Braco Francês da Gasconha, tamanho grande
Há um outro tipo de Braco do qual queremos lhe falar neste artigo: o Braco Francês da Gasconha. Mesmo tendo similaridades com o Braco Francês Pirineu, são duas raças distintas e é preciso aprender a diferenciá-las. Por isso, a seguir, contaremos todos os detalhes sobre essa raça.
Tudo sobre o Braco Francês da Gasconha
Origem
Tanto o Braco Francês da Gasconha quanto o Pirineu descendem de alguma raça de pointer francês, ambos datam do século 14. Isso não é algo que se pode dizer com exatidão, pois essas raças apareceram antes que houvesse um registro oficial de raças. No entanto, acredita-se muito que eles provêm de cães locais e recuperadores espanhóis e italianos.
Após as duas guerras mundiais, apenas alguns exemplares sobreviveram, e a raça encontrou-se em perigo de extinção. No entanto, graças ao Doutor Castets e a M. Secan-Langrage, o braco sobreviveu. Hoje em dia, continua sendo um animal muito valorizado na região. É utilizado como cão de trabalho e de caça. Nascem apenas 200 filhotes por ano, o que pode parecer pouco, mas sem dúvida é uma garantia de que a raça continuará existindo.
Características do Braco Francês da Gasconha
O Braco Francês da Gasconha tem tamanho médio para grande, com aparência poderosa, mas não muito pesada. É um cão cheio de vigor, resistência e com um olhar nobre, além de uma certa elegância que seu pelo e a harmonia de seu corpo lhe confere.
Suas patas são compridas e retas, largas e musculosas, e ele as move com a elegância de um cavalo. A cabeça é comprida, com focinho reto e largo, as fossas nasais abertas e a trufa de cor marrom. Suas orelhas compridas e magras tem a base larga e caem dos lados da cabeça.
Sobre sua pelagem, trata-se de um manto grosso que tem muita densidade, ainda que seja mais fino na zona da cabeça e nas áreas onde há vincos. Além disso, pode ser de cor marrom, marrom com branco, branco salpicado e bege fogo.
Caráter do Braco Francês da Gasconha
É um animal que, mesmo tendo sido utilizado para trabalhos, caça ou como coletor, é muito apto para ser um cão de família. Neste sentido, é tranquilo, amável, obediente, tolerante e dócil, o que faz dele um cão fácil de ser treinado. Além disso, é muito amoroso com as crianças e defensor delas. Também se dá bem com outros animais, sejam eles cães, gatos ou animais de outras espécies.
O Braco Francês da Gasconha é um animal muito ativo e que não se entendia, por isso é perfeito para um ambiente familiar, principalmente com crianças. Se ele chegar a se entediar, pode ter comportamentos destrutivos e latir de forma excessiva.
Saúde e cuidados com o Braco Francês da Gasconha
Essa raça não tem problemas de saúde comuns, mas é preciso levar em conta vários fatores. O exercício é um dos principais, já que devido ao seu nível de atividade, precisará de doses diárias de pelo menos 45 minutos.
As orelhas serão outro aspecto a ser levado em conta, pois devido a sua forma e comprimento, é preciso examiná-las quase que diariamente, para conferir se não há bactérias. Cuidado com os carrapatos nessa área!
Seus pelos precisarão de apenas uma escovação semanal, para eliminar os pelos mortos. E claro, as visitas periódicas ao veterinário não são algo que se pode deixar passar só porque se trata de um cão forte. É preciso estar sempre atento para manter sua boa saúde.
O que você achou de conhecer mais a fundo o Braco Francês da Gasconha? Um cão que, mesmo que tenha sido criado para ser um cão de trabalho, pode muito bem ser seu próximo animal de estimação. Que tal?
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.