Tudo sobre o besouro-de-ouro
Na nomenclatura dos nomes dos animais, existem alguns termos tão curiosos quanto o besouro-de-ouro. Essa espécie de artrópode recebe esse nome devido à sua forma peculiar.
De todas as espécies de besouros existentes, não é a mais conhecida, talvez devido à sua distribuição. Por esse motivo, a seguir, vamos falar sobre alguns aspectos característicos dessa espécie.
Detalhes sobre o besouro-de-ouro
Os besouros são insetos que desempenham um papel importante na natureza. Além de poderem viver em qualquer tipo de ecossistema e se encarregarem de degradar vários restos de matéria orgânica, eles são venerados como deuses no Egito.
Além disso, são apreciados por suas diferentes qualidades, da bioluminescência à natação. E mais, seus exemplares apresentam curiosidades no que diz respeito à natureza, já que as joaninhas são besouros, mesmo que não pareçam.
Nome científico do besouro-de-ouro
O besouro-de-ouro é um artrópode incluído nos insetos coleópteros. Por sua vez, pertence à família dos crisomelídeos e é chamado de Charidotella sexpuntacta.
No entanto, também pode ser identificado por outro nome científico, Metriona bicolor. Com esse nome, esse besouro pode ser encontrado em livros e artigos antigos.
Descrição
O besouro-de-ouro é um inseto pequeno, com um comprimento de 5 a 7 milímetros. Essa espécie também é conhecida por outro nome composto: “besouro-tartaruga-dourada” (golden tortoise beetle).
O primeiro nome, “tartaruga”, refere-se ao formato do seu corpo, que apresenta margens transparentes, pois carecem de pigmentação, que se expandem para os lados.
Ao olhar para essas margens, seu formato lembra o corpo de uma tartaruga, com seu casco, patas e cauda. Essa é a razão pela qual o termo descrito acima está em seu nome.
No que diz respeito à segunda denominação, “dourada”, está relacionada com a variação da tonalidade do seu corpo. Observou-se que ele assume cores entre o laranja e o dourado, com um toque metálico.
Além disso, outro detalhe curioso é que de acordo com seu “humor”, ele muda de cor. Isso ocorre porque, quando o inseto é perturbado, sua tonalidade dourada se torna marrom-escuro.
Embora a causa da mudança de cor nessa espécie não tenha sido investigada, ela foi estudada em C. egregia. Parece que essa mudança está relacionada à hidratação e desidratação do inseto.
Assim, a cor marcante dessa espécie pode variar dependendo do seu humor ou nível de umidade. Da mesma forma, ele também pode exibir pequenos pontos pretos em seu corpo.
Distribuição e habitat do besouro-de-ouro
Com relação à distribuição, o besouro-de-ouro é um inseto da América do Norte. Especificamente da região sul do país, embora também apareça na América do Sul.
Alimentação
Essa espécie é fundamentalmente herbívora, pois se alimenta das folhas da espécie Ipomoea purpurea, típica das regiões tropicais e temperadas do mundo.
Reprodução
Dentro dos diferentes tipos de reprodução, os besouros são classificados como animais ovíparos. Isso significa que eles colocam ovos, que têm em diferentes formas e tamanhos.
No caso do besouro-de-ouro, as fêmeas colocam ovos brancos achatados. No momento da postura, os ovos são colocados no caule das plantas ou na parte inferior das folhas. Depois de postos, as larvas avermelhadas demoram cerca de 5 a 10 dias para emergir. Após a eclosão, aderem à peles ou às fezes, de onde após duas semanas emerge o besouro adulto.
Inimigos naturais
Por outro lado, foi demonstrada a presença de inimigos naturais dessa espécie. Isso ocorre porque ele pode ser parasitado por duas espécies de parasitoides – vespas e moscas. Um dos seus parasitas é a mosca de nome científico Eucelatoriopsis dimmocki. Por outro lado, existe a vespa Tetrastichus cassidus.
Da mesma forma, as larvas também podem ser expostas a outros predadores. Isso inclui joaninhas e diferentes espécies de percevejos.
Em resumo, o besouro-de-ouro é um artrópode norte-americano. De todas as suas características, a tonalidade e a forma do seu corpo são as mais distintas. Observa-se que a natureza coleciona casos tão curiosos quanto o aqui apresentado. Outros exemplos de animais curiosos podem ser híbridos como o grolar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Handbook of Vegetables Pests, Google Books. Chapter 5, pg. 97. Recogido a 31 de agosto en: https://books.google.es/books?id=MO7eDwAAQBAJ&pg=PA97&dq=golden+tortoise+beetle&hl=es&sa=X&ved=2ahUKEwiDmomMycfrAhVCqxoKHSKvAFIQ6AEwAXoECAYQAg#v=onepage&q=golden%20tortoise%20beetle&f=false
- Golden Tortoise Beetle (Charidotella sexpunctata), Insectidentification. Recogido a 31 de agosto en: https://www.insectidentification.org/insect-description.asp?identification=Golden-Tortoise-Beetle
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.