Método clicker de adestramento: o que é e como implementá-lo

março 22, 2019
O método clicker é muito eficaz quando se trata de treinar seu animal de estimação. Aprenda mais sobre ele! 

Em relação à educação de animais de estimação, novos métodos foram implementados para alcançar certos objetivos. Um deles é o método clicker, uma ferramenta de trabalho muito útil para a educação animal. Ainda não sabe o que é ou como funciona? Bem, a seguir, nós vamos te contar tudo!

O que é o método clicker?

O método clicker coloca o ensino em prática por meio do condicionamento, isto é, coloca em prática a associação entre dois estímulos. 

Como? Primeiro, seu animal de estimação irá associar um estímulo neutro, o som do clicker, com outro que pode significar algo e que ele possa querer, como comida, um prêmio ou um passeio extra.

Portanto, a fórmula será EN + EI (Estímulo Neutro mais Estímulo Incondicionado), que, quando repetido várias vezes, o animal vai entender. Por exemplo, quando escutar o som do clicker, pode receber alimentos.

Pavlov foi quem criou este método de condicionamento, que se mostrou muito útil quando queremos educar animais de estimação.

É um pequeno dispositivo de plástico com um botão ou uma língua de metal que “clica” quando pressionado. Para que funcione, você precisa saber como usá-lo da maneira correta.

Como usar o método clicker

adestramento canino

Para saber como usar o método clicker, há uma série de etapas que você deve seguir para atingir suas metas. Estas são:

Aprender a usá-lo

Um dos grandes desafios, quando se trata de querer treinar um cão com um clicker, é saber em que momento exato devemos usá-lo para que a fórmula EN + EI funcione.

O momento exato é quando você quer que seu animal de estimação cumpra uma ordem.

Clicar informará ao seu cão que uma recompensa está vindo e, em seguida, ele relacionará isso com o fato de ter feito a coisa certa. Isto será muito mais eficaz do que dizer coisas como ‘bom menino’ ou similar.

Prática

Claro, ainda que você saiba como usá-lo, isso não significa que seu animal de estimação entenderá como funciona, ainda. Pegue algumas guloseimas, o clicker e prepare-se para praticar.

Coloque a guloseima em uma mão e o clicker na outra. Pressione o clicker, e quando o seu cão se virar para o som, dê-lhe um petisco.

É possível que ele não entenda na primeira vez ou até mesmo que não mostre interesse pelo som do clicker; mas, certamente, após algumas sessões ele relacionará o objeto ao prêmio.

Encontre um lugar calmo

Um local em que não haja distrações seria o local ideal para ensinar ao seu cão as ordens que você quer que ele aprenda usando o clicker como ferramenta.

Quando o seu animal de estimação aprender a relacionar o clicker com as recompensas, será mais fácil realizar o treinamento em um jardim em algum outro local mais ruidoso.

Faça isso por etapas

clicker para educar cães

Não há melhor método de aprendizagem do que o reforço positivo. Bem, se você também colocar isso em prática em pequenas doses, será ainda mais eficaz.

Por exemplo, se você quiser ensinar o cão a se deitar; você pode clicar em cada pequeno gesto que ele fizer com a intenção de cumprir seu pedido.

Se você notar que ele está indo para o lugar indicado por você, clique e dê-lhe um pequeno prêmio. Se você sentir que, em seguida, ele continuará a obedecer a sua ordem, clique novamente e assim por diante… até que o pedido seja concluído com êxito.

Isso é conhecido como “moldar” um novo comportamento.

Adicione a ordem verbal

Ao ensinar, procure uma palavra curta e compreensível, para que seu cão saiba obedecê-la. Depois disso, clique e recompense, até não ser mais necessário.

Muitos alegam que o método clicker não faz parte do reforço positivo no ensino de animais de estimação.

Mas a verdade é que ele produz resultados muito bons e em nenhum momento a saúde mental do animal de estimação é prejudicada.

Coloque em prática e você verá como o treinamento com o método clicker é mais fácil.

  1. Fugazza C, Miklósi Á. Should old dog trainers learn new tricks? The efficiency of the Do as I do method and shaping/clicker training method to train dogs. Appl Anim Behav Sci. 2014;
  2. Feng LC, Hodgens NH, Woodhead JK, Howell TJ, Bennett PC. Is clicker training (Clicker + food) better than food-only training for novice companion dogs and their owners? Appl Anim Behav Sci. 2018;