O ar condicionado e seu animal de estimação

· março 28, 2019
A exposição direta e as baixas temperaturas do ar condicionado não são adequadas para animais de estimação, já que as mudanças bruscas de temperatura e a secura que geram no ambiente podem causar problemas.

Com a chegada do verão e das altas temperaturas, cresce o uso de ar condicionado para nos refrescar e, também, os nossos animais de estimação. Nestes casos de calor elevado, o ar parece ser a melhor e mais eficaz solução. No entanto, devemos saber que o ar condicionado não afeta as pessoas da mesma forma que os pets.

O ar condicionado e seu animal de estimação

A realidade sobre o uso de ar condicionado em casa é que ele não é tão saudável e benéfico para animais de estimação.

A mudança súbita de temperatura e o frio, em geral, não são positivos para a saúde dos cães; portanto, deve ser usado com muita moderação.

Consequências para animais de estimação do uso de ar condicionado

Mudanças súbitas de temperatura podem influenciar nossos animais de diferentes maneiras. A primeira coisa a saber é que o focinho dos cães é geralmente úmido, garantia de boa saúde.

ventilador para cães

O ar condicionado produz ressecamento no sistema respiratório dos animais de estimação e estresse adicional.

Nesta tentativa de refrescar o animal, alterações no comportamento podem ocorrer, além de outras consequências físicas.

Quando se trata de expô-lo ao ar condicionado, é importante avaliar fatores como a idade e a saúde do nosso amigo; assim, evitaremos riscos desnecessários.

No caso de animais de idade avançada, em que a capacidade de controlar a temperatura interna não é mais a mesma, é importante saber que suas articulações estão mais atrofiadas. Assim, as mudanças súbitas de temperatura podem afetá-las de maneira muito negativa.

Quanto aos filhotes, o sistema imunológico deles não está totalmente desenvolvido, por isso é recomendável evitar riscos.

O uso de ar condicionado pode causar pneumonia, resfriados, etc. Para evitar isso, recomenda-se substituir o ar pelos ventiladores e evitar que eles se posicionem sob o fluxo direto do ar.

Cachorro e ventilador

O uso de ar condicionado e os animais de estimação

Uma boa maneira de manter o frescor em casa, se você quiser usar ar condicionado, é mantê-lo entre 24° e 26°C.

Com esta temperatura, o processo de adaptação do corpo humano e do organismo dos animais de estimação é muito mais fácil de ocorrer.

Outras maneiras de refrescar seu animal de estimação

O ar condicionado não é a única maneira de refrescar os nossos animais de estimação. Existem muitas outras maneiras de tornar o calor e as altas temperaturas muito mais suportáveis para eles.

É sempre uma questão de garantir o bem-estar de nossos amigos; já que o excesso de calor também não é bom para o organismo deles.

A considerar:

  • Uma maneira muito simples de refrescar nosso melhor amigo é sempre fornecer água fria e limpa em diferentes pontos da casa. Isso servirá para mantê-lo hidratado e, também, para aliviar o calor. É muito importante renovar a água dos bebedouros com frequência, para que a água tenha sempre a temperatura certa. Você também pode pôr cubos de gelo na água.
  • Outra dica importante é levar em conta, na hora de sair para passear, as horas de sol intenso. Evitar as horas de maior influência dos raios solares também é essencial para impedir uma insolação. É melhor dar um passeio no início da manhã ou no final da tarde, especialmente no verão.
  • Se você quer refrescar seu animal de estimação em casa, uma boa maneira de fazer isso é molhá-lo com a mangueira. Isso vai lhe dar uma sensação de alívio que irá mantê-lo fresco por um longo tempo. Também levá-los para rios ou praias é divertido, desde que sejam habilitadas para cães.
  • Quanto ao pelo do animal, não é necessário cortar o pelo muito curto, pois este funciona como isolante do calor.
  • É muito importante não deixar o nosso cão trancado no carro, sem ar, pois ele poderá sofrer uma insolação.
  • Finalmente, uma solução que também é fácil de realizar, é modificar a dieta do seu animal de estimação. Você tem que substituir certos alimentos por alguns mais frescos e menos calóricos.

Em conclusão, o ar condicionado não é aconselhável para o seu animal de estimação quando o tempo estiver muito quente.

No entanto, não será um problema se o seu uso for moderado e na temperatura certa. Levar em conta todos os aspectos acima mencionados será uma excelente maneira de tornar o verão mais suportável para o seu animal de estimação.