Os cães podem comer mamão?

Dar ou não dar mamão aos cães é uma questão que ronda a mente de muitos tutores. Saiba mais sobre os benefícios e as contraindicações de oferecer essa fruta ao seu animal de estimação.
Os cães podem comer mamão?

Última atualização: 08 Julho, 2021

Os cães podem comer mamão? Essa é uma dúvida de muitos tutores que se preocupam em variar a dieta de seus animais de estimação e consideram outras opções de alimentos, como frutas e verduras. O mamão é uma fruta muito comum do consumo humano e se destaca por seus benefícios naturais, mas há dúvidas sobre seu impacto no organismo dos cães.

Assim como muitos alimentos, o mamão tem prós e contras. Essa fruta contém micronutrientes e vitaminas que podem complementar a dieta dos cães, mas também tem efeitos negativos que vale a pena considerar. Continue lendo para sanar sua dúvida com base em argumentos científicos.

Mamão para os cães

Segundo os estudos científicos, o mamão é uma fruta que possui propriedades notáveis. Os humanos o usam como laxante, antibiótico natural e auxiliar na digestão. É uma fruta rica em fibras e contém vitaminas A, C, E e K e minerais como potássio, cálcio e ácido fólico. Contribui para a saúde do coração e fortalece o sistema imunológico.

Portanto, começamos respondendo que sim, você pode dar mamão para o seu cão, pois também ajuda a manter o bom funcionamento do sistema digestivo do animal. Contudo, na primeira vez que oferecer, você deve prestar atenção na reação do cachorro. Também não exagere na quantidade e dê pedaços sem casca ou sementes.

 

Um mamão em um fundo colorido.

Benefícios do mamão para os cães

Quando o cão doméstico consome mamão, está ingerindo grandes quantidades de fibras, minerais e vitaminas, todos compostos essenciais na dieta habitual de um animal de estimação em pequenas doses. Dentre os benefícios dessa fruta, destacamos os seguintes:

  • Mantém a saúde do pelo e da pele: o pelo dos cães se beneficia com o consumo do mamão graças à quantidade de minerais que essa fruta possui. Além do crescimento saudável da pelagem, a pele também se beneficia com a ação da vitamina A.

Além disso, estudos indicam que as doenças cardíacas têm uma alta prevalência em cães de todas as raças. Dar mamão pode ajudar a prevenir problemas cardíacos, embora mais pesquisas sejam necessárias para corroborar essa afirmação.

Os cães gostam de mamão?

Cada cão é diferente e tem suas próprias preferências. Contudo, é comum que os cães gostem de mamão. A razão é que eles encontram nessa fruta um alimento de textura agradável e macia. Além disso, como toda fruta, pode ser fonte de água e frescor durante o verão.

Se o seu cachorro adora mamão, ótimo, deixe que ele aproveite, mas sem exageros. É apropriado para um cão de porte médio ou grande consumir no máximo 4 fatias por dia. Nunca dê frutos com sementes ou casca e certifique-se de que não estejam muito maduros, para evitar excesso de açúcar.

Caso seu cão não goste de mamão, não insista muito. De qualquer modo, se você estiver fornecendo a ele uma ração de qualidade, suas necessidades nutricionais estarão mais do que atendidas e o mamão não fará falta.

Além disso, não substitua nenhum alimento essencial por mamão. Essa fruta é um excelente complemento, mas não cobre todas as necessidades nutricionais do cão.

As sementes do mamão

Segundo fontes profissionais, o mamão tem sido utilizado como anti-helmíntico em modelos animais. Ou seja, acredita-se que a fruta possa ser usada como um tratamento natural para as helmintíases ou infestações por vermes, helmintos ou lombrigas parasitas.

De fato, outro estudo consultado endossa esse uso em comunidades nativas e indica que seu papel como imunomodulador está sendo estudado, tanto em humanos quanto em animais. Os imunomoduladores são aquelas substâncias que melhoram a resposta imunológica do corpo contra diferentes tipos de câncer.

No entanto, especialistas indicam que, em grandes quantidades, as sementes de mamão podem ser tóxicas para os cães, pois contêm pequenas quantidades de cianeto. Além disso, assim como a casca, podem causar obstrução gastrointestinal, devido à incapacidade do organismo para digeri-las.

