Bobtail japonês, o gato da sorte

janeiro 26, 2020
Há várias lendas nipônicas relacionadas ao bobtail japonês. Sem dúvida, seu rabo em forma de pompom chama a atenção.

O bobtail japonês, o gato da sorte, é rodeado de muitas lendas e tradições; é um animal que ama a diversão e dá sorte para todos aqueles que têm contato com ele.

Esses felinos são venerados pelos japoneses, que atribuem a ele o poder de atrair a sorte. De fato, não se sabe com certeza quando e onde o bobtail se desenvolveu, mas essa raça faz parte da cultura oriental há séculos.

Lendas sobre a origem do bobtail japonês, o gato da sorte

Diz a lenda que uma pequena gata de rabo curto chamada Maneki-Neko cumprimentava os transeuntes em seu caminho; essas pessoas afirmavam que, quando isso ocorria, elas tinham um ótimo dia.

Graças a essa lenda, uma representação da Maneki-Neko cumprimentando em sinal de boas-vindas fica na parte da frente do Templo Gotokuji em Tóquio. A ideia é garantir boa sorte a todos aqueles que a veem.

Outra versão conhecida da sua origem conta sobre um gato adormecido cujo rabo foi incendiado pela faísca de uma fogueira próxima. O gato, então, correu com o seu rabo em chamas por toda a cidade imperial, e foi incendiando tudo em seu caminho.

O imperador decretou, muito aborrecido, que todos os gatos deveriam ter os seus rabos cortados para, assim, evitar um novo desastre.

Características do bobtail japonês

Características distintivas 

Os gatos domésticos foram levados da China e da Coreia para o Japão no século VI. As peculiares características do bobtail japonês, gatos tricolores de rabos de pompom, adornavam as serigrafias e as gravuras dos palácios imperiais no século XVII.

O seu toquinho de rabo é muito semelhante a um pompom, e é o resultado de uma mutação genética natural. Eles têm a cabeça triangular, com as maçãs do rosto altas, nariz longo, com olhos ovalados.

As patas traseiras desse belo exemplar são ligeiramente mais longas do que as patas dianteiras, dando a eles, dessa forma, uma singular e elegante forma de caminhar.

O bobtail japonês, o gato da sorte, é pequeno, com um peso de 2,5 a 4,5 quilos aproximadamente. A sua pelagem é muito suave e pode ser longa ou curta. Além disso, a raça tem uma grande variedade de cores e padrões.

O bobtail japonês, o gato da sorte

Razões para ter um bobtail japonês

Se você esta pensando em ter um bobtail japonês como animal de estimação, essas razões vão terminar de convencê-lo.

  • Ele é ativo e inteligente.
  • Ele adora brincar.
  • Ele é muito curioso, audaz e sempre está alerta.
  • Eles se comunicam por meio de uma ampla variedade de sons, ruídos e miados.
  • São gatos extrovertidos que se dão bem com as crianças e com outros animais de estimação, especialmente os cachorros.
  • Eles se adaptam com facilidade a novas pessoas e situações.
  • Eles são excelentes companheiros, pois desejam se envolver com os seus companheiros humanos.

Informações sobre a raça

O gato bobtail japonês da sorte tem uma expectativa de vida de 9 a 15 anos; ele pode, inclusive, alcançar os 18 anos se for bem cuidado e tiver uma alimentação adequada.

É recomendável escovar a sua pelagem pelo menos duas vezes por semana; na primavera e no outono, no entanto, isso terá que ser feito mais frequentemente. Da mesma forma, é importante cortar as suas unhas regularmente.

Ainda que ele não precise de cuidados especiais, é preciso levar em conta certas coisas: mantê-lo dentro de casa para protegê-lo dos carros, de doenças de outros gatos e de ataques de animais próximos.

Dicas para cuidar do gato da sorte

Com essas dicas, você vai poder cuidar de forma adequada do seu bobtail japonês:

  1. É muito importante manter a caixinha de areia limpa, pois isso vai evitar doenças comuns nos gatos, como alergias, por exemplo. É recomendável limpar a caixinha diariamente e trocar a areia completamente uma vez por semana.
  2. Posicionar a caixa de areia do gato é uma escolha difícil; o mais adequado é que seja em um lugar tranquilo, afastado do trânsito diário da casa.
  3. O bobtail deve ser alimentado com ração de muito boa qualidade. A ração seca para gatos deve conter pelo menos 70% de proteína; uma outra opção, contudo, é a ração úmida enlatada.
  4. Se você escolher a comida natural, o peixe cozido sem espinhas é muito bem recebido pelo bobtail japonês.

Como dado anedótico, vamos lembrar que o bobtail japonês, o gato da sorte, inspirou a criação da popular Hello Kitty: uma personagem cuja fama transcendeu o passar do tempo.