Os cães podem comer morangos?

Os cães podem comer morangos e muitas outras frutas ricas em açúcar. Devido ao seu alto teor de glicose e monossacarídeos, seu consumo deve ser limitado.
Os cães podem comer morangos?

Última atualização: 11 Junho, 2021

Em muitas ocasiões, o tutor sente necessidade de variar a dieta do cão. É normal, portanto, tentar buscar a melhor forma de dar aos cães as mesmas frutas que as pessoas consomem. Como seres empáticos que somos, pensamos que, se gostamos de uma determinada fruta, então o animal também vai gostar. Mas será que os cães podem comer morangos?

A resposta é sim, mas é necessário ter muito cuidado com as frutas selecionadas para alimentar o cachorro, pois algumas delas podem ser prejudiciais à saúde do animal. Descubra por que os cães podem comer morangos e em qual momento devem consumi-los, sempre com moderação.

Por que os morangos?

Os morangos são frutas frescas com saudáveis propriedades antioxidantes e ricas em vitamina C. No caso dos cães, as frutas são um alimento que pode contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico do animal de estimação.

Por esse motivo, o morango pode ser um substituto da comida processada quando se deseja variar a dieta do animal e, ao mesmo tempo, ajudar a controlar o seu peso a longo prazo. Todos os alimentos ricos em açúcares não processados são saudáveis, mas sempre na medida certa.

Como dar morangos para os cachorros

Uma coisa deve ficar clara: nem todos os cães podem comer morangos. Isso porque alguns cães não aceitam vegetais ou frutas por nada no mundo. Por outro lado, o cão pode apresentar uma condição física e interna de saúde, levando a uma proibição do consumo de frutas pelo veterinário. Por exemplo, os cães diabéticos devem evitar frutas açucaradas.

Por outro lado, para cães que gostam de frutas nutritivas, os morangos podem ser um ótimo lanche para eles. Essas frutas doces podem ser usadas em muitas situações, como as seguintes:

  1. Para refrescar o cão no verão, alguns morangos congelados vão cair muito bem e ajudar na digestão.
  2. Dê a ele pedaços de morango em seu prato de ração diária, mas não se esqueça de lavá-los bem.

 

Um cachorro come morangos.

Qual é a quantidade de morango que os cães devem comer?

É aconselhável consultar primeiro um veterinário para determinar se o cão pode comer morangos e, em segundo lugar, avaliar a quantidade de acordo com o tamanho do animal e seu estado de saúde. Se você nunca deu morangos ao seu cão, comece com pequenas quantidades, para que ele descubra e experimente o sabor desta fruta.

Além dessa recomendação, e agora que você já sabe que os cães podem comer morangos, saiba que é possível preparar uma grande variedade de receitas caseiras com essa fruta. Por exemplo, cachorros adoram picolés de morango com iogurte, sem muito açúcar, já que um alto grau de glicose na comida pode causar diabetes.

Benefícios dos morangos

Os cães podem comer morangos que, além disso, integram benefícios ao seu sistema. Essas frutas têm baixo teor de gordura e calorias, o que as torna um lanche natural adequado para cães. Os morangos também oferecem os seguintes benefícios:

  1. 90% de sua composição é água, o que faz dessa fruta um alimento ideal para hidratar o cão.
  2. É uma fruta rica em vitamina C, B2, B3 e B6. Esses micronutrientes são essenciais para o desenvolvimento do metabolismo nos cães.
  3. Contribui para a criação de células que retardam o envelhecimento.
  4. Contém grande quantidade de fibras. Isso ajuda a aliviar a prisão de ventre.

Por último, mas não menos importante, evite dar ao seu cão suco de morango e morangos com chocolate, pois podem causar danos ao estômago. Quanto mais natural for a comida que você der ao seu cão, melhor.

Precauções com o morango

Foi constatado que o consumo de morangos às vezes pode causar alergia no cão, como irritação na pele, por exemplo. O principal risco está relacionado ao consumo excessivo da fruta, mas também a predisposições genéticas que o animal pode ter quando se trata de desenvolver intolerância a alguns alimentos.

Por outro lado, os morangos contêm uma substância química (goitrogênicos) que pode complicar a saúde crônica de um cão quando ele já está doente. Os goitrogênicos são substâncias naturais que limitam o bom funcionamento da tireoide. Assim, nesse cenário, a consulta e o aconselhamento de um veterinário serão de extrema importância.

É essencial lavar e desinfetar os morangos para remover parasitas e bactérias.

Morangos como recomendação

Em princípio, não existe risco associado ao consumo de morangos por cães. Organizações como o American Kennel Club recomendam morangos como uma alternativa alimentar saudável. Mesmo assim, será o veterinário quem determinará o que é melhor em cada caso ao analisar a saúde do cão.

 

Alimentos com probióticos para cães.

Os cães comem morangos e muitas outras frutas, mas é necessário ter cuidado com a sua administração, devido à sua proporção de açúcares. A dosagem é essencial na elaboração de uma dieta excelente para os cães.

Pode interessar a você...
Alimentos orgânicos para animais de estimação
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Alimentos orgânicos para animais de estimação

Os alimentos orgânicos para animais de estimação podem ser encontrados em praticamente todos os lugares. Saiba quais são seus benefícios.