A iguana como animal de estimação

· janeiro 23, 2018

De alguns anos para cá, virou moda ter bichos exóticos como animais de estimação. Este é o caso da iguana, um animal tranquilo, apto para se ter em casa. Quer saber mais sobre ela? Talvez, sobre seu comportamento e os cuidados que requer? Contaremos tudo! Falemos então sobre como é ter uma iguana como animal de estimação.

Devemos estar conscientes de que não é a mesma coisa que ter um cão, animal de estimação de quase todas as pessoas que conhecemos. Os cuidados que requer um animal exótico são um pouco diferentes.

O que é uma iguana?

A iguana é um réptil. É como um pequeno lagarto com uma grande cauda e dentes afiados. Sua cauda é seu instrumento de defesa. Ainda que, geralmente, sejam tranquilas, é importante que se tenha cuidado, pois elas podem se irritar com facilidade e nos machucar com isso.

Não podemos nos esquecer que ela pertence à família dos lagartos e dos crocodilos, animais de sangue frio. Se há algo de que eles não gostam, atacam sem compaixão. Mas não se preocupe, uma iguana como animal de estimação não poderá matar você, e se você tratá-la com carinho e suprir suas necessidades, ela poderá ser uma amiga mais do que carinhosa.

Quanto tempo vive uma iguana como animal de estimação?

Adotar um animal de estimação, sem importar o tipo de animal, é sempre uma responsabilidade. Uma iguana pode viver entre 20 e 30 anos, portanto, antes de adotar uma, leve isso em conta, você terá que cuidar dela durante 20 anos, mais ou menos.

Já houve casos de algumas iguanas que morreram antes dos 20 anos, por não terem vivido em condições ideais para elas, é importante se lembrar que são animais tropicais. Os lugares muito frios podem prejudicar pouco a pouco a saúde delas e fazer com que morram antes do previsto. Esses animais não estão preparados para isso.

Onde manter uma iguana como animal de estimação?

O melhor lugar é em um terrário. Este deve ser um ambiente semelhante, o máximo possível, ao seu habitat natural e deve ser suficientemente grande para que o animal possa dar uma volta dentro dele. Se o local não for assim, o mais provável é que ele comece a se golpear com sua cauda e que se machuque.

Iguana

Não é bom deixar a iguana caminhar à vontade pela casa quando você ainda não a conhece. No terrário, você poderá conhecê-la melhor e descobrir também qual a personalidade e o comportamento dela. Quando ambos tiverem confiança um no outro, você poderá deixá-la caminhar pela casa.

Você deve se certificar de que a iguana estará em um ambiente o mais quente possível, entre 28-30 °C, e nunca a deixe ao ar livre sozinha, especialmente em épocas frias, pois ela poderá morrer sozinha em uma noite de inverno.

O que as iguanas comem?

Apesar de ser um réptil, as iguanas são herbívoras. Portanto, verduras e quaisquer outros tipos de vegetais ou frutas são adequados a sua dieta. Há também alimentos preparados especialmente para elas em lojas de animais, ainda que o alimento natural possa ser suficiente. Essa decisão é sua.

Ela deve ter água sempre à mão, limpa e fresca. Quando for colocar a comida em seu terrário, faça isso com cuidado, se ainda não a conhece bem, pois ela pode se sentir ameaçada e atacar você.

A iguana é ideal para mim como animal de estimação?

Sim e não. Depende do que você procura em um animal de estimação. Se você quer um animal que venha e te encha de mimos quando você o chamar, não, ela não é o animal ideal. Se você tem crianças, não é um animal de estimação ideal para elas, por mais que gostem. Elas não entenderão que não é um brinquedo e eles poderão machucar um ao outro.

Portanto, leve em conta estes fatores se decidir adotar uma iguana e, principalmente, medite bem nos motivos pelos quais você quer ter uma.

Lembre-se que qualquer animal é uma responsabilidade e que, uma vez que se comprometa, já não há mais retorno… até que a morte os separe.