As calopsitas podem falar?

Se as calopsitas podem falar ou não é uma pergunta comum que muitos tutores se fazem no início de sua experiência como tratadores de aves. Aqui você encontra a resposta.
As calopsitas podem falar?

Última atualização: 20 Maio, 2021

Esses preciosos psitacídeos, pertencentes à família das cacatuas, podem ser uma companhia incrível para um ser humano durante cerca de 20 anos. No entanto, por ser uma ave exótica que normalmente não é muito conhecida, surge a inevitável pergunta: as calopsitas podem falar?

Nas linhas a seguir respondemos a essa pergunta, além de fornecer algumas informações gerais sobre as calopsitas (Nymphicus hollandicus). Como sempre, quando se trata de animais, o segredo se resume a garantir sua felicidade e saúde. Não perca o que vamos apresentar a seguir.

Como as calopsitas se comportam?

As calopsitas, como bons psitacídeos, são aves incrivelmente inteligentes. Além disso, possuem temperamento amigável e costumam ser dotadas de maior estabilidade mental do que outras espécies, por isso apresentam menor incidência de distúrbios comportamentais.

Essas aves se adaptam facilmente à convivência com os humanos e possuem grande facilidade de comunicação e formação de vínculos com os seres com que convive. No entanto, é essencial acostumá-las ao contato físico – pegando-as e examinando-as – para garantir que possam ser manuseadas sem estresse.

Por outro lado, você deve saber que essas aves são barulhentas. Os psitacídeos incluem os gritos em sua interação vocal, então tentar calá-los geralmente os faz gritar ainda mais. É importante ter isso em mente antes de pensar em adotar uma calopsita.

As calopsitas podem falar.

As calopsitas podem falar?

Embora seja uma observação que quase todo mundo conhece, nunca é demais lembrar: os psitacídeos imitam a fala humana, mas não a usam como nós. Ou seja, uma cacatua pode dizer “comida” porque associa essa palavra ao recebimento de alimentos, mas não tem a capacidade de dotar essa vocalização de gramática ou semântica, por exemplo.

Então, as calopsitas falam? A realidade é que elas são capazes de articular certas sílabas e palavras curtas, mas sua tendência se inclina mais à imitação de sons como melodias, assobios e barulhos do ambiente.

Por serem de porte pequeno, pesando cerca de 90 gramas, sua língua e seu bico não têm um tamanho suficiente para pronunciar palavras com nitidez. Por isso, a vocalização das calopsitas não é muito precisa. Além disso, elas carecem de cordas vocais: para emitir sons, utilizam a siringe, órgão vocal localizado sob a traqueia e que vibra com a passagem do ar vindo dos pulmões.

Com qual idade elas podem começar a falar?

Como qualquer animal, as calopsitas têm um período de maturação em que desenvolvem as habilidades de comunicação para viver em grupo. Elas são capazes de começar a treinar por volta dos 4 meses de idade, pois é também o período em que têm mais facilidade para aprender.

Mesmo assim, o treinamento levará tempo, talvez vários meses. Lembre-se de que as aves estão aprendendo a ser adultas e que falar como um humano não é algo que faz parte dos seus instintos. Elas ficarão muito curiosas e ansiosas para brincar, então você pode usar esses comportamentos a seu favor.

Dicas para ensinar as calopsitas a falar

O mais importante é que o aprendizado do animal seja percebido como uma brincadeira. Se você decidiu fazer esse treinamento com sua calopsita, aqui estão algumas dicas para obter resultados:

  • Vínculo com a sua calopsita: isso deve ser estabelecido antes do treinamento. Saber se entender com a ave e saber que ela confia em você é essencial para que o processo tenha efeito.
  • Certifique-se de que a ave está saudável e feliz: se não for o caso, ela não terá motivação para responder ao que você pergunta.
  • Treine-a em um lugar tranquilo: as calopsitas tendem a se distrair com o ambiente e isso pode tornar o treinamento uma fonte de frustração. Evite locais com muito barulho.
  • Vá devagar: comece com palavras e sílabas curtas, de preferência durante os momentos do dia a dia, como ao colocar comida ou abrir a gaiola para brincar. Use palavras que a ave goste e as repita incansavelmente.
  • Use o reforço positivo: quando a ave responder como o esperado, recompense-a com mimos ou petiscos. A punição obviamente não leva a lugar nenhum.
  • Tenha paciência: essa dica é a mais básica. Sua calopsita pode nunca aprender a falar, mas o treinamento ainda deve continuar sendo algo agradável para ela.

 

Uma calopsita em uma gaiola.

As calopsitas podem falar, mas nem sempre é um bom sinal

É fácil cair na tentação de adotar uma calopsita ou outra ave exótica por essa característica tão especial da fala. No entanto, como sempre, a responsabilidade deve ser primordial quando se trata de acolher animais em casa: o seu bem-estar deve ser garantido.

Por outro lado, o comportamento dos psitacídeos é complexo e às vezes difícil de controlar. Se as calopsitas falam, pode ser devido a um treinamento saudável ou à falta de estimulação ambiental. Certifique-se de que esse comportamento seja benéfico para elas e que não seja reflexo de um sinal de desconforto.

Pode interessar a você...
O curioso caso do pavão albino
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
O curioso caso do pavão albino

Entre as diferentes espécies de pavões existentes, espécimes de pavão albino podem ser encontrados nas 3 espécies de pavão. Saiba mais!