Cães da China, conheça algumas raças

novembro 10, 2017

Tudo o que vem da Ásia atrai a nossa atenção, é algo exótico e diferente do que estamos acostumados, e com os cães da China isso não seria diferente. Portanto, neste artigo, vamos falar sobre algumas raças de cães da China. Mesmo que pareça estranho para você, elas já ultrapassam uma dezena, e muitas delas são as mais antigas do mundo.

Algumas raças já cruzaram as fronteiras e outras ainda estão restritas ao seu país de origem.

Principais raças de cães da China

Acredite ou não, muitas das raças de cães que “estão na moda” vêm deste país. Alguns têm características muito peculiares, como rugas ou a língua de outra cor, mas a verdade é que tudo isso é lindo. Veja abaixo alguns dos cães da China:

Cão da raça Shar Pei

  1. Shar Pei

Não é um animal de estimação “novo”, há indicações de que já era comum entre os humanos desde 206 AC. Símbolo da dinastia Han, Shar Pei quer dizer “pele de areia” em chinês. Isso devido à cor de sua pelagem. Ao longo da história, ele foi utilizado para realizar tarefas diferentes e atualmente é tido como um animal de estimação.

Quase desapareceu na década de 60, já que esta pele enrugada foi considerada um símbolo da burguesia e um desperdício de comida. É um animal sereno, independente e de um só dono. É muito importante que mantenha limpa as dobras de seu corpo para evitar fungos ou umidade. Tem uma pele muito delicada e é comum que desenvolva dermatite.

  1. Shih Tzu

Esta raça é originária da região do Tibete, é um cão apreciado pela cultura chinesa, devido à sua capacidade para se proteger.

É relacionado à religião budista e acredita-se que se tenha originado após o cruzamento de um pequinês e um Lhasa Apso (duas outras raças do mesmo país). Pode chegar a viver 19 anos. O nome Shih Tzu significa “Lion Dog” já que ele possui uma pelagem semelhante a uma juba.

De tamanho pequeno, focinho curto, olhos grandes e coberto por uma camada de pelos dupla e macia que atinge o chão, esta raça é leal, sociável, afetuosa e prefere estar o tempo todo ao lado de seus proprietários.

  1. Pequinês

É uma das mais antigas raças de cães na China e se originou, como o próprio nome indica, na capital do país. Deriva do Lanoso do Tibete e os primeiros exemplares apareceram na Dinastia Tang (4000 anos atrás). Tal foi a apreciação dos monarcas em relação a essa raça de cães que que era necessário cumprir um certo protocolo na sua presença.

Ele é um excelente guardião, não late excessivamente, adora o conforto de casa e não precisa de muito exercício. O Pequinês é bastante corajoso, vai resistir se alguém tentar invadir seu território, e pode enfrentar um animal maior do que ele. Tem a cabeça grande em comparação com o corpo, os olhos são bem separados e o nariz é plano (pode vir a sofrer de síndrome braquicefálica).

Cão da raça Pug sobre um tronco de árvore cortado

  1. Pug ou Carlino

Embora seja uma raça chinesa, ganhou popularidade com sua chegada ao Reino Unido. É do tipo molosso e está entre as raças de cães mais queridas do mundo. Seu nome deriva do inglês “pugg”, que é usado para se referir a um pequeno e brincalhão amigo.

O Carlino tem um corpo sólido e compacto, musculoso, com focinho quadrado e plano, olhos grandes e escuros, cauda encaracolada e pelos lisos em cor leonada ou damasco, com uma máscara preta no rosto. É conhecido por sua grande capacidade de alerta e alarme, bastante vivaz e por preferir a companhia humana ao invés da de outro cão.

  1. Chow Chow

Esta raça vem do norte da China e acredita-se que ele era utilizado para proteger templos e palácios budistas. O nome viria da grafia em mandarim usada para “mercadoria diversa”, que estava nas caixas que trouxeram os primeiros exemplares para a Inglaterra. Outra teoria indica que é realmente uma derivação de “Cão leão”, uma vez que apresenta uma crina, como o tal felino.

O corpo do Chow Chow é robusto, tem orelhas pequenas, triangulares, arredondadas e pontudas, olhos pequenos e língua azulada. É uma excelente companhia, um tanto tímido, mas leal a sua família, não são tão ativos (podem viver em um apartamento sem problemas).

Além dessas, as outras raças de cães da China são: Lhasa Apso, Cristado chinês, Dogo Tibetano, Chongqing, Spaniel tibetano e terrier tibetano.