Cão lobo Herrero

· maio 29, 2018

O cão lobo Herrero é um cão de pastoreio para pequenos bovinos e que foi reconhecido como parte de um grupo étnico pela Royal Canine Society of Spain (RSCE). De aparência primitiva e porte esbelto, este belo animal é fiel aos seus proprietários e desconfiado com estranhos.

Um antigo cão de pastoreio de origem incerta

Criado pelos pastores da ilha de El Hierro (Ilhas Canárias, Espanha, por isso o nome herrero), a origem deste cão, como a de outros cães antigos da zona rural, é difícil de ser definida. Há uma teoria que ele veio com os conquistadores dessas ilhas no século 15, embora alguns indiquem que cães de aparência semelhante habitavam a área antes da chegada dos europeus.

O que pode ser certificado é que esses lindos peludos acompanham os pastores da ilha “El Hierro” desde, pelo menos, 200 anos atrás; e que alguns espécimes também são encontrados no Tenerife, na Gran Canaria e em La Palma, na Espanha.

No entanto, devido ao declínio da atividade pecuária tradicional, o cão lobo Herrero estava à beira da extinção. Atualmente, de fato, considera-se que existam apenas algumas dezenas de animais que atendem aos padrões estabelecidos para este grupo étnico canino.

Ainda que estes cães sejam pouco conhecidos do público em geral, felizmente está crescendo o interesse dos habitantes das Ilhas Canárias em terem cães lobos herreros como animais de estimação, para além de seu papel como cão de trabalho.

O cão lobo herrero pertence a um grupo étnico canino criado pelos pastores da ilha de El Hierro, no arquipélago das Ilhas Canárias.

Características do cão lobo Herrero

De aspecto compacto e musculoso, mas de esqueleto fino e leve, o cão lobo herrero apresenta o seguinte padrão racial, de acordo com a Real Sociedade Canina da Espanha, seu país de origem:

  • Tamanho médio: com um comprimento de 62 centímetros para os machos e de 59 centímetros para as fêmeas. A altura é 54 e 52, respectivamente.
  • Peso: 22 quilos os machos e 18 quilos as fêmeas.
  • Cabeça: triangular e bem musculosa. Se for visto de lado, ou de cima, forma uma cunha truncada.
  • Bochechas: concisas, que não se projetam visivelmente.
  • Olhos: pequenos, castanhos.
  • Orelhas: curtas e triangulares. Elas estão implantadas na parte de trás do crânio e o pavilhão do ouvido é orientado lateralmente.
  • Focinho: estreito e alongado.
  • Lábios: apertados, adjacentes às bochechas, com comissura labial fechada e borda preta.
  • Maxila: forte e simétrica. Com 42 dentes bem desenvolvidos, especialmente as presas, e uma mordida de tesoura.
  • Pescoço: largo e curto, mas proporcional.
  • Cauda: larga desde a base do nascimento, preta na ponta e com uma mancha escura no meio.
  • Pelo: liso e curto, mas mais longo e mais grosso no inverno.
  • Cor: o cinza predomina, desde o tom prata até um tom mais amarelado, embora existam também animais com tons avermelhados. Uma máscara de cor clara circunda a boca, uma máscara, também de cor clara, circunda os olhos, enquanto o nariz, em geral, é preto. Além disso, espécimes de branco ou creme claro são permitidos.

Comportamento do cão lobo Herrero

Como um bom cão pastor, o cão lobo Herrero é leal e afetuoso com seus donos e, sem ser agressivo, é prudente e desconfiado com estranhos. Cabe destacar que alguns machos podem ser territoriais, especialmente com cães do mesmo sexo.

De comportamento calmo, dócil e equilibrado, destaca-se pela sua grande inteligência e personalidade, bem como por sua rápida aprendizagem. E, se for socializado corretamente, não apresentará grandes problemas.

Como todo cão dedicado a pastoreio, transborda energia e adora brincar e correr. Por esta razão, caso você more em um apartamento e deseja evitar comportamentos inadequados, você precisará dar longas caminhadas diárias e fazer uma boa dose de atividade física com seu cão.

É um cão ideal, por exemplo, para a prática de agility, em que ele poderá usar toda a sua velocidade e destreza. Portanto, se você não gosta de esportes, não recomendamos que você tenha um animal de estimação com essas características.

Cuidados com o cão lobo herrero

O cão lobo Herrero é um animal rústico e saudável que, geralmente, não apresenta grandes problemas de saúde; sua expectativa de vida varia entre 12 e 14 anos. Com a atividade física diária recomendada, alimentação adequada e cuidados veterinários habituais, este animal crescerá saudável e feliz.

Também, recomenda-se escovar regularmente os seus pelos, especialmente durante a fase de troca de pelos (primavera e outono) e banhá-lo uma vez por mês.