Cães com cauda enrolada

· março 15, 2018

Os cães utilizam diversas partes do corpo para se comunicar, mas não há nada como uma cauda se movendo daqui para lá expressando alegria. Algumas são longas, outras curtas, e há também as que têm “formatos chamativos”. Por isso, neste artigo, contaremos a você quais as raças de cães com cauda enrolada.

Quais são os cães com cauda enrolada?

Mal os vemos e já sentimos uma ternura incrível por estes cães que têm a particularidade de um “rabo torcido”. Preste muita atenção a estes cães com o rabo enrolado:

  1. Basenji

Originário do Oeste da África e usado para o rastreamento e a caça, Basenji tem a particularidade de não saber latir, mas, para chamar a atenção, utiliza um som similar ao canto tirolês. Além disso, não emite o cheiro típico dos cães, por isso, pode ser uma boa ideia para apartamentos ou casas pequenas. Não gosta muito de água e se limpa como se fosse um gato. Outra das curiosidades, sem dúvida, é sua cauda enrolada, torcida em uma ou duas voltas sobre suas costas.

Pug correndo na praia

  1. Pug

O Carlino é uma raça originária da China, mas que, graças à intervenção do Reino Unido, pôde atravessar as fronteiras asiáticas e se transformar em uma das mais populares do mundo. De pequeno porte, pode ser todo preto ou cor de areia, com focinho, orelhas e uma espécie de “máscara” escura. É outro dos cães com cauda enrolada com mais encanto, seu rabo dá duas voltas antes de descansar sobre o lombo.

  1. Shiba Inu

Este cão criado no Japão e com aparência parecida com o Akita Inu (outro conterrâneo) é uma das poucas raças antigas que se mantêm no mundo. Excelente animal de estimação, o Shiba Inu é muito afetuoso, se dá bem com crianças e outros animais. É de tamanho médio, pelos não muito curtos, olhos triangulares e cauda de implantação alta enroscada no dorso, em forma de foice. Pode ser de cor preta, vermelha, fogo ou bege, vermelho e preto. Alguns exemplares da raça são completamente brancos.

  1. Chow Chow

Chow Chow: raça com a cauda enrolada

Ao que parece, os asiáticos gostam dos cães com cauda enrolada. O Chow Chow nasceu no Norte da China e outra de suas características são que sua cabeça se assemelha à de um leão (com juba), parece que caminha sobre pernas de pau e apresenta língua de cor azulada. Se você está procurando uma boa companhia, é uma escolha ideal. Também é uma excelente opção para quem mora em apartamento e tem uma família, não é um cão muito ativo.

  1. Samoyedo

Continuamos na Ásia, mas agora vamos para o Norte da RússiaO Samoyedo é usado para pastoreio, para puxar trenós e inclusive para manter a temperatura corporal de seus donos, devido a seu grande manto (de cor branca). A cauda é pendurada em forma de gancho e, em noites muito frias, eles a utilizam para proteger seus narizes enquanto dormem.

  1. Malamute do Alaska

É uma das raças de cães que se assemelham aos lobos e que, além disso, apresentam cauda enrolada. São usados para puxar trenós, por sua força e resistência. Os Malamutes podem carregar até 20 kg durante quilômetros e sem parar. Entre suas características mais destacadas podemos indicar que ele apresenta uma espessa camada de pelos, que pode chegar a medir 70 cm e também que ele adora os espaços abertos e o ar livre.

Malamute do Alasca

  1. Mastim Tibetano

O também chamado Dogo do Tibet é originário desta região chinesa e foi criado para ajudar os pastores nômades, bem como para proteger os monastérios do HimalaiaÉ uma das raças mais antigas do mundo e demora até 4 anos para atingir a idade adulta. A sua cauda é média e de inserção alta, enrolada para um dos lados sobre as costas, coberta de franjas.

  1. Akita Inu

O último dos cães com cauda encaracolada desta lista é originário do Japão e foi utilizado como caçador, como guerreiro e como protetor frente aos ataques de ursos. Na Espanha, é conceituado como potencialmente perigoso. De tamanho grande e forte constituição, tem olhos pequenos, patas palmípedes como os gatos, cauda enroscada sobre o lombo e pelos grossos e duplos. De cor branca, vermelha ou tigrada.