5 animais mais inteligentes

· maio 26, 2018
Além do chimpanzé, existem outros mamíferos, aves e moluscos capazes de resolver problemas complexos.

Dizem que os seres humanos são os animais mais inteligentes do mundo, mas, neste caso, nos referimos a outras espécies que demonstraram uma grande capacidade de superar obstáculos, viver em grupos e usar ferramentas.

Quais são os animais mais inteligentes?

Dentro deste grupo podemos encontrar primatas, cetáceos, pássaros e até mesmo invertebrados, que são caracterizados por suas habilidades cognitivas, pelo tamanho de seu cérebro ou pela capacidade de resolver certos problemas. Você gostaria de saber quais são os animais mais inteligentes? Então continue lendo!

  1. Chimpanzé

É o animal mais próximo dos humanos e seu desenvolvimento intelectual é o segundo maior do mundo (depois de nós). Ele pode usar ferramentas para conseguir comida ou abrigo, coletar alimentos em grupos, assinar e, até mesmo, usar algum tipo linguagem sofisticada para se comunicar, remover parasitas uns dos outros – piolhos – e lembrar de coisas aprendidas no passado.

O chimpanzé – foto que abre este artigo – pode relacionar objetos com significados, combinar símbolos em sequência e transmitir ideias complexas aos seus congêneres.

  1. Golfinho

Este simpático e sociável cetáceo é também um dos animais mais inteligentes. Pode formar comunidades não só com os da mesma espécie, mas também se associar com outros mamíferos marinhos, para se proteger e para conseguir alimento.

golfinhos

Além disso, o golfinho tem a capacidade de resolver vários problemas ou situações adversas, usar linguagem sofisticada para se comunicar, usar sons para encontrar seus parentes e, até mesmo, fazer sexo além da reprodução.

  1. Corvo

Está relacionado com a escuridão, com a morte e com certas lendas macabras, porém o corvo é um pássaro que se destaca por outras questões, incluindo sua inteligência. Entre suas habilidades, podemos enfatizar que ele tem meios específicos de comunicação de acordo com a situação. Tem uma grande capacidade de memória e forma laços sociais muito duradouros ​​e fortes.

Corvo

corvo tem um dos maiores cérebros entre as aves, pode imitar sons e tem um grande poder de intuição. Ele pode “mandar” em outros animais que trabalham para eles: chama lobos e coiotes para levá-los até onde há carniça, para eles abrirem o corpo e, então, o corvo poderá ter seu banquete. Ele também é conhecido por sua capacidade de roubar e esconder objetos brilhantes e chamativos.

  1. Porco

Além de ser um dos animais mais inteligentes, é também uma das espécies que melhor se adaptam a qualquer situação. O porco pode se organizar em estruturas sociais complexas e, após três semanas de nascimento, pode interagir e brincar com outros indivíduos, bem como desenvolver fortes laços sociais ou emocionais com alguns membros.

Porcos

Esses mamíferos domésticos e selvagens sobrevivem em muitos ecossistemas, podem procurar comida enterrada a vários metros de profundidade e comer qualquer coisa que vejam em seu caminho.

  1. Polvo

Aqueles que se lembram do “polvo Paul”, que dava previsões precisas sobre a copa do mundo, podem dizer que foi um truque da televisão, mas o fato é que os polvos são um dos animais mais inteligentes que existem.

Polvo

Usando seus braços, eles podem investigar espaços, reconhecer e até mesmo sentir texturas diferentes. Além disso, lembram-se de onde há melhor comida com base em suas experiências, porque eles têm uma memória muito boa.

Diferentes estudos científicos realizados revelaram que o polvo possui um alto desenvolvimento neurológico e uma grande capacidade de aprendizagem. Ele também pode abrir frascos de vidro, misturar-se com o ambiente e se adaptar ao ambiente onde vive.

Na lista dos animais mais inteligentes, poderíamos acrescentar ainda: o elefante, o orangotango, o esquilo e o pombo-correio.