Como cuidar do seu coelho no calor

· abril 30, 2019
Como eles estão mais acostumados a temperaturas moderadas ou frias, é aconselhável monitorar o comportamento dos coelhos durante a estação quente.

É preciso cuidar do seu coelho no calor, pois este é o momento em que ele precisa de esforços específicos para preservar sua boa saúde. Em geral, esses animais tendem a se acostumar mais facilmente a climas temperados ou frios.

Por causa das características dos coelhos, as altas temperaturas no verão os expõem a vários riscos, como acontece no quadro de desidratação. Por isso, quando as temperaturas excederem os 24ºC, devemos estar atentos. É preciso notar se os nossos coelhos apresentam alguma alteração na sua aparência ou comportamento.

Caso atinjam mais de 30ºC, será essencial proporcionar-lhes um ambiente mais frio para evitar que sofram uma insolação. A seguir, veremos um pouco mais sobre os cuidados com os coelhos no calor. Além disso, ensinaremos como prevenir e como agir com urgência diante da insolação.

Como saber se o seu coelho está com calor?

Alguns sinais nos permitem perceber facilmente se nossos coelhos estão sendo afetados pelo calor intenso. Ao identificá-los, é essencial agir rapidamente para evitar que o animal fique desidratado. Estes são os principais sintomas de calor em coelhos:

  • Excesso de arfado.
  • Apatia e pouca disposição para brincar.
  • Letargia.
  • Falta de apetite.
  • Esticar as pernas e deitar-se com a barriga no chão para se refrescar.

Dicas de como cuidar do seu coelho no calor

Alimentação dos coelhos no verão

Uma vez que sabemos como identificar os sinais de calor em nossos coelhos, analisaremos as diretrizes para cuidar desses pequenos animais no verão. De acordo com essas dicas, será possível preservar sua saúde durante a estação quente.

Reforce a hidratação do seu pet

A hidratação é um cuidado fundamental para preservar a boa saúde dos coelhos no calor. Quando as temperaturas são muito altas, os coelhos perdem muita água e eletrólitos. Se não conseguem substituí-los adequadamente, eles podem sofrer um quadro severo de desidratação.

Para cuidar bem do seu coelho no verão, lembre-se sempre de deixar água fresca e limpa à sua disposição. Além disso, seu bebedouro, seu alimentador e sua gaiola devem estar em um local fresco e bem ventilado. Se forem deixados ao sol ou em uma região muito quente, a água esquentará e a comida poderá estragar.

Fornecer uma dieta mais leve e refrescante

Os coelhos precisam receber uma nutrição completa e equilibrada ao longo da vida para fortalecer seu sistema imunológico e preservar sua saúde ideal. Por isso, é sempre melhor ter a orientação de um veterinário para escolher a dieta mais adequada para eles.

Para complementar a alimentação de coelhos em épocas de calor, podemos oferecer alface e frutas frescas. Estes alimentos fornecem água ao seu corpo e ajudam a mantê-los bem hidratados.

Coloque a gaiola do seu coelho em uma área fresca

Coelhos em gaiola ampla

Durante o verão, é muito importante procurar a região mais fresca da casa para colocar a gaiola de nossos coelhos. Idealmente, esta sala deve ser bem ventilada e ter uma iluminação equilibrada, mas não expor o animal aos elementos da natureza.

Se a sua casa é muito quente no verão, você pode colocar um ventilador. Neste caso, o vento nunca deve ser direcionado para o coelho, mas deve se espalhar pelo ambiente para refrescá-lo. Nós também podemos adicionar um ou dois cubos de gelo à sua água para mantê-la sempre fresca.

Como cuidar do seu coelho e agir contra a insolação?

As dicas acima serão muito úteis para prevenir a insolação em coelhos. No entanto, também é importante saber como agir nesta situação para ajudar nossos animais de estimação.

  1. Para diminuir a temperatura do corpo do coelho, comece levando-o para a área mais fria da casa assim que notar os primeiros sintomas de insolação.
  2. Em seguida, aplique um pouco de água fresca – note que não deve ser fria ou gelada – nas axilas, na cabeça e nas almofadas das patas do animal. Para isso, você pode usar um pano limpo, gaze ou até mesmo algodão.
  3. Se observar que a temperatura do corpo dele continua muito alta, borrife um pouco de água em seu pelo. O objetivo não é dar um banho no coelho, apenas umedecer levemente o pelo para refrescá-lo.
  4. Deixe sempre uma tigela de água fresca à disposição do coelho, mas não o force a beber.
  5. Enquanto isso, esforce-se para refrescar o ambiente para que ele possa estar sempre tranquilo e confortável.
  6. Se o coelho não reagir ou apresentar sinais de melhora, é essencial procurar assistência veterinária de emergência.

Neste processo, lembre-se de que nunca devemos esfriar o coelho de uma só vez para evitar o choque térmico. Portanto, não use gelo ou água gelada para abaixar a temperatura do seu corpo.

Além disso, recomendamos levar o animal ao veterinário, mesmo que seja para ouvir de um profissional estas diretrizes básicas. O veterinário pode ajudá-lo a estabelecer uma dieta mais apropriada e oferecer conselhos mais específicos de como cuidar do seu coelho no calor.