Influencia das sementes de mamão no esperma de cães

Um artigo científico publicado na revista Animal reproduction science aponta que o consumo prolongado de sementes de mamão por cães produz reduções significativas na concentração e no deslocamento de seus espermatozoides.

Além disso, identificou-se que produz uma interrupção da espermatogênese, formação dos espermatozoides a partir das células, nos túbulos seminíferos, local onde os espermatozoides se formam e amadurecem.

Também foi descoberto que em casos específicos as sementes dessa fruta causam danos às células de Sertoli e alteração no ambiente do epidídimo, lugares fundamentais no processo de espermatogênese. Tudo isso pode levar à redução da produção de espermatozoides ou subfertilidade.

No entanto, os pesquisadores afirmam que esses efeitos são temporários, pois duram enquanto perdurar o consumo das sementes. Assim que o consumo é interrompido, o animal pode começar a recuperar as características e a concentração normal do espermatozoides testiculares.

Mamão desidratado é recomendado para cães?

O mamão desidratado é uma das formas de consumo dessa fruta. Porém, o processo de secagem causa maior concentração de açúcar em uma porção menor da fruta, o que pode ser contraproducente em cães com diabetes ou pancreatite.

Se você quiser oferecer mamão desidratado ao seu cão, dê a ele pedaços pequenos e não mais do que 4 por dia. Além disso, seja nessa forma ou em outras, é melhor consultar um veterinário sobre a sua intenção de oferecer essa fruta. Considerando o histórico médico do seu animal de estimação, o profissional poderá afirmar se é saudável ou não e qual é a melhor forma de completar a dieta do animal com essa fruta.

 

Você sabe se mamão é bom para os cães?

Concluindo, o mamão pode ser um excelente complemento para a dieta canina, mas somente se permitido pelo veterinário. Diante de qualquer tipo de intolerância ou rejeição, interrompa o consumo dessa fruta e volte à dieta padrão.

Pode interessar a você...
Quais frutas e legumes posso dar ao meu gato?
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Quais frutas e legumes posso dar ao meu gato?

O gato é um animal que não precisa de frutas e legumes para equilibrar sua nutrição. De fato, os gatos são animais carnívoros. Saiba mais!



  • Ortega-Pacheco, A., Jimenez-Coello, M., Acosta-Viana, K. Y., Guzman-Marin, E., Gutierrez-Blanco, E., Luna-Flores, W. S., Zavala-Sanchez, M. A., Gonzalez-Robles, A., & Perez-Gutierrez, M. S. (2011). Effects of papaya seeds extract on the sperm characteristics of dogs. Animal Reproduction Science, 129(1), 82–88. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.anireprosci.2011.10.002
  • Lans, C., Harper, T., Georges, K., & Bridgewater, E. (2000). Medicinal plants used for dogs in Trinidad and Tobago. Preventive Veterinary Medicine, 45(3), 201–220. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/S0167-5877(00)00123-9
  • Juárez Rojop, Isela Esther (2013). Carica papaya: una planta con efecto terapéutico. Horizonte Sanitario, 12(2),35-36.[fecha de Consulta 16 de Junio de 2021]. ISSN: 1665-3262. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=457845144004
  • Sayali-Rajkiran, R. (2016). Studies on risk factor analysis, of renal disorders in dogs and effect of carica papaya seed and leaves extracts on nephrotoxic rats. Thesis. Bombay Veterinary College. Mumbai. India. https://krishikosh.egranth.ac.in/displaybitstream?handle=1/5810021481&fileid=aa894087-a94d-45b6-b712-2fc538fefdff
  • Torres, E. L., Brito, I. M., Sosa, P. J. C., García, Y. L., Hernández, M. H., Rodríguez, L. V., & Martínez, T. M. (2020). Incidencias de las enfermedades cardiacas en perros. Anuario Ciencia en la UNAH, 18(1).
  • Navarro-Cruz, A., Rojas-Zenteno, E., Lazcano-Hernández, M., Vera-López, O. Propiedades funcionales de semillas de papaya (Carica papaya L.). Revista de Ciencias de la Salud. Junio 2016 Vol.3 No.7 48-56.