Bergamasco, uma raça de cães dos Alpes italianos

junho 22, 2018
É um cão muito inteligente, ativo, atento, paciente, tolerante, atencioso e afetuoso. Este cão 'Rastafari' é ideal para conviver com crianças e com outros animais de estimação e, também, se destaca por ter uma saúde de ferro.

Não faz muito tempo que falamos de cães rastafáris e o Bergamasco era um deles. É uma raça tão peculiar que acreditamos que merece seu próprio artigo. Este cão dos Alpes italianos tem uma aparência e uma personalidade muito distintas. Fique com a gente para conhecê-lo melhor!

Bergamasco, tudo o que você precisa saber sobre ele

História e origem do Bergamasco

Como dissemos antes, ele é originário dos Alpes italianos e tem sido usado como cão pastor por anos. A ideia de usar cães rastafáris como pastores, surgiu com o objetivo de confundir lobos e outros predadores. Eles pensariam que se tratava de uma ovelha e, ao atacá-los, eles ficariam surpresos. A pelagem exuberante, além disso, protege-os de mordidas.

Curiosamente, ao contrário de outras raças, a origem deste cão é desconhecida. Não há documentos que falem sobre isso, nem qualquer registro sobre a idade de existência da raça.

Mesmo assim, talvez por causa de sua aparência, talvez por causa de sua simpatia (característica dos italianos), este cão se espalhou por toda a Europa e é até mesmo conhecida a existência de alguns espécimes na América.

Características físicas

Então, à primeira vista, é óbvio que devemos destacar seu pelo. É um dos cães Rastafari mais característicos, ainda que muitos o confundam com o Komondor, um rastafari de origem húngara. Seu pelo de dreadlocks é algo natural que nasce e cresce assim que é cortado, ou quando penteado.

Bergamasco

Sua textura é rugosa, e os tons de cinza são aceitos, com manchas dessa mesma cor e, às vezes, o tom de Isabela e a cor avermelhada. O preto, se for puro e opaco, também pode ser aceito. Sob nenhuma circunstância o tom branco será aceito, seja unicolor ou combinado com outro tom.

Sua altura oscila entre 60 centímetros nos machos e 56 centímetros nas fêmeas. O peso do macho é de 32 a 38 quilos e nas fêmeas fica entre 26 e 32 quilos. Apesar de seu tamanho, muitos o consideram um cão de tamanho médio. Talvez por causa do peso, embora pareça ter mais, na verdade é o seu pelo que incha.

Seu pelo é abundante em todo o corpo, incluindo as orelhas e as pernas. Não há parte que tenha menos pelos. Apresenta uma forma harmoniosa, com um peito profundo e uma aparência forte.

O comprimento do focinho é igual à dimensão do crânio. Isso faz com que sua cabeça pareça grande, embora ela seja bem proporcional ao resto do corpo.

Personalidade e temperamento do Bergamasco

Como quase todos os cães que foram usados ​​como pastores, o Bergamasco também é um cão inteligente, muito atento, paciente e atencioso. Eles são versáteis e, além das qualidades acima mencionadas, são ideais como companheiros para os menores da casa.

Bergamasco

Além disso, é um animal muito carinhoso e tolerante, por isso ele deixa que as crianças façam tudo com ele. No entanto, apesar de sua natureza afável, eles são cães que devem ser socializados desde filhotes, para evitar comportamentos de machos alfa. Desta forma, você terá um cachorro amigável com todos, sejam eles crianças, cães ou adultos.

Saúde e cuidados especiais

Um dos principais cuidados que você terá que ter com esta raça é o exercício. É um animal muito ativo, que tem que queimar energia e fortalecer seus ossos e músculos. Caminhar e até correr diariamente devem fazer parte de sua rotina diária.

Embora o seu pelo tenha dreadlocks, isso não significa que você não deva lavá-lo. O que você não deverá fazer é penteá-lo. Aplique apenas um xampu de qualidade e um bom condicionador para evitar que os fios se entrelacem e para dar brilho e aparência limpa aos pelos.

No mais, o Bergamasco é um cão forte que não precisa de muitos cuidados, porém recomendamos que você examine seus pelos para encontrar parasitas ou pulgas que podem se esconder em seus pelos.

Se você quer um cão amoroso, leal e que cuida dos seus donos, possivelmente o Bergamasco é o animal que você está procurando.