Seu cachorro pode comer iogurte?

Uma das preocupações que os tutores de animais de estimação caninos têm é se um cão pode comer iogurte. Descubra abaixo.
Seu cachorro pode comer iogurte?

Última atualização: 10 junho, 2022

Em geral, o iogurte é um alimento composto de leite, e este último é um alimento muito importante nas fases iniciais dos cães quando são filhotes para que possam se desenvolver ao longo de seu crescimento. No mercado de ração para cães, você pode encontrar uma variedade de alimentos que contêm leite, e um deles pode ser o iogurte.

Muitos iogurtes são feitos com leite de vaca e, por isso, torna-se um produto amplamente consumido pelo ser humano e, ao mesmo tempo, um alimento comum em famílias com ou sem animais de estimação. No entanto, surge a pergunta: um cachorro pode comer iogurte? E se sim, como esse produto deve ser consumido? Descubra neste artigo informativo.

O que o iogurte contém?

O iogurte é um produto lácteo obtido através do processo de fermentação do leite de vaca. Bactérias dos gêneros Lactobacillus e Streptococcus fazem parte desse processo para atingir a fermentação completa. Fermentar a lactose em ácido lático é o que dá ao iogurte seu sabor e acidez.

Por muitos anos, o iogurte foi classificado como um alimento básico na vida das pessoas, graças às suas virtudes saudáveis. Mais tarde, descobriu-se que o iogurte pode ser um eficaz calmante intestinal. Essa descoberta o transformou em um produto que não pode faltar nas geladeiras.

Um cachorro comendo ração de uma tigela.

Benefícios para a saúde do cão

Um cachorro pode comer iogurte desde que sejam respeitados certos cuidados que veremos mais adiante. Por enquanto os benefícios podem ser:

  • É um alimento que pode fornecer ao cão vitaminas B, C e E , além de cálcio, magnésio, potássio e fósforo.
  • O ácido lático em iogurtes probióticos contribui para a saúde ideal do cão.
  • O iogurte facilita o processo de digestão do animal, ajudando a melhorar sintomas como diarreia e prisão de ventre.
  • Fortalece o sistema imunológico, produzindo mais glóbulos brancos.

No entanto, a aprovação do veterinário sempre será importante para determinar se o canino pode tolerar a lactose do iogurte.

Como dar iogurte para o cachorro

Em primeiro lugar, se o seu cão nunca provou iogurte antes, tente adicionar gradualmente pequenas porções à sua dieta. Dessa forma, o cão irá se familiarizar com o sabor. Em seguida, leve em consideração a frequência das porções, pois elas dependem da idade e do tamanho do cão.

Com o cachorro acostumado ao sabor do iogurte, você pode preparar receitas caseiras. Da mesma forma, uma combinação criativa é pegar o iogurte e espalhar em pedaços de frango sem sal. Por último, um cão pode ingeri-lo uma ou duas vezes por semana. Para filhotes, recomenda-se duas colheres de sopa, e cães adultos podem comer um iogurte integral.

Qual tipo de iogurte eles podem comer

Vamos começar com um aviso, os cães não podem comer iogurtes com açúcar ou adoçados, pois o açúcar faz parte dos alimentos proibidos para cães. Portanto, o iogurte deve ser sem sabor, da mesma forma, aqueles que são adoçados com chocolate ou morango são perigosos para a digestão do animal.

Ao comprar algum tipo de iogurte para o cachorro no supermercado, considere o iogurte grego como sugestão, pois não possui lactose nem açúcar. É um produto que ajuda a digestão do cão e, além disso, contém proteínas que fortalecem a pele, o cabelo e a massa corporal.

Qual é a quantidade recomendada?

Como você pôde ver um pouco acima, a quantidade de iogurte que um cachorro pode comer é determinada pelo seu tamanho e idade. Mesmo assim, é necessário considerar:

  1. Quando o cão tem um peso entre 14 e 18 quilos: uma colher de iogurte.
  2. Se o cão tiver um peso entre 20 e 28 kg: duas colheres de sopa.
  3. Quando o cão pesa entre 30 e 38 quilos: 3 colheres de sopa de iogurte.

Em última análise, essas quantidades podem ser oferecidas três vezes por semana. No entanto, o veterinário pode fornecer uma avaliação mais precisa da quantidade saudável de iogurte para o cão.

Alimentos probióticos para cães.

Contraindicações

Um cão pode comer iogurte, mas não em todos os casos, pois pode haver caninos que não toleram a ingestão de lactose e, como resultado, o iogurte se torna um produto tóxico para eles. Consequentemente, ao consumi-lo podem apresentar diarreia, vômitos, problemas intestinais e digestivos. Por essa razão, o iogurte deve ser apenas um complemento à dieta do cão e, se possível, um petisco que é oferecido de vez em quando.

Pode interessar a você...
Os cães podem comer amendoim?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Os cães podem comer amendoim?

O amendoim é um alimento seguro para cães sem histórico de hipersensibilidade ou doenças subjacentes. Confira aqui algumas recomendações.