Raças de cães da França

Há mais de 40 raças de cães da França registradas. Neste artigo, vamos te contar sobre os principais raças cães da França. Muitas delas são internacionalmente famosas, enquano outras que são adotadas apenas pelos camponeses do país.

Quais são as raças de cães da França?

Se contarmos todos os caninos que nasceram nas terras francesas, chegaremos a 43 raças. Esse país é um dos maiores criadores de “linhagens” do mundo. Conheça, agora, alguns dos cães mais importantes da França:

Buldogue francês: uma das raças de cães da frança

1. Basset Hound

Essa raça faz parte do grupo de cães farejadores e é caracterizada por pernas curtas, corpo alongado e orelhas caídas que podem tocar o chão. Esse cão foi criado para a caça de veados, raposas e cervos. Ele surgiu através do cruzamento entre o cão de Santo Humberto – Bloodhound (da Bélgica) – e um cão inglês . Esse cão é muito calmo e amável, um pouco teimoso, carinhoso, brincalhão e afetuoso. Ele se dá bem com as crianças e gosta de dormir e comer mais do que se exercitar. Apesar disso, o esporte é algo essencial para evitar o excesso de peso nessa raça.

2. Dogue de Bordeaux (Mastim francês)

Essa é outra das raças de cães da França, nesse caso, pertencente à família dos mastins. O Mastim francês é grande e tem muita força, bem como um caráter firme e determinado. É sem dúvida um excelente cão de guarda.

Antigamente, costumava ser usado para caça de animais grandes e para lutar. Ambas as atividades, felizmente, proibidas hoje em dia. Quanto ao seu temperamento, podemos enfatizar que ele é muito ligado à sua família e é bastante afetuoso. Esse cão sofre muito quando está sozinho e pode se tornar agressivo.

3. Buldogue francês

Os primeiros espécimes surgiram no final do século XIX, depois que os buldogues ingleses chegaram à França, após a Revolução Industrial. É um molosso de tamanho pequeno, mas muito musculoso e forte. Uma das principais características de sua aparência são as orelhas de “morcego”, isto é, pontiagudas e para frente.

Além disso, tem um pequeno focinho e dobras no rosto. O personagem desse animal é: sociável, brincalhão, alerta e alegre. Você pode viver em um apartamento sem problemas e você precisa se exercitar todos os dias.

4. Poodle

O poodle é outra das raças de cães da França que são muito populares ao redor do mundo. Esse cão surgiu no século XV como um mascote para nobres e aristocratas. Mais tarde, ele foi usado como um cão coletor na água porque buscava as presas que haviam caído em barragens de lagos ou rios. Atualmente, esse cão se destaca pela beleza e elegância. Existem quatro tipos de poodle: toy, anão, médio e grande. Eles são animais muito brincalhões e ativos, cheios de energia e inteligentes, mas são facilmente distraídos.

O poodle: uma das raças de cães da frança

5. Pastor dos Pireneus

Essa raça está dentro do grupo de cães pastores e é usada para vigilância, especialmente na região montanhosa dos Pireneus. Existem duas variedades: de pelos longos e de pelos curtos. É um animal muito ágil e ousado. Ele não tem medo de atacar um lobo ou um urso, se necessário. Além disso, caracteriza-se pela independência (difícil de treinar). Ele tem uma aparência adorável com pelagem branca de camada dupla e orelhas caídas. O pastor dos pireneus é de tamanho médio e tem ossos finos.

6. Griffon azul da Gasconha

É uma raça de cães da França do tipo bloodhound e originada na região da Gasconha (sudoeste do país). É usado para caça pequena, tem manchas salpicadas, orelhas caídas e cauda elevada e curvada. É um cruzamento entre o pequeno azul da Gasconha e o griffon de Nivernais. Ele está sempre muito alerta e não é muito conhecido fora do território francês.

7. Spaniel anão continental (Papillon)

Essa é outra das raças de cães da França que está relacionada com as classes nobres do século XVIII. O nome se deve ao fato da rainha Maria Antonieta ter um cão dessa espépice. A rainha chamava o anima de “le petit papillon” (a pequena borboleta). É um animal do tipo Spaniel que tem orelhas semelhantes às asas de uma borboleta, abertas e verticais. Eles geralmente são brancos com manchas pretas ou avermelhadas. Ele é um cão muito leal, bastante ativo, com pelos lisos e elegantes. Além disso, o Papillon é fácil de treinar e precisa de companhia desde pequeno.

Recomendados para você