Cães do grupo 10: classificação das raças de acordo com a FCI

· maio 15, 2018

A Federação Cinológica Internacional (FCI) é responsável por determinar os padrões de cada raça de cães e classifica-os de acordo com suas características. Neste artigo, diremos quais são os cães do grupo 10, que inclui os galgos.

Cães do grupo 10: galgos de pelos longos ou ondulados

Existem 3 raças que pertencem a esta seção, sendo as duas mais conhecidas:

1. Galgo afegão

É um dos galgos mais famosos do mundo. Seu pelo é muito característico, fino, longo e sedoso, e deve ser escovado diariamente, pois tende a ficar emaranhado. Acredita-se que seja um descendente do Saluki. No início, costumava perseguir presas nas montanhas e atuar como vigia dos campos nômades. Sua cauda termina em forma de anel e pode ter o manto de qualquer cor.

Saluki

2. Saluki

É conhecido como o cão real egípcio e é um dos mais antigos do mundo. Também é altamente estimado pelos beduínos, que os utilizam para caçar gazelas e como cão de companhia. Embora tendam a ser independentes, se treinados podem ser gentis e carinhosos com seus donos. Altos e longilíneos como os outros galgos, o Saluki pode correr a uma velocidade excelente, seu focinho é alongado e sua cauda acaba enrolada.

Cães do grupo 10: galgos de pelo duro

Nesta divisão existem apenas 2 raças:

1. Lebréu irlandês

Lebrel irlandês ou galgo irlandês

Também chamado Irish Wolfhound, pode medir até 86 cm na cernelha e é usado para caçar e tomar conta de fazendas e residências. Eles têm os pelos grossos, duros e fortes de cores cinza, tigrado, vermelho, preto ou branco. Ele pode sofrer de displasia do quadril e torção gástrica. É um dos animais mais dóceis do mundo, e se dá bem com as crianças e está sempre muito ligado aos seus donos. Ele precisa de exercícios todos os dias.

2. Lebréu escocês

Cão de caça das Terras Altas escocesas, aparece em retratos antigos de senhores feudais daquele país. Com maneiras delicadas e suaves, o Scottish Hound é perfeito como cão de companhia. Ele precisa de muito exercício físico. Tem um manto áspero e desgrenhado, olhos escuros, orelhas altas e uma cauda longa que termina em uma ponta estreita.

Cães do grupo 10: galgos de pelo curto

Das 8 raças que compõem esta seção, destacamos:

Galgo espanhol

1. Galgo Espanhol

Correndo, pode atingir até 70 km por hora. Tem aparência esbelta, pernas longas e uma altura de 70 cm na cernelha. O focinho é longo e a cabeça é fina. Quanto às cores do manto, podemos encontrar tigrado, torrado, canela, branco, preto ou amarelo. Ele é um pouco tímido, pode tolerar compartilhar seu espaço com outros animais de estimação, precisa de exercícios regulares e geralmente dorme bastante.

2. Azawakh

É um cão de origem africana, presente no Mali, Burkina Faso e Nigéria. Usado pelos nômades do Sahara para caçar gazelas e proteger os acampamentos, tem cerca de 74 cm na cernelha e um peso médio de 25 kg. Sua cabeça é delgada e alongada, tem um nariz preto e um focinho longo, os olhos são grandes e as orelhas triangulares estão presas ao crânio.

Por outro lado, quanto ao temperamento, o Azawakh é reservado com estranhos, mas carinhoso com os proprietários. Pode ser muito territorial e não responde ao treinamento tradicional. Nem sempre se dá bem com outros animais de estimação.

3. Sloughi

O Berber ou Arabian Lebrel é uma raça que nasceu em Marrocos, embora hoje seja encontrada em toda a África do Norte. Tem um corpo forte, orelhas caídas, olhos de âmbar, uma camada de pelos de cores diferentes (preto, vermelho, mogno, areia) e um andar moderado, mas energético. Alerta, sensível, inteligente, leal ao seu dono e fácil de treinar, o Sloughi tem uma saúde bastante robusta e quase nunca fica doente.

4. Inglês Greyhound

Greyhound

É usado para competição (corridas) e como cão de companhia. Também descende do galgo espanhol. Pode medir 71 cm na cernelha, tem o pelo muito curto que é fácil de manter e apresenta 30 cores diferentes no manto.

Além disso, é o segundo animal mais rápido do mundo, porque pode chegar a 120 km por hora, mas não é um atleta experiente. Muito carinhoso, obediente, relaxado e delicado.