Como refrescar um gato no verão?

abril 8, 2020
Saiba como refrescar o seu gato no verão para evitar as temidas insolações!

Os seres humanos se adaptam às mudanças de temperatura através de alterações fisiológicas e comportamentais. Durante o verão, suamos mais, nos hidratamos mais e procuramos lugares mais frios; os felinos fazem o mesmo. Para saber se um gato está confortável, basta observar as mudanças nos seus hábitos em comparação com as outras estações do ano e ajudá-lo se achar que ele está passando muito calor. Saiba como refrescar um gato no verão a seguir.

Como os gatos regulam a sua temperatura?

Os gatos não transpiram através da pele como nós: suas glândulas sudoríparas estão localizadas nas almofadinhas das patas, de modo que eles só ‘suam’ através delas.

Eles também se mantêm frescos deixando a boca aberta, da mesma forma que os cães. Ficar ofegante de forma excessiva pode ser um sinal de muito estresse ou de que algo não está funcionando corretamente; por isso, se você vê perceber que o seu gato está ofegante de uma forma alarmante, o melhor a fazer é ir ao veterinário.

Ao se lamberem, eles não só desembaraçam o pelo e eliminam os pelos mortos, mas também distribuem a saliva pelo corpo inteiro, o que diminui levemente a sua temperatura corporal.

Gato se lambendo

Insolação em gatos

Algumas regiões do mundo apresentam temperaturas muito altas durante o verão, que podem causar insolação em pessoas e animais. Os mais vulneráveis ​​são os filhotes e os gatos doentes ou idosos.

A hipertermia ou insolação ocorre quando os mecanismos fisiológicos de dissipação do calor não são suficientes para manter a temperatura corporal estável. A insolação pode ser muito perigosa e pode até mesmo ser fatal. Para evitá-la, é importante estar atento aos sinais prévios:

  • Respiração acelerada ou dificuldade de respirar.
  • As membranas mucosas podem mudar de cor.
  • Aumento da frequência cardíaca.
  • Tremores musculares ou vômitos.
  • Podem aparecer pontos vermelhos na pele.
  • Fraqueza.

Se você detectar esses sintomas, deve afastar o animal da fonte de calor e, de acordo com a gravidade, talvez ele precise de cuidados veterinários. Uma causa comum de insolação são os animais trancados em veículos expostos ao sol.

Como refrescar um gato no verão?

Como refrescar um gato no verão?

Normalmente, os gatos domésticos não têm acesso ao exterior, por isso devemos garantir que o felino se mantenha fresco dentro de casa.

Algumas maneiras de ajudar são refrescar a casa, oferecer alimentos úmidos para uma maior hidratação, escovar diariamente para evitar o acúmulo de pelos mortos que não deixam a pele arejar, etc. Falamos mais sobre como refrescar um gato no verão a seguir:

Permanecer na sombra ou em um local fresco

Os gatos gostam de se esconder e, se tiverem um abrigo fresco em casa, onde não bata sol, eles usarão esse local como um refúgio durante o verão.

A temperatura da casa deve ser adequada

Com o uso de aparelhos de ar condicionado ou ventiladores, podemos resfriar o interior das nossas casas e mantê-las com uma temperatura adequada para o verão, mas não muito baixa, porque as mudanças repentinas de temperatura também não são recomendadas.

Se para refrescar a sua casa basta abrir as janelas, certifique-se de que elas tenham proteção suficiente para evitar quedas.

O gato sempre deve ter água disponível

Durante o verão, é essencial que as pessoas e os animais se mantenham hidratados. É mais difícil que os gatos bebam água e eles sempre vão preferir a água em movimento, que circule limpa e fresca, e é por isso que é comum ver um gato beber das torneiras da casa.

Podemos oferecer tigelas de água fresca, desde que as troquemos diariamente, ou fontes de água para gatos.

Fonte de água para gatos

Evitar a movimentação nos horários mais quentes

Com as altas temperaturas, eles geralmente ficam mais inativos para evitar gerar mais calor. Além disso, os gatos são animais noturnos e a sua atividade aumenta ao amanhecer e ao anoitecer. É justamente nessas horas que a temperatura é mais baixa durante o verão.

  • Nutro. Cómo prevenir y tratar el golpe de calor en gatos.
  • Cathealth.com
  • Pet MD. How Do Cats Sweat?
  • Portal veterinaria. Fisiopatología y tratamiento de las hipertermias.