10 segredos que seu cão não contará a você sobre sua saúde

10 segredos que seu cão não contará a você sobre sua saúde

Última atualização: 19 Julho, 2021

Os cães usam diferentes formas para expressar o que acontece com eles. Ao decifrar sua linguagem corporal, você pode acessar o universo canino e principalmente os problemas de saúde que ele pode estar enfrentando. No entanto, existem alguns desconfortos que podem causar muitos danos ao seu cão que podem não ser muito perceptíveis. Para evitar qualquer tipo de desconforto, a seguir vamos compartilhar alguns segredos sobre a saúde do seu animal de estimação.

Alguns conselhos

Eu não suporto ruídos altos!” Os cães sofrem demais quando ouvem sons em volumes muito altos. Os humanos criaram um ambiente sonoro que afeta seriamente não apenas as pessoas, mas também os animais.

Os humanos ouvem sons entre 20-20 000 Hz. Os cães ouvem duas vezes mais alto, até 55 000 Hz. Procure não levar seu animal a locais onde o som seja muito alto e em sua casa evite ruídos que possam afetar a saúde dele.

“Não me corrija por rosnar!” Muitas vezes, seu animal de estimação pode rosnar para dizer que está se sentindo ameaçado. Lembre-se de que os cães se comunicam com seus rosnados. Essas expressões podem significar que seu amiguinho está estressado ou ameaçado. Se você tentar corrigir seu rosnado, o que conseguirá é que o animal fique com mais medo ainda.

“Estou mais velho agora e meu sistema nervoso está mais sensível do que quando eu era mais jovem.” Sim, não se esqueça disso. Assim como acontece nos humanos, o sistema nervoso dos cães se torna mais sensível à medida que amadurecem. Coisas que costumavam ser interessantes para eles agora podem ser irritantes e estressantes. Portanto, evite andar em ambientes barulhentos e lotados. Talvez nessa fase eles prefiram ficar em casa.

Escuta…

Cão tendo suas unhas cortadas

“Não! Meu útero também?” Pergunte ao veterinário se o útero do animal precisa necessariamente ser removido. Um procedimento menos invasivo, como a remoção dos ovários, costuma ser usada como um método eficaz de esterilização.

“Eu amo a grama!” Os cães realmente gostam de ficar no gramado. Eles gostam de pastar e permanecer por longos minutos nessas superfícies agradáveis. Mas preste atenção. Os animais costumam comer um pouco de grama. Portanto, certifique-se de que o local seja livre de pesticidas.

Não à onicectomia!” Não é o mesmo que cortar as unhas. A onicectomia é uma técnica invasiva usada em cães e gatos. Consiste em uma cirurgia na qual são extraídas as unhas dos animais. Como você pode imaginar, esse processo é muito doloroso para animais de estimação e não é recomendado.

Em casos muito raros e devido a razões médicas muito fortes, como uma lesão ou tumor, um veterinário pode recomendar esse procedimento nas garras dos cães. Mas é muito raro que seja necessário.

Lembre-se de que as garras de cachorro não têm o propósito de ferir uma pessoa ou outro animal. Às vezes, eles podem arranhar porque estão tentando se proteger ou estão brincando.

Em alguns casos, alguns tutores recorrem à onicectomia porque os cães ficam cavando buracos no quintal. Uma coisa que devemos lembrar é que os animais farão o que nós permitirmos que eles façam. Se os levarmos para caminhadas e exercícios regulares, eles voltarão para casa e dormirão profundamente. Portanto, esse tipo de intervenção dolorosa não se justifica em animais de estimação.

“Eu não gosto dessa escova!” Você pode comprar qualquer escova ou pente na loja de animais. No entanto, deve escolher a mais adequada para o seu amiguinho. Uma escova de cerdas, por exemplo, remove os pelos mortos. Sabia?

“Hmm… você está me dando comida demais.” Uma alimentação equilibrada é sinal de boa saúde. Não deixe seu cão implorar por comida e alimente-o pelo menos duas vezes por dia.

“Lembre-se de que meu sistema digestivo é muito diferente do seu.” Frutas como uvas ou passas podem danificar os rins de um cão. Outros alimentos perigosos incluem chocolate, café, nozes e abacate.

“Se você me oferecer uma dieta crua, posso ficar com os dentes rachados ou pegar uma infecção bacteriana.” Tenha cuidado com a dieta do seu cão e escolha um plano alimentar adequado às suas necessidades.

Pode interessar a você...
O momento da despedida do nosso animal de estimação
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
O momento da despedida do nosso animal de estimação

Para que a perda do nosso fiel amigo não se torne tão dolorosa, devemos nos preparar para o momento da despedida. Veja mais informações aqui!