Diferenças na criação de ovelhas e cabras

fevereiro 22, 2020
Embora possam parecer semelhantes, as divergências na criação de ovelhas e cabras tornam mais aconselhável a especialização na produção de apenas um desses dois animais.

O conhecimento sobre as diferenças na criação de ovelhas e cabras é essencial antes de fazer um investimento na pecuária. A produção pecuária envolve o investimento de quantias significativas em animais e transporte. Assim, é fundamental tomar medidas seguras para otimizar os recursos investidos.

Embora a criação de ovelhas e cabras possa ser uma opção válida, a especialização deve levar em consideração as peculiaridades específicas de cada animal. Os grandes produtores de gado alcançam bons resultados graças ao conhecimento obtido ao trabalhar com apenas uma espécie.

Principais diferenças de criação entre ovelhas e cabras

Existem três diferenças principais na criação de ovelhas e cabras. A primeira é o clima de criação que cada espécie exige, a segunda é a alimentação e a terceira é o interesse produtivo.

1. Criação de acordo com o clima

As variações no clima influenciarão o objetivo de cada produtor de gado. Por exemplo, o animal pode ser criado para produzir leite, lã ou carne. Por sua vez, cada produto potencial pode ser combinado com outro, como na produção de lã e do leite no caso das ovelhas.

  • O clima para a criação de cabras

Embora as cabras se adaptem a todos os tipos de clima, terreno e geografia, existem raças que preferem uma ou outra característica. Algumas raças preferem climas frios, enquanto outras não prosperam longe de climas quentes.

Animais de fazenda

  • O clima para a criação de ovelhas

No caso das ovelhas, é conveniente primeiro, como mencionado, definir o objetivo da sua produção; ele irá determinar a raça ideal e o clima para a reprodução. Se você deseja criar para produzir lã, precisa estar ciente de que apenas algumas raças específicas podem fornecê-la.

2. Criação de acordo com a alimentação

Ovelhas e cabras são animais herbívoros, mas nem todas as plantas são a preferência de ambas as espécies. Entre as diferenças na criação de ovelhas e cabras, a alimentação é uma grande influência no sucesso da produção.

  • A alimentação para a reprodução de cabras

Por serem animais ruminantes, as cabras preferem folhas duras, ervas daninhas e caules para a alimentação. Na natureza, as cabras se alimentam de plantas de regiões montanhosas e diferentes tipos de grama. A variedade é uma constante em sua dieta.

  • A alimentação para a reprodução de ovelhas

Assim como as cabras, as ovelhas experimentam diferentes tipos de plantas como alimento. A principal diferença é que elas não comem quase nada além de ervas suaves, um alimento natural que as cabras geralmente rejeitam.

3. Diferenças em relação à criação de ovelhas e cabras

Como podemos ver, a produção que é obtida da criação de cabras e ovelhas tem a ver com carne, lã e leite. O segredo para competir e vencer neste empreendimento é saber qual produto envolve menos riscos e mais lucros.

Ovelhas e cabras pastando

A produção de carne de cabra e ovelha não é uma das melhores apostas comerciais. É um alimento com alto teor de colesterol, portanto, a sua ingestão geralmente acontece apenas em residências particulares. Além disso, se houver um descuido mínimo, toda a produção pode ser contaminada com parasitas transmissíveis às pessoas.

A produção de leite fornece benefícios aos produtores. As pessoas estão bastante familiarizadas com este alimento que, além de tudo, não possui lactose. No caso do leite de cabra, estipula-se que ele possui 25% mais cálcio do que o leite de vaca.

Por outro lado, a quantidade de cálcio no leite de ovelha excede em muito o leite da vaca e da cabra. Estima-se em 80% a mais. O leite de ovelha é altamente recomendado, pois é mais leve e facilmente digerível que os outros dois.

Como considerações finais, podemos assumir que as diferenças na criação entre ovelhas e cabras devem ser pesadas em termos dos benefícios que uma ou outra espécie pode proporcionar. Embora os custos de manutenção de cabras e ovelhas não apresentem muitas diferenças, elas existem na rentabilidade de ambos os casos.

De qualquer forma, os produtos obtidos com esse gado não convencional estão ganhando popularidade. Segundo alguns estudos econômicos, a perspectiva de uma alternativa ao leite de vaca está sendo cada vez mais bem recebida pela população.