Bobtail japonês: cuidados e comportamento

· dezembro 8, 2018

Além de sua predisposição sociável e lúdica, o Bobtail japonês se destaca pela cauda, ​​extremamente curta.

O bobtail japonês é uma raça felina asiática muito antiga, cujas origens ainda guardam muitos mistérios.

Esses felinos caracterizam-se pela sua cauda muito curta, e também chamam a atenção por sua personalidade extremamente sociável e carinhosa.

Embora habitem as ilhas japonesas há mais de mil anos, esses espécimes só ganharam popularidade internacional nas últimas décadas do século 20.

A seguir, conheceremos um pouco mais sobre o Bobtail japonês, seu comportamento, saúde e cuidados básicos.

Características físicas

Os Bobtail japoneses são gatos de tamanho médio, que podem pesar entre 2,5 e 4 quilos. Seu corpo é magro e delgado, no entanto, mostra uma musculatura bem desenvolvida.

As pernas longas e fortes oferecem uma destreza felina e muita flexibilidade ao correr e pular. Entretanto, a característica mais marcante dessa raça é, sem dúvida, sua cauda muito curta.

Sua cabeça tem um formato de triângulo equilátero e seu tamanho é proporcional ao resto do corpo. Os olhos são grandes, largos e ovais, cujas cores tendem a se harmonizar com a pele do felino.

As orelhas são arredondadas nas pontas e quase sempre estão eretas.

A pelagem do bobtail japonês pode ser curta ou longa, mas sua textura será sempre sedosa e macia.

Além disso, nos gatos de pelos compridos, podemos ver uma camada levemente ondulada nas pontas.

bobtail japonês: cuidados

Você pode ver nesses gatos uma grande variedade de cores sólidas, com exceção dos siameses, lilás, chocolate e abissínio.

Além disso, são reconhecidos machos bicolores pretos e brancos e fêmeas tricolores brancas, pretas e vermelhas.

Comportamento do Bobtail japonês

O gato Bobtail japonês encanta por seu caráter afetuoso, inteligente, sociável e brincalhão. Além disso, ele é muito mais extrovertido do que a grande maioria das raças felinas.

Embora desfrutem de seus momentos de serenidade, esses gatinhos costumam estar sempre dispostos a brincar, aprender e receber carinho.

Portanto, sua popularidade como animal de estimação cresceu enormemente em todo o mundo.

Como particularidade, não gostam de ficar sozinhos ou presos por muito tempo, por isso, adaptam-se melhor a casas ou apartamentos com espaços externos (jardim, terraço, etc.).

Por causa de sua grande inteligência e sensibilidade, precisam de estimulação física e mental diária para manter sua boa saúde e comportamento equilibrado.

Além disso, se não vivem em um ambiente enriquecido, podem desenvolver sintomas de estresse com muita facilidade.

Outra curiosidade é que esses felinos são geralmente muito expressivos e têm a capacidade de emitir uma ampla gama de sons para se comunicar com seus donos.

Na verdade, essa raça é reconhecida por sua ‘voz de canto’, podendo miar diferentes “melodias” em sua rotina diária.

bobtail japonês: comportamento

Cuidados essenciais

O Bobtail japonês requer escovação regular para manter a beleza de sua pelagem e evitar a formação de bolas de pelo em seu sistema digestivo.

Gatos de pelo curto devem ser escovados pelo menos três vezes por semana.

Se os gatos tiverem pelos compridos, precisarão de uma escovação diária para uma manutenção ideal da pelagem.  Essa tarefa será compensada pela beleza de sua aparência externa recém-penteada.

Uma nutrição completa e equilibrada será fundamental para o seu felino desenvolver plenamente suas habilidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais.

É sempre aconselhável ter a orientação de um veterinário para escolher a dieta mais adequada para o Bobtail japonês.

Por serem muito ativos e inteligentes, esses gatos precisam viver em um ambiente enriquecido que estimule sua curiosidade e lhes permita exercitar o corpo e a mente.

Além disso, a companhia de seus donos será indispensável para que o Bobtail japonês desfrute de uma vida feliz e saudável.

Saúde do Bobtail japonês

A expectativa de vida estimada para um Bobtail japonês é de 9 a 15 anos. No entanto, sua longevidade real dependerá dos cuidados e do ambiente fornecidos por seus donos.

Dessa forma, quando vivem em um lar positivo e recebem os cuidados certos, podem viver mais.

Como todas as raças felinas, o Bobtail japonês mostra predisposição genética para certas doenças. Abaixo, listamos as patologias mais frequentes da raça:

  • Bolas de pelo no trato gastrointestinal (tricobezoares)
  • Problemas urinários e renais
  • Obesidade (quando sua rotina é sedentária)

Finalmente, devemos sempre lembrar que todos os gatos, sejam eles mestiços ou de raça, precisam contar com uma medicina preventiva adequada durante toda a vida.

Lembre-se de levar seu Bobtail japonês ao veterinário a cada seis meses, respeitar sua carteira de vacinação e realizar sua desparasitação interna e externa periodicamente.