiento del golpe de calor en el perro. Argos: Informativo Veterinario. 2017;(191 (Patología reproductiva)):72-4.  [citado 22 de julio de 2020]. Disponible en:  https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7161056
  • Termorregulación y corte de pelo en perros [Internet]. Ateuves, para el auxiliar veterinario. 2015 [citado 22 de julio de 2020]. Disponible en: https://ateuves.es/termorregulacion-y-corte-de-pelo-en-perros/
  • Álvarez Díaz, Armando. Fisiología de la termorregulación. :25. [citado 22 de julio de 2020]. Disponible en: https://biblioteca.ihatuey.cu/link/libros/veterinaria/ft.pdf

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.