Os cães podem ter dor de cabeça?

Os cães sentem dor e compartilham conosco doenças que apresentam a dor de cabeça como sintoma.
Os cães podem ter dor de cabeça?

Última atualização: 07 fevereiro, 2020

Embora seja difícil verificar se um cão sofre de enxaqueca, os animais compartilham muitas condições de saúde com os seres humanos. Entre elas está o fato de que os cães podem sofrer de dor de cabeça, o que pode ser um sintoma de várias patologias.

Um cão não consegue nos dizer que a sua cabeça está doendo, mas ele sente a dor. Nós podemos observar o seu comportamento em relação a sinais de dor ou desconforto para saber se o problema pode estar relacionado à cabeça.

Se você observou repetidamente sinais que correspondem a uma dor de cabeça, é melhor ir ao veterinário para descobrir o que está causando essa dor no seu animal de estimação.

Os cães podem ter dor de cabeça como os seres humanos?

Acredita-se que os cães – assim como outros animais – sofrem das mesmas doenças que os seres humanos que causam dores de cabeça.

Quando nossa cabeça dói, temos outros sintomas além da dor. Estes sinais parecem ocorrer também nos cães:

  • Fotofobia e fonofobia. Sensibilidade a luzes e sons.
  • Estreitamento dos olhos.
  • Eles ficam mais silenciosos.
  • Hiper-reatividade. Eles reagem exageradamente quando você os toca, principalmente na cabeça ou no pescoço.
  • Eles ficam mais irritáveis ​​e assustados.
  • Eles balançam bastante a cabeça e a mantêm baixa. Eles podem empurrar a cabeça contra a parede como se quisessem aliviar a pressão.
  • Se escondem.
  • Podem vomitar.
  • Apatia.
  • Movimentos descoordenados ou desajeitados.

A dor é algo mais subjetivo. Depende de cada indivíduo, mas em cada espécie animal existem certos comportamentos (posturas, gestos, sons…) que indicam dor. Certamente, se você vive com um animal há muito tempo, pode identificar quando ele estiver sofrendo.

Cachorro doente em casa

Patologias que causam esse sintoma

Certas patologias e doenças apresentam dores de cabeça ou sintomas semelhantes, o que não significa necessariamente que, se você acha que o seu cão está com dor de cabeça, ele possa estar sofrendo de alguns destes problemas:

  • Encefalite. É a inflamação do cérebro e é causada por uma infecção. Pode ser causada por bactérias, vírus ou certos protozoários.
  • Meningoencefalite granulomatosa. É uma doença inflamatória autoimune que afeta o sistema nervoso central e pode ser fatal.
  • Tumores cerebrais.
  • Infecção sinusal.
  • Glaucoma.
  • Epilepsia.

Essas doenças podem causar dores de cabeça mais ou menos regulares, mas acredita-se que os cães possam sofrer com dores de cabeça leves ou enxaquecas associadas ao estresse, tensões no pescoço, inchaços na cabeça ou no pescoço, alergias, alterações hormonais, jejum prolongado, atividade física intensa, insolação, problemas dentários, ossos…

Se você suspeitar de uma dor de cabeça, vá ao veterinário

Como você viu, a dor de cabeça pode ocultar patologias muito graves, portanto, se você observar sinais aparentes de dor de cabeça há algum tempo, vá ao veterinário para realizar um exame completo no seu cão.

No veterinário, eles podem fazer vários testes para descartar doenças: testes rápidos, exames de sangue e raios X para descartar lesões ou um exame neurológico, entre outros.

É muito útil poder fornecer informações relacionadas à dor de cabeça para que o veterinário possa fazer um diagnóstico confiável. Por exemplo: quando os sintomas começaram? Quantas vezes o cão tem dor de cabeça durante o dia? Ele sofreu alguma pancada recentemente?

Cachorro sofrendo no veterinário

Se a origem da dor de cabeça estiver em uma doença, é melhor tratá-la o mais rápido possível. Se, pelo contrário, não for o produto de nenhuma doença, mas algo ambiental ou um trauma, descobrir a causa eliminará o sintoma.

Às vezes, os gatilhos da dor de cabeça são ambientaisalimentos, produtos químicos, fontes de estresse… e é suficiente encontrá-los e eliminá-los para que a dor desapareça.

Os cães podem ter dores de cabeça, mesmo que não sejam tão óbvias quanto nos seres humanos. Se você suspeitar do problema, é melhor agir rapidamente antes que a situação piore.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • I.N. Plessas, H.A. Volk  and P.J. Kenny. Migraine‐like Episodic Pain Behavior in a Dog: Can Dogs Suffer from Migraines?, 2013.

  • Ella Bittel, DVM. Headache in Animals


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.