Ração úmida para gatos: conselhos e considerações

Na hora de alimentar um gato, pode ser que surja a dúvida: devemos alimentá-lo com ração úmida ou seca? O que será melhor para ele? Hoje lhe falaremos sobre os prós e contras da ração úmida para gatos.

Antes de saber se a ração úmida é a mais apropriada, vejamos do que os gatos precisam e o que cada tipo de alimento pode lhes oferecer.

O que a dieta de um gato tem que ter

Cada espécie tem suas necessidades, e os gatos têm algumas muito especiais. Eles precisam de 41 micronutrientes essenciais que seu corpo não tem capacidade de produzir e que devem ser obtidos através da comida. Alguns deles terão que vir de fontes animais, já que a carne é parte essencial da dieta felina.

Gato comendo ração úmida

Por isso, se alguém está pensando em dar ao gato uma dieta vegetariana, ela não terá os nutrientes necessários para levar uma vida saudável.

Então, sabendo do que os gatos precisam, que comida devemos escolher?

Ração úmida para gatos? Ou melhor a seca?

Esse será um assunto para levar em conta, a não ser que seu gato esteja seguindo uma dieta receitada pelo veterinário para resolver algum problema de saúde.

O que é preciso levar em conta?

  • Do que o gato gosta. Ele pode ter suas próprias preferências por um ou outro tipo de ração.
  • Com que ração fica mais feliz. Assim como nós, os gatos têm suas preferências. Pode ser que seu gato prefira uma textura específica, ou outro aroma e sabor.
  • Como e onde você guarda a ração. Para a ração úmida para gatos, você vai precisar de espaço extra no refrigerador. Já para a seca, não. Esse é um fator importante a ser levado em conta.
  • Suas preferências. Cada um de nós tem gostos no que se refere a compras. Por isso, você deve levar em conta os seus, como os nutrientes, a fidelidade a algumas marcas, a qualidade, etc.

Vantagens da ração seca

Esses são os benefícios da ração seca que você pode avaliar antes de decidir se a ração úmida para gatos é o ideal para seu amigo:

  • Sua textura é ideal manter os dentes do gato limpos e sua mandíbula forte. Por ser crocante, ele terá que se esforçar para mastigar, e isso ajudará sua saúde bucal.
  • É muito fácil de armazenar. Você só terá que comprar uma bolsa ou saco, abrir, fechar bem e pronto. Além disso, tem um longo prazo de validade.
  • Pode ser usada para exercício físico e mental. Você poderá escondê-la sem medo de que apodreça, e poderá ser jogada sem manchar nada e assim fazer com que o gato faça exercício.
  • Não estragará se você deixá-la um dia no comedouro.
  • Há variedades de rações que farão com que o gato possa aproveitar diferentes texturas e sensações.

Vantagens da ração úmida para gatos

Para que você analise se a ração úmida para gatos é o melhor para seu animal, veja suas vantagens:

gato comendo raça

  • Ajuda a fazer com que seu gato beba mais água, por sua umidade.
  • Pode ser aquecida e, assim, fazer com que o gato tenha mais vontade de comer.
  • Se seu gato tem problemas bucais, será mais fácil para ele comê-la, já que sua textura é muito suave.
  • O gato se sentirá cheio mais rapidamente, já que a composição é mais contundente, mas nem por isso é mais indigesta.
  • Por serem doses individuais, isso evitará com que o gato coma mais do que o necessário.
  • Cada produto tem uma textura diferente, o que proporcionará momentos de prazer para seu animal.

Como podemos ver, tudo tem suas vantagens e desvantagens. No entanto, no fim, quem decide qual alimentação dar a seu gato é você. Lembre-se de que, para tomar essa decisão, você precisa levar em conta os gostos de seu felino e também suas preferências. Se você acha que a ração úmida para gatos é o ideal, vá em frente!

Fonte da imagem principal: Fiat White Guy

Recomendados para você