Brincadeiras para fazer em casa com o seu cão
Durante o inverno, é possível que o tempo frio não permita que você fique na rua com o seu cão por quanto tempo quiser.
Isso não significa que tenha que desistir dos exercícios e brincadeiras com seu cão, muito pelo contrário. Seus esforços para mantê-los como parte de sua rotina devem dobrar. Para conseguir isso, falaremos sobre algumas brincadeiras para fazer em casa com o seu cão.
Por que as brincadeiras devem fazer parte da rotina
Tanto o exercício quanto as brincadeiras são uma parte essencial da vida de um cão, porque só assim o animal poderá ser equilibrado e feliz.
Estas devem ser diárias, pois proporcionam muitos benefícios tanto no sentido físico quanto emocional e mental. Estes são alguns dos benefícios:
- Ajuda a evitar o estresse. Se o seu cão passa muito tempo sozinho em casa enquanto você trabalha, é possível que o tédio e a solidão tenham gerado um nível de estresse que o exercício e as brincadeiras podem aliviar.
- Melhora suas articulações. Quando os cães envelhecem, assim como no caso das pessoas, uma das áreas do corpo que mais sofre são as articulações. Permitir que seu animal de estimação se exercite e brinque durante a sua vida fará com que suas articulações e músculos se tornem mais fortes quando chegar a idade avançada.
- Desenvolve sua inteligência. As brincadeiras irão incentivá-lo a descobrir como fazer as coisas, especialmente aquelas que focam em aumentar sua inteligência.
- Melhora sua agilidade e flexibilidade.
- Cria uma ligação mais próxima com você. Dizem que a união fortalece o amor e, portanto, quanto mais tempo você passar brincando com seu cachorro, mais forte será o vínculo que ambos criarão.
Estes são apenas alguns dos benefícios que brincar com o seu cão pode trazer ao seu animal de estimação, mas asseguramos que a lista completa seria interminável. Por isso, vamos passar para a nossa lista de ideias e sugestões de jogos com seu pet.
Brincadeiras para fazer em casa com o seu cão
Está chovendo? Muito frio ou vento? Bem, tome nota destas ideias para brincar com seu cachorro em casa e superar o mau tempo.
Esconder comida
Esta não será apenas uma brincadeira que manterá seu cão entretido por um tempo considerável, mas também aumentará sua inteligência.
Basta esconder alguns pequenos pedaços de comida, suas guloseimas favoritas ou qualquer alimento que ele ama em vários cantos da casa.
Se você ainda quiser dar mais emoção a ele, pode colocar a comida em brinquedos Kong e escondê-los pela casa.
Seu animal de estimação não vai demorar muito para farejar que há algo em algum lugar e vai começar a procurar como louco.
Se ele não fizer isso por si só, você pode mostrar-lhe a comida, deixá-lo cheirar e depois ir para um lugar onde você escondeu alguma coisa. A busca começou!
Ao ataque
Esta brincadeira é muito divertida para ambos. Consiste em você perseguir seu cachorro como se fosse uma presa.
Caminhe em direção a ele lentamente enquanto olha nos olhos dele, e quando ele menos esperar, pule para pegá-lo. Esta brincadeira ajudará a melhorar os reflexos e atenção do seu animal de estimação.
Brincadeira com uma corda
Não há nada que os cães gostem mais do que puxar as coisas com a boca. Bem, pegue uma corda, mostre para seu cachorro, aproxime-se e mova-a.
Deixe-o pegá-la de vez em quando e puxe-a. Você pode escondê-la atrás das costas e começar a andar ou correr pela casa para que seu cão persiga você. Você vai ver o quão bem vocês brincam juntos!
Pega-pega
Claro que você se lembra dessa brincadeira de quando era pequeno. Basta perseguir o seu cão e quando você der um toque nele, ele terá que correr para te perseguir. Seu cão entenderá como a brincadeira funciona? Experimente e você verá, é muito simples.
Como vimos, o mau tempo não precisa ser um impedimento para o seu cão brincar e se exercitar. Com estas brincadeiras para fazer em casa, você está salvo!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Sommerville, R., O’Connor, E. A., & Asher, L. (2017). Why do dogs play? Function and welfare implications of play in the domestic dog. Applied Animal Behaviour Science. https://doi.org/10.1016/j.applanim.2017.09.007
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.