Cães de caça mais famosos: Sabujo de Hamilton

· outubro 24, 2018

O sabujo de Hamilton é um animal forte e de boas proporções, bastante popular como cão de caça. Seu temperamento equilibrado e disposição são algumas de suas características mais valorizadas. Quer saber mais sobre esse adorável cão? Então continue a leitura.

Origens do sabujo de Hamilton

No ano de 1789, a caça com cães sabujo era considerada um privilégio reservado apenas para as classes mais altas.

Até o século 18, não era permitido ao cidadão comum ter animais da raça sabujo. Foi a partir desse momento que começaram a aparecer diversas misturas de raças, em países como Suíça e Alemanha.

A origem do sabujo de Hamilton (ou Hamiltonstövare, como é chamado em sueco), remonta às exibições caninas que aconteciam na Suécia por volta de 1886.

O duque Adolf Patrik Hamilton era o dono de um casal de animais considerados “pais” dessa raça.

Foi apenas em 1921 que o padrão da raça apareceu, ano em que também ganhou o nome de Hamiltonstövare, já que antes esses cães eram conhecidos apenas como “sabujo sueco”.

Essa raça se tornou bastante querida na cultura popular da Suécia. No país nórdico, existe um conto em que um elfo, acompanhado de um Hamiltonstövare chamado Karo, ajuda as donas de casa a realizar as tarefas domésticas.

Características e morfologia

De aparência retangular e proporcional, o sabujo de Hamilton se encontra dentro do grupo 6 de raças da Federação Cinológica Internacional (FCI).

Sabujo de Hamilton

Sua cabeça é larga e ele apresenta manchas tricolores por todo o corpo. 

Com relação às dimensões dos cachorros dessa raça, podemos dizer que os machos medem entre 53 e 61 centímetros de altura (embora o tamanho ideal para os reprodutores seja de 57 centímetros), enquanto as fêmeas oscilam entre 49 e 57 centímetros.

Como falamos no início do texto, este animal possui pelagem tricolor que deve ser curta e macia, principalmente na região ao redor das orelhas e cabeça.

O pelo será mais áspero na parte traseira das pernas e sob a cauda. As cores mais comuns são branco, vermelho-ferrugem e preto.

Exercícios e cuidados

Como todo cão de caça que se preze, o sabujo de Hamilton precisa de mais do que um ou dois passeios por dia para queimar toda a energia que possui.

É recomendado no mínimo uma hora de exercício intenso todos os dias em locais espaçosos e seguros, onde ele possa correr livremente sem coleira.

Sem o exercício adequado, provavelmente apresentará o típico comportamento destrutivo atribuído aos animais que se movimentam menos do que o necessário.

No que diz respeito aos cuidados com a pelagem, essa raça apresenta uma camada dupla de pelos que requer apenas uma escovação semanal.

No entanto, o sabujo de Hamilton é uma raça forte e saudável, sem nenhum tipo de doença hereditária associada. 

A principal preocupação de quem é proprietário de um desses cães deve ser exercitar e treinar o animal para que esteja sempre ativo, além de se certificar que a dieta contenha todos os nutrientes necessários.

Algumas chaves para adestrar um cão de caça

Para concluir, apresentaremos alguns pontos-chave para o adestramento de cães de caça que podem ser bastante úteis para o futuro dono de um sabujo de Hamilton.

  • O adestramento de qualquer animal, seja para a caça ou como simples forma de incorporar certa disciplina a sua rotina, deve ser baseada em reforços positivos, tornando a experiência prazerosa e proveitosa para o animal.
  • A socialização do cão deve ser um processo o mais tranquilo possível, de forma que ele se acostume a receber e seguir ordens do dono.
  • Certifique-se de que o treinamento ocorre em condições naturais e não apenas em pistas ou outras instalações. É muito importante que o animal se acostume com a presença de vento, presas, odores…
  • Tenha muita paciência. Para conquistar um objetivo, é necessário tempo e trabalho, principalmente se buscamos bons resultados.