A cabra anã: um animal adorável para ter em casa
A cabra anã é uma espécie que, devido ao seu pequeno tamanho e caráter amigável, passou a ser considerada um animal doméstico. Apesar da diversidade de raças, sua boa sociabilidade a torna uma opção interessante como animal de estimação.
Tradicionalmente, vacas, ovelhas e cabras têm sido associadas a espécies de animais típicas do ambiente rural. No entanto, nos últimos anos, a cabra anã se tornou uma alternativa para a escolha de um animal de estimação.
Características da cabra anã
Algumas das raças mais populares de cabras anãs são: a cabra miniatura australiana, a cabra anã nigeriana e a cabra pigmeu. Todas têm um tamanho pequeno, mas é a última que, devido aos seus 45 centímetros de altura, geralmente está vinculada ao nome de cabra anã.
A cabra pigmeu tem sua origem na África Ocidental, especificamente nos Camarões, sendo posteriormente exportada para a Europa e os Estados Unidos. A princípio, sua criação estava associada à obtenção de leite e carne, mas sua disposição amigável levou à sua inclusão no ambiente familiar. Além disso, tornou-se um animal de exibição em circos e zoológicos.
A cabra anã não costuma pesar mais que 30 kg e, geralmente, tem uma pelagem curta e macia, com manchas de vários tons. Os machos se distinguem por ter um chifre mais proeminente, que pode ser espiral. Sua expectativa de vida é de 10 a 15 anos, em comparação com os 18 anos que a cabra comum pode atingir.
Dicas para o cuidado em casa
A extrapolação do campo para a casa envolve uma série de cuidados que podem não ser viáveis para todos os tutores.
- Ter espaço suficiente. Apesar de esse animal ter dimensões menores do que outros animais de estimação, os tutores não podem esquecer a origem rural e sua natureza saltadora. Portanto, deve haver espaço para correr e um abrigo para se proteger das intempéries. Além disso, é importante cercar o perímetro para que o animal não fuja.
- Elas preferem companhia. São tipicamente animais gregários, principalmente a cabra-pigmeu, cuja facilidade de socialização, por sua vez, a torna dependente de outros congêneres ou pessoas. Portanto, é preferível comprar pelo menos duas cabras, o que aumenta o espaço necessário e as despesas econômicas.
- Dieta variada. O mais recomendado é fornecer uma dieta baseada em grama, feno, grãos e todos os tipos de vegetais. No caso de não ser possível administrá-la, os proprietários devem consultar os alimentos especiais que atendam às suas necessidades alimentares. É importante garantir que a cabra receba a quantidade recomendada de minerais comprando preparações específicas, como o floco de sal.
- Dê a atenção necessária. Esses animais são afáveis e brincalhões, por isso exigem carinho e estímulo. Além disso, dependendo da raça ou do ambiente, exigem uma série de cuidados em relação a limpeza, escovação e corte dos cascos.
- Requisitos legais. Dependendo da área, a aquisição desse animal de estimação pode envolver algum documento ou licença necessária, assim como exigências relacionadas ao seu transporte. A razão é que, para fins legais, essas cabras ainda são considerados animais de rebanho.
A cabra anã é a nova opção a ser considerada como animal de estimação. No entanto, é importante garantir que você tenha os recursos financeiros e o espaço necessários para garantir o bem-estar do animal.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ali, S., Zhao, Z., Zhen, G., Kang, J. Z., & Yi, P. Z. (2019). Reproductive problems in small ruminants (Sheep and goats): A substantial economic loss in the world. Large Animal Review, 25(6), 215-223. https://www.largeanimalreview.com/index.php/lar/article/view/63
- Ballina, A., Rugama, S. A., & Reyes, E. A. (2006). Guía para el manejo sanitario y reproductivo de las cabras. FAO. PESA. https://www.fao.org/3/as500s/as500s.pdf
- Chiejina, S., & Behnke, J. M. (2011b). The unique resistance and resilience of the Nigerian West African Dwarf goat to gastrointestinal nematode infections. Parasites & Vectors, 4(1). https://doi.org/10.1186/1756-3305-4-12
- Nigerian Dwarf Goats – Oklahoma State University. (2021, 7 julio). https://breeds.okstate.edu/goats/nigerian-dwarf-goats.html
- Ofori, S., Hagan, J., Kyei, F., & Etim, N. (2021). Phenotypic and genetic characterization of qualitative traits in the West African Dwarf goat of Ghana. Scientific African, 13, e00857. https://doi.org/10.1016/j.sciaf.2021.e00857
- Oloche, J., Atooshi, M. Z., & Tyokase, M. U. (2018). Growth performance and blood profile of West African Dwarf (WAD) goats fed varying levels of treated sweet orange peels. Tropical Animal Health and Production, 51(1), 131-136. https://doi.org/10.1007/s11250-018-1667-7
- Oseni, S. O., Yakubu, A., & Aworetan, A. R. (2017). Nigerian West African Dwarf Goats. Sustainable Goat Production in Adverse Environments: Volume II, 91-110. https://doi.org/10.1007/978-3-319-71294-9_8
- Pygmy Goats – Oklahoma State University. (2021, 7 julio). https://breeds.okstate.edu/goats/pygmy-goats.html
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.