Braco de Ariège

· agosto 4, 2018

Queremos falar sobre uma raça de cães pouco conhecida mesmo em seu país de origem: o Braco de Ariège. Este é um animal peculiar e nós amamos pesquisar para poder compartilhar com você mais sobre ele. Quer saber mais sobre este cão?

Tudo o que você precisa saber sobre o Braco de Ariège

História e origem

Braco de Ariège

O Braco de Ariège vem da França e até mesmo neste país até hoje é uma raça pouco conhecida. Desde sempre foi um cão usado para caçar e não é muito conhecido como animal de estimação. Esta raça foi criada no século 19, através de cruzamentos entre o braco francês e outros bracos de áreas do sul que tinham pelagens brancas ou alaranjadas.

Esta raça, talvez pelo trabalho ao que se dedicava e por não ser considerado adequado como animal de companhia, não teve muita popularidade e, na década de 1980, estava quase extinta. No entanto, alguns criadores decidiram preservá-los e, na década de 90, sua população estava novamente crescendo.

Hoje, o Braco de Ariège continua a existir, mas mesmo assim não é muito famoso, a não ser no mundo da caça e, mesmo entre muitos caçadores, seja da França ou de outros países, não é bem conhecido.

Características

É um cão robusto, de tamanho médio e com uma aparência poderosa. É leve, porém forte e resistente, e combina isso com a elegância que traz na harmonia de suas proporções. Embora seus membros sejam delgados, parecem retos e musculosos, fortes e robustos, e com coxas longas.

Os machos podem medir entre 60 a 67 centímetros de altura, enquanto as fêmeas apresentam entre os 56 e 65 centímetros. Seu peso varia entre 25 e 30 quilos e sua expectativa de vida é de 12 a 14 anos.

Sua cauda é grossa na base e está ajustada para o exterior, embora, como regra, geralmente seja cortada para evitar desconforto durante a realização da caça. Com relação à sua cabeça, ela é longa e com o focinho reto, o que cria quase um ângulo de 90 graus; e com orelhas magras, torcidas e longas que caem quase até chegar ao nariz.

Além disso, seu pelo curto é apertado, forte e abundante, e tem uma camada interna mais macia. As cores aceitas são principalmente o branco e o caramelado, com manchas alaranjadas ou castanhas.

Caráter e temperamento do Braco de Ariège

Apesar de ser sempre usado como caçador e rastreador, o braco de Ariège é um cão muito versátil e adaptável, de modo que poderia ser facilmente usado para outras tarefas.

Embora não seja um dos cães mais procurados como animal de estimação, é amoroso, inteligente e muito dócil. Pode viver em áreas rurais, embora também se adapte a pequenos apartamentos. Ele ama companhia e é muito familiar, o que o torna ideal para viver com crianças.

Nesse sentido, é equilibrado, se dá bem com outros cães e outros animais de estimação e é muito fácil de treinar. No entanto, devemos ter em mente que é um cão muito ativo e que, se ficar aborrecido ou inativo por muito tempo, pode tornar-se destrutivo e latir muito.

Cuidados especiais com o Braco de Ariège

Não é um cão com problemas de saúde comuns, mas há certos fatores a serem considerados. Por exemplo, suas orelhas que, por serem caídas, poderiam ocultar bactérias infecciosas, por isso elas devem receber uma atenção especial.

Se o cão for usado para caça, será necessário prestar atenção sempre que saímos com ele, para garantir que não haja parasitas na pele e no pelo. E, claro, como dissemos antes, é um animal muito ativo e o exercício será uma parte essencial da sua rotina.

Embora o Braco de Ariège não tenha sido muito usado como animal de estimação, é um cão muito adequado para isso. Então, se você está pensando em ter um novo amigo, poderia levar essa raça em consideração.