Descubra como montar a gaiola perfeita para seu hamster

· março 28, 2019

Os hamsters são roedores simpáticos, inteligentes e amigáveis. Portanto, esses pequenos mamíferos podem ser ótimos animais de estimação, mas atenção, eles têm necessidades básicas específicas. Por isso, mostramos a você como criar uma gaiola perfeita para o seu rato.

A gaiola perfeita para o seu hamster

Os ratos são animais com muita energia e precisam de muito espaço para caminhar e explorar durante o dia.

Uma gaiola como a dos hamsters, bem como a dos coelhos, é muito pequena e seu rato não se adaptará bem a ela. A gaiola perfeita para o seu animal é uma gaiola alta e que tem vários andares.

Para ser capaz de ventilar e manter sua casa livre de umidade, ela deve ser feita de barras: isto é, os ratos precisam de uma gaiola semelhante à dos furões. Quanto mais andares tiver, mais espaço ele terá para andar e correr.

Substrato e Higiene

Seu rato vai fazer suas necessidades na gaiola. Portanto, você deverá criar um canto que será usado como uma bandeja higiênica. Mas mesmo nele você deve ter um manter uma boa quantidade de substrato para roedores.

As áreas da gaiola onde seu rato vai pisar devem ser superfícies sólidas. Se forem feitas de barras, como antigamente eram as gaiolas dos hamsters, elas machucariam os pés. Além disso, o substrato se espreme entre as barras e a gaiola se sujará muito rapidamente.

Hamster comendo

Evite substratos que emitem poeira, como areia de gato ou serragem. Existem muitos tipos de substratos seguros no mercado: palha prensada, bolas de algodão, serragem preparada, madeira prensada. Experimente diferentes tipos de substrato para roedores até que tanto seu rato quanto você estejam confortáveis.

Os aspectos mais relevantes ao montar a gaiola perfeita para o seu rato têm a ver com o tamanho, o substrato usado, os locais onde ele pode se esconder para dormir, assim como os brinquedos para exercitar sua mente, dado seu alto nível de inteligência.

Recomendamos também a leitura: O sentido do olfato em gatos

Coloque lugares escondidos onde ele possa dormir

Parte do instinto dos ratos os indica que eles devem se esconder normalmente e ter sempre um refúgio nas proximidades.

Portanto, é importante que em sua gaiola haja diferentes esconderijos nos quais seu rato possa se abrigar e dormir com segurança.

Você pode comprar casas e ninhos que ele usará como um quarto, mas também pode fazê-los artesanalmente usando materiais como madeiras não-tóxicas, para caso dele decidir roê-las, ou com papelão, sem tintas ou corantes.

Os ratos também gostam de redes e túneis.  Portanto, divirta-se procurando a melhor solução para seus ratos e experimentando novas invenções para descobrir qual delas o seu animalzinho mais gosta.

A gaiola perfeita deve ter espaço para comer e beber

Os roedores devem sempre ter comida e bebida à sua disposição. Além disso, a escolha do bebedouro é muito importante, pois alguns são frágeis demais e acabam quebrando ou sendo roídos facilmente. Portanto, encontre um que não vaze e estrague a gaiola do seu animal de estimação.

Hamster comendo amendoim

Para a comida, a melhor solução é ter dois recipientes: um para a ração e o alimento seco, e outro para o alimento fresco.

Idealmente, esses recipientes devem ser metálicos ou cerâmicos, para serem facilmente lavados. Você pode precisar fixá-los nas barras da gaiola para evitar que seus ratos os derrubem e estraguem a comida.

Recomendamos também: Como os cães processam as palavras dos humanos?

Jogos e entretenimento

Os ratos são um dos animais mais inteligentes que podemos encontrar, por isso, o estímulo mental é muito importante para eles.

Precisamos oferecer desafios, brinquedos e quebra-cabeças para que possam se entreter. Parte das coisas que tornarão a gaiola perfeita para o seu rato estão nos brinquedos e nos desafios.

Podemos dividir os brinquedos naqueles destinados a exercícios físicos ou exercícios mentais. Você pode procurá-los em lojas especializadas para animais, ou pode tentar criá-los em casa: lembre-se de usar madeiras e materiais não tóxicos que podem ser ingeridos.

Caixa de skinner

Entre os brinquedos de exercício físico, podemos encontrar túneis, escadas, pontes ou cordas de escalada.

Se sua gaiola também tiver barras horizontais, é provável que ele as use para escalar. Os ratos são animais muito ativos e, por isso, precisam usar esses brinquedos para descarregar sua energia.

Mas além do corpo, eles precisam exercitar a mente. Você pode ensinar-lhes ordens para mantê-los entretidos ou pode criar pequenos quebra-cabeças que eles devem resolver.

Alguns exemplos de exercícios mentais são feitos em caixas com papéis e prêmios dentro, para que eles procurem guloseimas. Além disso, eles também gostam de bolas e penas para gatos.

O segredo para que o seu animal de estimação seja feliz e saudável por um longo tempo é saber como criar uma gaiola perfeita para ele. Afinal, ele precisa de espaço para correr e escalar, mas também estimular sua inteligência.

Além disso, não negligencie sua dieta e visitas ao veterinário, dessa forma, seu rato viverá saudável e feliz.